Que esse castelo serviu de inspiração pra Walt Disney criar o Castelo da Cinderela, isso já está todo mundo careca de saber, mas o que realmente me fez vir até a cidade de Füssen na Alemanha pra conhecer essa gigantesca obra arquitetônica, foram as histórias que envolvem toda a construção desse castelo, e o que fizeram dele na Segunda Guerra Mundial.
O ROTEIRO DE BATE E VOLTA PARA O CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN
Primeiramente esse é um bate e volta saindo de Munique de trem, fomos acompanhados pela Marcia do blog Vou pra Alemanha, ela é brasileira e faz passeios em Munique e pra algumas cidades alemãs. Ela além de nos acompanhar durante todo o passeio vai dando importantes dicas e informações históricas, o que faz o passeio ficar bem mais interessante.
Salva o link de contato caso se interesse pelo passeio guiado: http://www.voupraalemanha.com.br/
Pegamos o trem em direção a Füssen e já lá dentro a Marcia vai nos dando informações sobre quem era o Rei Ludwig II, sua família, e algumas curiosidades, e pra quem é apaixonado por história como eu, já ir ficando ainda mais ansioso.
Chegamos em Füssen e de lá tivemos que o pegar o ônibus a Schwangau, que é aonde ficam os castelos, sim, são 2, já explico.
Chegamos pra lá das 11 da manhã e resolvemos ir logo almoçar, pois a visita estava marcada pra 14hs. As visitas são com hora marcada e tem que ficar atento ao horário, pois se você perder terá que comprar outro, e as vezes não tem pro mesmo dia. As visitas são controladas e feitas em grupos acompanhados de funcionários do castelo.
A cidade é uma graça e cheia de casinhas típicas alemãs bem características.

Chegando em Füssen
Olha como as ruas são limpas e impecáveis!
Hora do almoço
Depois do almoço regado a salsichas, chucrute e batatas, fomos pra fila, esperar o ônibus que subiria até próximo ao castelo.
Passamos pelo guichê para troca dos tickets. Quem compra pela internet ou quer comprar ticket na hora tem que entrar aqui, lembrando que como o horário é marcado tem que ver a disponibilidade de vagas pro horário que você pretende ir.
HOHENSHWANGAU
Da fila já dava pra ver o impressionante castelo do Rei Maximiliano II, pai de Ludwig II .
Esse Castelo foi construído sobre os restos de uma antiga fortificação no século XII, estando o original castelo em ruínas o então Maximiliano (futuro Rei Maximiliano II), adquiriu a propriedade em 1832 e o transformou no que ele é hoje.
A construção ficou sendo a residência de verão e de caça do rei. Enquanto isso Ludwig e seu irmão Oto cresciam, e constantemente conviviam com toda aquela beleza no entorno. Cavalgavam por aquelas terras por horas, Ludwig encenava peças teatrais e cada vez mais se envolvia com artes.
Ludwig teve uma infância regada a muita música e artes, e era um apaixonado por óperas e peças teatrais, principalmente as obras de Richard Wagner.
Ludwig tinha poucos amigos entre eles sua prima, a bela e também excêntrica Isabel da Baviera, a futura Rainha Sissi, que era apaixonada por ele. Ludwig sofria pressão da corte para se casar e ter filhos, e chegou a ficar noivo da irmã de Sissi, mas cancelou o anuncio dias antes.
O CASTELO DE NEUSHWANSTEIN
Quando o Rei Maximiliano II morre assume o trono Ludwig, chamando-se assim Ludwig II.
A partir dali o novo Rei de apenas 18 anos começa a se entediar com as obrigações da coroa e cada vez mais se envolve com suas obras arquitetônicas. Com apenas 2 anos de reinado encomendou as obras do castelo Neuschwanstein, e para tal contratou um cenógrafo, pois sua paixão pela obra Lohengrin, de seu amigo Richard Wagner, o fazia sonhar com um castelo aos moldes das óperas do artista.
Em 1869 começou a construção de seu sonho: Neuschwanstein (Cavaleiro do Cisne, em referência a obra Lohengrin).
Conforme o castelo ia sendo construído mais o Rei investia o dinheiro da corte. Ludwig II começou perseguido após uma séries de denuncias de que ele estava louco por gastar todo o dinheiro na coroa construindo castelos e palácios.
No início de 1886, o rei, já com 40 anos vai morar no castelo, e se isola completamente de todos. Dia 10 de junho do mesmo ano o Ludwig II é deposto e 3 dias depois é encontrado morto num lago Starnberger junto com seu psiquiatra. A causa da morte até hoje é um mistério. O Rei Ludwig II morou apenas 176 dias em seu tão sonhado castelo.
A MAIS BELA VISTA DO CASTELO
Chegando lá em cima fomos logo a ponte Marienbrucke. A ponte é em homenagem a mãe de Ludwig- Maria da Prussia e é de lá que temos essa vista.
Depois das fotos seguimos pra visitação interna do Castelo.
Apenas uma parte da área interna está liberada pra visitação, o interior é tão impressionante que chega a chocar. Pinturas que contam a historia da ópera Lohengrin, a chegada no Cisne e varias áreas da ópera estão retratadas nas paredes, detalhes impressionantes. Lustres com pedras preciosas, ouro e metais preciosos, mármores, tecidos com fios de ouro, entalhamento em madeira que são verdadeiras jóias.
Não se pode filmar nem fotografar lá dentro, mas comprei uns cartões portais pra vocês terem ideia de como é alguns dos aposentos.

Foto: Studio VerlagKienberger

Foto: Studio VerlagKienberger
Depois da salas magnificas já podíamos fotografar. Abaixo a cozinha do Castelo.

Cozinha

Cozinha
A visita é guiada em número pequeno de pessoas e o audio guia está em português. Maravilha, né?

Formas de bolo de cobre.

Maquete do Castelo
Depois da visita pela área interna fomos até a cafeteria e de lá você vai até a sacada pra tirar as fotos maravilhosas de todo o entorno do castelo. A ponte, o vale, os lagos, o castelo Hohenschwangau e toda aquela paisagem deslumbrante.

Vista da sacada do castelo.
Saimos impressionados com tamanha beleza. O tour pelo castelo durou 1 hora aproximadamente. Saímos de lá e fomos descendo a pé pelo mesmo caminho que sobem as carruagens e parávamos pra bater fotos a cada vez que tinhamos uma nova visão do impressionante castelo.
Ao descer fomos visitar um dos lagos próximos e tirar fotos. Simplesmente encantador.
Que tal, o que acharam? Não é de tirar o fôlego?
Esse castelo por ser em um local bem inacessível também foi usado na segunda guerra mundial. Hitler mandou esconder as principais obras de arte roubadas pelos alemãs aqui nesse castelo. Tem um filme maravilhoso que indico pra vocês verem que conta tudo isso, e é sobre os civis contratados pelos Estados Unidos para recuperar essas obras de arte roubadas, se chama Monument Man, é inspirado nessa historia real.
E foram esses os motivos que me fizeram vir até aqui. Assistam o video abaixo e saibam ainda mais desse lugar encantador.
Espero que tenham gostado dessa história linda e trágica sobre um rei considerado louco e suas paixões pela arte e pela beleza, hoje esse castelo é uma das principais atrações da Alemanha e arrecada uma fortuna pros cofres do país.
Até a próxima pessoal!!
*Esse post foi escrito pela colaboradora Viviane Oliveira.
Acompanhe o trabalho dela também no Youtube e nas redes sociais!
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: @que_viagem