Jericoacoara tem diversas opções de passeios e atividades e um dos preferidos dos turistas é o passeio de buggy. O Buggy é uma forma divertida e ideal para explorar não só Jeri, mas como as cidades vizinhas que são belíssimas.
Depois de fazer os passeios básicos que partem da vila de Jericoacoara, para o lado leste e oeste, uma excelente opção é fazer o passeio para Barrinha.
♥ A PRAIA DE BARRINHA
Barrinha de baixo, fica no município vizinho a Jijoca de Jericoacoara chamado Acaraú. A distancia da vila de Jeri até a Praia da Barrinha é de aproximadamente 27 Km.
Na maré seca, você pode ir curtindo o passeio de buggy pela faixa de areia, passando pela praia do Preá. A praia do preá é um dos pontos de passagem no passeio de buggy lado leste. Em torno de 40 a 50 minutos de passeio, você chega até a praia de Barrinha.
Chegando em Barrinha você percebe que alí havia uma antiga vila e que acabou sendo soterrrada pelas dunas. É possível ver algumas casas em ruínas nas dunas, o que é bem interessante de ver.
A vila de Barrinha é pequena e as pessoas de lá vivem essencialmente da pesca, mas em meio as dunas um lugar se destaca, o Restaurante KOMAKÍ.

Praia de Barrinha
♥ O RESTAURANTE KOMAKÍ
O restaurante Komakí foi construído no alto de uma duna e toda a sua arquitetura foi projetada para que o cliente pudesse curtir a natureza,enquanto se delicia com os sabores da casa.
O Komakí é um empreendimento novo na região (2015) e seus pratos de grande destaque são os que incluem frutos do mar. Todo restaurante é rústico, feito em madeira, seu ambiente incluem 2 salões e 1 deck com um mirante incrível para a praia.
A comida do Komakí é divina, provei a famosa lagosta grelhada, que foi de longe a melhor que já comi. Provei também um polvo no azeite delicioso, não gosto muito de polvo, mas esse é dos deuses.
O atendimento também é um destaque, lá somos atendidos pelos donos e isso faz toda a diferença. Pude conversar com um dos donos, O Márcio, e ele me contou um pouco sobre como foi idealizado todo o restaurante. Sem dúvidas, o Komaki é uma parada “obrigatória” durante seu passeio em Barrinha.
- Lagosta Grelhada
- Polvo
♥ PASSEIO DE BUGGY PELAS DUNAS E LAGOAS DE BARRINHA
Depois de um almoço incrível, o passeio segue pelas dunas e lagoas de Barrinha. Os coqueirais soterrados pelas dunas fazem o cenário ficar ainda mais bonito e fotogênico. As lagoas de água doce são quentinhas, rasas e muito gostosas de tomar um banho.
Sol+vento+dunas= passeio de buggy perfeito! Se você gosta de passeio com emoção, lá também tem várias dunas altas para curtir um passeio com muita adrenalina.
♥ QUANTO CUSTA O PASSEIO DE BUGGY?
O custo do passeio de buggy varia entre R$ 400 a 450 (para até 4 pessoas) e todo o meu passeio foi feito em parceria com um bugueiro top da região. O passeio durou o dia todo e foi maravilhoso!
O Sérgio Neto foi o bugueiro que me levou até Barrinha e aos melhores lugares durante o passeio. Além de dirigir um buggy lindo, super potente, com um som massa, ele ainda tira as melhores fotos.
CONTATOS PARA O PASSEIO:
Sérgio Neto (Cel: 88 99873-0772 / Instagram: @snherrero).
♥ PÔR-DO-SOL NO KOMAKÍ
Depois de curtir bastante o passeio pelas dunas e lagoas de barrinha, retornei ao restaurante Komakí para aguardar o pôr-do-sol. Enquanto esperava ele se pôr, aproveitei para provar uns drinks da casa e me deitar em uma das redes do redário do restaurante.
Melhor impossível! brisa no rosto e no balançar da rede os minutos foram passando, que nem percebi. Então, era a hora do tão esperado, pôr-do-sol. Ele não decepcionou!
Foi muito lindo ver o sol se pôr, o dia estava incrível e nada do que eu escreva, vai conseguir transmitir a emoção desse momento tão mágico do dia. O que posso te dizer é que se puder, não deixe de ir a Barrinha e fique até o sol se pôr, pois valerá cada segundo.
E aí, vamos para Barrinha?
- curtindo uma brisa
- felicidade!
- sunset incrível de Barrinha
- portal da felicidade
- reflexos lindos
5 comentários
O lugar é realmente muito fotogênico, eu ia querer fazer o passeio com emoção. As dicas estão otimas, principalmente a do restaurante. É sempre bom ter lugares com referencia para comer na viagem ! Grande abraco !
Ia perguntar se conduzir um buggy nas dunas não era difícil, só depois percebi que o condutor vem com os visitantes. As fotos ficaram maravilhosas, estou aqui a babar para esses pratos também. Saudades do Brasil
Esse texto é uma brincadeira de bom gosto e desejo! Praia com água cristalina, coqueiro, passeio de buggy, comida mais que convidativa… e ainda teve por do sol e rede! O que esta pobre mortal poderia desejar mais?! Só estar ai, em vez de sonhando em frente ao computador! 🙂
Acho incríveis essas histórias de cidades enterradas pelas dunas. Fico sempre imaginando como era a vida daquelas pessoas, e como aquilo foi acontecendo e modificando as vidas delas.
Fiquei morta de vontade de comer essa Lagosta!
Jericoacoara é uma paraíso do nordeste brasileiro, fiz uma aventura nesses praias fui de Jeri até o Delta do Parnaíba na divisa com o Piauí muito bom esse passeio.