Mar azul, areia branquinha, coqueiros, resorts de luxo, ilhas, parques e muita diversão. Cancún é um destino completo que consegue reunir um pouco de tudo e agrada a todos. Atrações diferentes não faltam nesse destino, mas como escolher quais passeios fazer dentre tantos outros que existem?
Esse post é pra você que está planejando ir à Cancún e que garantir que sua viagem seja a melhor possível. Confira a lista com 10 dicas selecionadas sobre Cancún e faça as malas!
♥10 DICAS SOBRE CANCÚN
DICA 1 – CONHECER AS RUÍNAS DE TULUM
O sítio arqueológico de Tulum fica a 136 Km da zona hoteleira de Cancún e é uma das atrações mais visitadas da região. Sua fundação data do ano 565 e por sua localização estratégica já foi uma importante fortaleza maia. Conhecer Tulum é um “banho” de cultura e história, além da beleza estonteante de suas praias. Foi paixão à primeira vista o mar de Tulum, azul, quentinho e super transparente.
♥CONFIRA O POST COMPLETO DAS RUÍNAS MAIAS DE TULUM!
- surra de azul
- amor à primeira vista
DICA 2 – NADAR NO CENOTE DOS OJOS
Os Cenotes são rios subterrâneos, onde uma das teorias da sua formação é que há milhares de anos um meteoro caiu na região, provocando as diversas formações rochosas.
Pelo povo maia os cenotes eram considerados ambientes sagrados e de purificação, onde ao se banhar nessas águas eles acreditavam que purificavam alma, corpo e coração. Até hoje os cenotes encontram-se preservados e atraem milhares de pessoas por sua beleza única.
O Cenote dos Ojos fica bem perto de Tulum e é uma boa idéia combinar o passeio com a visita ao sítio arqueológico.
♥QUER SABER MAIS DA EXPERIÊNCIA NO CENOTE? CLICA NO POST!
DICA 3 – PASSEAR POR PLAYA DEL CARMEN
Playa del Carmen fica a 74 Km da zona hoteleira de Cancún e é também uma boa opção de hospedagem. Existem vários resorts e um terminal marítimo de onde partem os principais passeios de barco. Toda a região é super bem cuidada e tem diversas opções de lojas e restaurantes. Tem desde lojinhas locais com artesanatos até lojas de marca de luxo, shoppings e galerias.
A vantagem de ficar em Playa del Carmen é que ela fica perto da maioria dos passeios e por isso você acaba economizando tempo e dinheiro com o deslocamento. Se você tiver em Cancún, vale a pena fazer um bate e volta e curtir a região caminhando pelas ruas.
DICA 4 – CONHECER ISLA MUJERES
Um dos passeios que mais gostei na viagem foi o de Isla Mujeres. Isla Mujeres é uma pequena ilha do estado de Quintana Roo e que fica a 15 minutos de barco do Porto de Juárez (o maior de Cancún).
Os maias acreditavam que a ilha tinha a benção da fertilidade, então todas as mulheres que desejavam ter bebês, em algum momento da sua vida visitavam a Ilha das mulheres para serem abençoadas pela deusa Ixchel. Os espanhóis quando chegaram na ilha, se depararam com várias esculturas de mulheres e por isso denominaram a ilha de Isla Mujeres.
No passeio que fiz o ponto de apoio foi o Parque Garrafón, que fica na parte mais ao sul da ilha. O parque oferece um sistema all inclusive, atividades como: snorkeling, caiaque, tirolesa e uma piscina de borda infinita com uma vista espetacular para o mar do caribe.
♥LEIA TAMBÉM O POST – O QUE FAZER EM ISLA MUJERES
- mar gostoso
- snorkeling em Isla Mujeres
- piscina maravilhosa
DICA 5 – NADAR COM OS GOLFINHOS
Ainda em Isla Mujeres existe o parque Dolphin Discovery, que oferece a melhor experiência com o nado com os golfinhos. Sei que esse tipo de turismo não é legal, mas se você não quer deixar de conhecer e ter esse contato mais próximo com esses animais eu recomendo fazer no Dolphin Discovery.
Nessa região existem diversos lugares que oferecem o nado com os golfinhos, porém com um parque bem estruturado são poucos. No Dolphin Discovery tem serviço de open bar, fotografias profissionais, amários, chuveiros, lojinha, restaurante e piscina. Não é permitido fotografar ou filmar durante o nado com os golfinhos, então comprar o pacote de fotos é algo inevitável.
DICA 6 – CONHECER O PARQUE XCARET
O Parque Xcaret é um parque eco-arqueológico localizado na região da Riviera Maya. O Xcaret é um dos 5 parques do grupo, onde cada um ressalta uma beleza diferente da fauna e da flora mexicana. Foi o primeiro a ser inaugurado e é o maior parque do grupo, com atrações voltadas para todas as idades. Se alguém me perguntasse, qual parque seria imperdível na sua viagem para Cancún, eu diria de olhos fechados o Parque Xcaret.
O parque Xcaret é enorme e tem mais de 40 atrações, então para conhecer bem, você precisa organizar e priorizar a sua visita. Para que você aproveite bem seu dia no parque, é bom que você leve uma roupa para trocar no final do dia, repelente, protetor solar biodegradável, chapéu, óculos, chinelos, roupa de banho e toalha.
♥CLICA PARA LER MAIS SOBRE O PARQUE XCARET!
- Rios Subterrâneos
- Passeio pelo Rio Paraíso
- Praias
- Piscinas Naturais
- Show Cultural
DICA 7 – CONHECER COZUMEL
A Ilha de Cozumel é o paraíso do mergulho, sendo o segundo melhor lugar do mundo, perdendo apenas para a Tailândia. Seus corais, suas águas azuis com temperaturas mornas, sua fauna aquática e toda a estrutura que a ilha oferece, faz dessa ilha rota quase que obrigatória para os amantes da natureza.
Cozumel tem vida própria, um centrinho, várias lojas, hotéis e resorts, parques, aeroporto e porto. O porto de Cozumel é bastante movimentando e recebe muitos navios de passageiros vindo dos EUA e de outros países mundo afora.
Você pode aproveitar a sua viagem de Cancún, para conhecer essa ilha, já que ela faz parte da mesma província (Quintana Roo) ou fazer uma viagem exclusivamente para lá, pois a cidade oferece toda a estrutura e tem diversas opções de lazer.
♥TUDO SOBRE COZUMEL NO POST – O QUE FAZER NA ILHA DE COZUMEL!
- Cor surreal desse mar
- Praia de Cozumel
- vista do almoço
DICA 8 – CONHECER O PARQUE XEL-HÁ
O parque Xel-Há foi criado em 1995 e é considerado o maior aquário natural do mundo. A origem do nome vem dos maias e a união das 2 palavras significa “lugar onde as águas nascem”. Por sua posição geográfica fica fácil entender o porquê de ter recebido o título de maravilha natural mexicana. O Xel-Há possui uma entrada para o mar aonde desemboca o rio, o que favorece o crescimento de uma vida marinha bastante rica.
O parque está localizado na Riviera Maya e está a 122 Km de Cancún e a apenas 13 Km do sítio arqueológico de Tulum. Para chegar lá você pode ir de carro, ônibus ou de transfer do próprio parque.
♥LEIA O POST COM TODA A EXPERIÊNCIA NO PARQUE XEL-HÁ!
- Fonte: Site Xcaret
DICA 9 – CURTIR A ZONA HOTELEIRA DE CANCÚN
Usufruir de um das dezenas de resorts que a zona hoteleira oferece deve ser pelo menos 1 dia do seu roteiro. Se você estiver em um resort com all inclusive, o ideal é você reservar alguns dias para conhecer todo o hotel. Além dos hotéis a zona hoteleira tem diversas lojinhas de lembrancinhas, boates, bares, restaurantes e shoppings. Durante a minha estadia, caminhei pelas ruas, entrei em loja e fui conhecer a Boate Cocobongo e o Shopping La Isla.
O hotel que escolhi por seu preço e localização foi o Krystal Cancún. Optei pela hospedagem sem o serviço all inclusive, pois a maioria dos passeios incluem alimentação e alguns até bebidas alcoólicas, para mim não era vantagem pagar por um hotel com all inclusive e não usufruir da estrutura.
Recomendo se possível dividir a sua estadia em 2 tipos de hotéis, um com serviço de all inclusive e outro só a hospedagem, para que a sua viagem saia mais barata.
- Krystal Cancún
- Shopping La Isla
DICA 10 – CURTIR UMA BALADA NA COCOBONGO
Quem pensa que em Cancún só tem praia, se engana. Além de praias lindas, esse destino tem diversas opções de restaurantes, bares e boates. Se você gosta de uma boa balada, com gente bonita, música boa e muita diversão, a Cocobongo Show & Disco é o lugar!
A Cocobongo ganhou destaque mundial depois de fazer parte do filme “O Máskara” em 1994. Existem 3 boates espalhadas pelo mundo, sendo que 2 delas estão no México. Além da boate de Cancún, você pode curtir a balada nas unidades de Playa del Carmen ou em Punta Cana (Repúbica Dominicana).
♥OS DETALHES DESSA BALADA VOCÊ ENCONTRA NO POST – COCOBONGO!
Cancún oferece muito mais do que 10 atrações. Todas as atrações citadas nessa lista foram testadas por mim durante a viagem de 07 dias que fiz em Outubro de 2017.
Se você quiser saber mais, leia os posts sobre cada atração. Espero que você tenha gostado dessa seleção e faça uma ótima viagem para Cancún!
Um grande beijo, Carol.
20 comentários
Adorei as dicas! Cancun ainda está na minha lista de desejos mas, quando eu for visitar, com certeza vou querer seguir as dicas a risca para não perder nada de bom 😛 Obrigada!
Obrigada! lugares testados e aprovados. Cancún é incrível, vale a pena conhecer! bjus
Atrações não faltam em Cancun, hein? E com esse mar azul, nem precisava de tanto!
Beijinhos,
Luli – http://www.trendtips.com.br
verdade! só uma cadeirinha em frente ao mar tava bom demais kkkkk. bjus
Cancún tem tantas opções que é até difícil escolher o que fazer por lá! Esse mar maravilhoso é lindo demais. Ótimas dicas! Confesso que não tenho coragem de nadar com golfinhos. Não curto muito essas atividades com animais em cativeiro. Mas isso é um gosto pessoal e a sua carinha de felicidade com eles estava muito bacana.
Eh, a gente fica divida. Não quer fazer, mas daí tem a oportunidade de conhecer. Não acho legal tb e até o último minuto eu me questionei se faria ou não. Acabei fazendo e a gente fica surpreso com a capacidade de aprendizado desses animais e é impossível não se encantar com a beleza do golfinho. Cancún explora muito isso, todo canto tem um dolfinário.
Só dicas preciosas!! Sou louca para conhecer Playa Del Carmen. Sobre nadar com os golfinhos, eu fico meio assim… tenho um pouco de dó, tadinhos. Quando eu for para Cancun vou utilizar todas essas suas dicas (Só vou incluir várias baladas no meu roteiro hahaha). Bjos Carol :*
sabe que quase que não fazia o nado com os golfinhos? só decidi na hora. Também não acho legal esse tipo de turismo. Ah, Cancún tem várias baladas, diversão é o que não falta. obrigada por ler o blog!
Nossa, adorei as dicas! Esse lugar deve ser realmente incrível! Quando decidir ir para lá, com certeza essas dicas vão me ajudar muito. Ótimo texto!
muito obrigada por ler o blog! Cancún é destino super completo. Você vai gostar de conhecer. bjus
Olá Carol o que levamos na mala, eu viajo este mês de junho e nem faço ideia do que levar?
Shorts, blusas leves, chapeu, chinelos, rasteirinhas, oculos de sol, vestido leves tb, um vestido mais arrumadinho pra ir a Cocobongo e vários biquínis, maiôs e roupas com proteção UV. Protetor solar deixa pra comprar lá, pois ele tem q ser biodegradável. Boa viagem e aproveite mto esse paraíso! Obrigada por ler o blog. Bjuss
Que post lindo. Já visitei Cancún e você selecionou as top atrações. Me deu vontade de voltar. Fotos lindas! Obrigada pela sua atenção e carinho em compartilhar com a gente suas experiências.
Ow minha querida, quanto carinho. Muito obrigada por comentar. Cancún é um destino fantástico, esses são alguns dos que deu tempo pra fazer, mas gostaria muito de voltar para conhecer mais. Bjus e obrigada por ler!
Oi Carol…
colegas de profissão…kkkk tb sou dentista.
Vou pra Cancún em 08/01/19 e ficarei 5 dias lá e 5 dias em Playa Del Carmem.
Amei seu blog e suas dicas…
Vou com marido e 2 crianças de 10 anos, e tenho dúvida se eles podem fazer mergulhos e entrar em tudo??
Ah lembrei, vc foi no Aquaword?
bjs lindona
Oi, Fabiana! Que coisa boa sermos colegas de profissão 😂. Muito obrigada pelo carinho e por ler o blog. Os mergulhos que vc se refere seria de snorkel? Se for de Snorkel sim, as crianças aproveitam principalmente os parques do grupo Xcaret. Eu não fui ao Aquaworld. Cancún é um destino fantástico, certeza que toda família irá amar. Se precisar de seguro de viagem ou hospedagem temos parcerias aqui que garantem descontos para os leitores, é só clicar no Menu Planeje sua Viagem ou no Banner na lateral direita do site. Muito obrigada por seu comentário! Bjus Grande, Carol.
Boa noite Carol!
Excelente suas dicas!
Vou para Cancun com minha namorada em nov/dez 2019! Meu Voo sai de BH e chega em Cancún dia 25/11 às 17 horas e retorno dia 04/12 às 22 horas! Já estou com o carro alugado para todo o período! Minha ideia é dividir a viagem em duas! Parte em Playa del Carmem e parte em Cancún! Nosso perfil é de Praia/bebida durante o dia(bastante bebida,rs! Como diz a música: já que Minas não tem Mar eu vou pro Bar,rs, somos mineiros) e bares animadas e eventualmente balada a noite! Sou fã de Arraial d’Ajuda e Morro de SP! Outra consideração que pode fazer diferença nas suas dicas: não gostamos de acordar cedo em viagens e preferimos locais para hospedagem com públicos mais adulto(com mínimo de criança possível)!
1: Na primeira parte da viagem em Playa del Carmem quero fazer somente os passeios imperdíveis e mais dinâmicos, quais passeios você me indica?
2: Dentro desse nosso perfil, onde hospedar em Playa del Carmem que eu consiga conciliar Praia/Bar durante o dia mais Bares animados a noite sem ter que usar o carro e andando o mínimo possível? Se possível indique hotel na região sugerida!
3: Cancún: estou bastante em dúvida quanto a ficar ou não em all incluse, porém como bebemos bastante creio que não ficar em all inclusive vai pesar muito no financeiro! Alguma consideração? Dentro desse nosso perfil qual hotel indicaria de ate R$ 1.000,00 reais a diária!
4: Para finalizar, considerando 9 dias a viagem quantos dias em Playa e quantos dias em Cancún me indica?
Obrigado pelo atenção!
Aguardo!
Tassio
Olá Tassio! Muito obrigada por ler o blog e acompanhar minhas dicas. Se você quer curtir toda a estrutura do hotel e fazer poucos passeios te indico ficar num resort com all inclusive. Eu quando fui passei 7 dias e optei por um hotel sem all inclusive e não me arrependi, na maioria dos passeios estavam incluídas as bebidas e refeições. Acho q com esse valor você consegue um hotel excelente na zona hoteleira de Cancun. Vc pode dividir a sua viagem com metade dos dias em Cancún e a outra metade em Playa del Carmen.
Carol vc acha indispensável o passei com os golfinhos?
quais os passeios que mais gostou ?
Eu gostei muito de fazer esse passeio com os golfinhos, mas não considero indispensável. Mais consciente com o impacto que esse tipo de exploração pode causar, talvez se fosse hj não fizesse. Eu amei os parques Xcaret e Xel Ha, também adorei Isla Mujeres. Tulum e os cenotes são para mim essenciais. Espero ter ajudado. Muito obrigada por ler o blog! Bjus Carol