Mais um post escrito especialmente para você que ama Paris. Ah, e quem não ama Paris? A Viviane Oliveira, colaboradora do blog, selecionou 10 lugares pra conhecer na Île de la Cité em Paris. Se prepare para embarcar com ela em um tour histórico por Paris.
A Île de la Cité é uma ilha que fica no 1 arrondissement, que são as divisões administrativas da cidade. Começa na ilha e a partir dela vai se formando um caracol.

Foto: sites.google.com
A ilha era considerada um lugar sagrado por milhares de anos, servindo de santuário pagão dos druídas. Com a invasão dos romanos, foi construído no local um templo em homenagem a deusa Júpiter, já que naquela época ainda não existia o catolicismo e os romanos eram politeístas. Posteriormente, com o catolicismo, a ilha foi transformada em local de peregrinação por São Dinis, que teve aqui sua cabeça cortada (ver no pórtico de entrada da catedral de Notre Dame a estátua do santo com a cabeça na mão).
OS 10 LUGARES PARA CONHECER EM ÎLE DE LA CITÉ
Os pontos principais que não devemos perder nesse pedacinho de terra cercado de água por todos os lados são:
1. NOTRE DAME:

Notre Dame
A catedral gótica mais famosa do mundo construida em 1120 .
Suas lindas rosáceas dão ao interior da catedral uma iluminação única em cada hora do dia . Suas paredes se estendem por 30 metros, e em sua fachada podemos ver as 5 etapas bem diferenciadas:
–Os portais: Portal da Virgem do lado esquerdo, Portal do Julgamento no meio e o Portal de Sant’Ana do lado direito.
–A Galeria dos Reis da Judéia e de Israel: em 28 un representando o ciclo de reprodução da mulher,
–As Rosáceas, os enormes vitrais,
-Galeria das gárgulas, que servem pra escoar a água da chuva,
-Torres, aonde fica o sino.
De frente pra catedral do lado esquerdo sempre tem uma fila e é lá que ficam expostas as relíquias de Cristo.
Vale também subir na Catedral pra ver as gárgulas de pertinho.
2. MARCO ZERO DE PARIS:
O segundo ponto é o medalhão que fica no chão e marca o ponto de onde se tiram as distancias da cidade, ele fica a uns 30 metros da fachada da Notre Dame, na praça bem em frente.
3. JARDINS DE NOTRE DAME:

Notre Dame
Por trás da catedral vemos os belos jardins, eles são lindos e bem cuidados, e a vista do Rio Sena é uma beleza. Aliás o fundo da Notre Dame heim…de perder o fôlego!!
4. CRIPTA ARQUEOLÓGICA ÎLE DE LA CITÉ:
A cripta fica na parte subterrânea do Átrio da Catedral de Notre Dame, lá você vai ver vários testemunhos de sua ocupação que remonta mais de 2000 anos, portanto aí estão os resquícios que falei pra vocês no inicio da post, das ocupações celta e romana.
5. SAINTE CHAPELLE:

Sainte Chapelle
A belíssima capela que foi construída por Luis IX pra abrigar as relíquias de Cristo (a coroa de espinhos) é uma que eu chamo de Capela relicário pela sua pequenez, mas com enorme beleza. A Capela é uma verdadeira jóia, com seus vitrais impressionantemente grandes e seu teto azul com estrelas douradas. Ela fica dentro do Palácio de Justiça e tem que ter paciência, pois a fila é sempre grande pra conhece-la. Ah, e uma dica top é que no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.
6. PALÁCIO DA JUSTIÇA:
Ao lado da capela ou pelo lado de fora você pode admirar de perto essa arquitetura com suas colunas romanas. O prédio abriga as principais instituições jurídicas francesas.

Palacio da Justiça, em frente Place Dauphyne
7. CONCIERGERIE:
A Concierge é uma parte do antigo Palácio da cidade e que era a residência dos reis da França até o século XIV, na parte externa você claramente vê a Torre do Relógio, a Torre de César, a Torre do Dinheiro e a Torre Bonbec. Lá dentro você pode visitar até as prisões, muito usadas na Revolução Francesa, e ver aonde foi presa a Rainha gastadeira e adoradora de cabelos extravagantes Maria Antonieta, antes dela ser guilhotinada.
8. PLACE DAUPHYNE, PLACE DU PONT NEUF E JARDIN DU VERT-GALANT:
A Praça fica atras do Palácio de justiça e no outro extremo da Notre Dame e foi construída pro futuro Rei Luis XIII (deuphin eram as meninos candidatos a rei), é uma das 5 praças Reais de Paris, as demais ficam no encontro da Rua Henri-Robert e da Pont Neuf.
9. PONT NEUF:
Apesar do nome ser Ponte “nova” essa é a ponte mais antiga de Paris. O mais interessante nessa ponte é que ela possui uma placa homenageando o ultimo grão mestre templário, Jacques DeMolay, queimado vivo naquele lugar. Os templários foram uma ordem religiosa militar que protegiam os peregrinos que iam até Israel visitar Jerusalem e os lugares sagrados de Cristo, na época em que a cidade estava dominada pelos árabes/turcos.
Depois de alguns séculos a ordem foi extinta pelo Papa Clemente V e pelo Rei Felipe, O Belo, acusados de adorarem o demônio, mas a verdade era que os templários tinham ficados muito ricos, devido a eles terem criaram o conceito de banco, recebendo o dinheiro desses peregrinos e entregando quando eles chegavam ao seu destino cobrando taxas e uma porcentagem desse dinheiro. O Rei ficou endividado pedindo empréstimo aos Templários, e se vendo sem saída para pagar sua enorme divida, resolveu acusa-los de blasfêmia. Jacques DeMolay foi queimado em uma fogueira próximo aquele lugar em uma fatídica sexta-feira 13 e é daí que, até hoje, consideramos esse dia um dia de muito azar.
10. PRAÇA VERT GALANT:
Uma praça com a estátua de Henrique IV, O Galanteador, uiiii!! Isso mesmo, ele era conhecido por conquistar muitas mulheres com seu charme francês, uma das suas mais famosas amantes foi Gabrielle D’Estrées (eternizada no quadro da École du Fontanebleu onde ela segura com os dois dedos da mão esquerda o bico do peito de sua irmã). O Rei morreu apunhalado por um regicida sem dizer um ai. Essa praça é um verdadeiro Oásis na Ilha, em sua ponta você se sente numa verdadeira proa de um barco, só falta chegar na ponta e abrir os braços que nem a Rose no filme Titanic…brincadeirinhaaaa!!!

Pont Neuf

Praça Vert Galant
Então queridos leitores, essa foram minhas dicas do que fazer na pequena Île de la Cité em Paris, espero que tenham gostado e aproveitem essas informações históricas quando forem pra Cité Lumiére. Abaixo coloquei o mapa pra vocês imprimirem e se apaixonarem ainda mais por Paris.
Um abraço e até o próximo post!
*Esse post foi escrito pela colaboradora Viviane Oliveira.
Acompanhe o trabalho dela também no Youtube e nas redes sociais!
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: @que_viagem
5 comentários
Adorei as dicas! Anotei toda para minha futura ( espero que breve ) visita a Paris.
A Vivi arrasou no post!! Boas dicas e lugares lindos.
Gostou amiga? Obrigada!!!
Oii, adorei o post. Gostaria de saber quanto tempo reservo para ver todos os 10 Lugares, incluindo a subida na igreja de Notre Dame?
Olá, tudo bem, estava em viagem e por isso não respondi antes, mas vamos lá. Paris é uma cidade muito turística e uma das mais visitadas do mundo então te aconselho a comprar o máximo de coisas antecipadas , estive lá agora em novembro e não consegui ir pra um chá das 5 num hotel que queria, tive que ir pra outro, ingresso do Atelier des Lumiers tambem não consegui na hora e tive que comprar pelo site pra uma semana depois. Lá tem o museum pass veja se é vantagem pra você que tem preferência na fila. Veja as datas disponíveis nos sites oficiais. As praças não precisa de reserva mas Pas igrejas é bom marcar direitinho.