A Catarara dos Couros ou Cachoeira de São Vicente, como também é chamada, é uma das preferidas da maior parte dos viajantes que visitam a Chapada dos Veadeiros, por isso a ansiedade estava a mil para conhecer pessoalmente ela. A Catarata dos Couros é uma opção gratuita e por isso sempre é bem visitada, além da beleza das suas quedas que atraem os visitantes.
♥ ONDE FICA E COMO CHEGAR NA CATARATA DOS COUROS
A Catarata dos Couros fica em Alto Paraíso e para chegar nela não foi tarefa muito fácil, pois seu caminho não é sinalizado. Da parte urbana de Alto Paraíso até a entrada para a estrada de terra que leva a Catarara são 20 Km de pista asfaltada e de boa qualidade, já para chegar no estacionamento da catarata você encara 35 Km de estrada de terra, com muita poeira e pedra. Estive em Outubro de 2017 e era período de seca, acredito que no período de chuvas ela fique ainda mais complicada.
Assim como para chegar nas cachoeiras de Cavalcante, onde fica 60% do território da Chapada dos Veadeiros, a sugestão é ir de carro 4×4 para suportar a poeira da estrada de terra.
♥ ABASTEÇA SEU CARRO!
Outra grande dica, que pode parecer óbvia, mas se você não ficar atento pode passar um perrengue. Como as estradas são de terra e para chegar nas cachoeiras você encara muitos quilômetros, não esqueça de sempre deixar o tanque cheio do seu carro.
Na saída da cidade de Alto Paraíso tem um posto de combustível e por muitos e muitos quilômetros você não encontrará posto para abastecer. A gente quase que fica sem combustível e achamos prudente voltar para abastecer, portanto não esqueça de fazer isso todos os dias antes de sair para as cachoeiras.
♥ CONTRATE UM GUIA!
Se não tem placas, como chegar na Catarata dos Couros? a sugestão é contratar um guia no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) na rua principal da cidade de Alto Paraíso e seguir tranquilo até chegar ao estacionamento da Catarata dos Couros.
Como estávamos com o pessoal do Blog Leve Sem Destino, eles foram nos guiando e passaram as instruções do caminho. Algumas placas foram arrancadas do lugar e isso dificulta muito saber o caminho.
O caminho até a Catarata é bem bonito, paisagens ricas em vegetação, cheguei a ver tucanos voando e por incrível que pareça fui surpreendida com um casal de avestruz no meio da estrada. Achei o máximo ver esses animais livres na natureza, nunca tinha visto.
Alguns quilômetros e chegamos ao ponto onde todos estacionam o carro e descem para a Catarata, como já disse anteriormente a entrada é gratuita e por isso num feriado é esperado ver bastante gente visitando.

estrada até a Catarata dos Couros
♥ A TRILHA PARA A CATARATA DOS COUROS
A trilha tem cerca de 2Km e é um pouco pesada, pois tem muitas pedras soltas e inclinadas. Teve uma parte do trecho que tivemos que escalar para chegarmos lá. Então, o calçado ideal é a bota de trilha ou tênis, chinelos nem pensar. O calor incomodará seus pés e as pedras poderão te machucar, caso você não esteja bem protegido.
Chegando na Catarata entendemos o porquê dela ser a queridinha da região, suas quedas formam diversas piscinas, com uma água super deliciosa para banho, foi a melhor temperatura que encontramos na Chapada.
As diversas quedas desembocam em um enorme precipício, cerca de 100 metros de altura, e deixam você impressionado pela grandiosidade e beleza.
Eu confesso que tive medo de ir até a base da maior queda, o acesso é super inclinado e sem proteção nenhuma. Deu medo e um pouco de vertigem, me contentei em ver ela de cima e me banhar nas outras quedas menores.

Ao fundo a queda maior com 100 metros de altura
♥ LEVE SEU LANCHES E BEBIDAS!
De toda a forma é super gostoso passar o dia lá, leve seu cooler com lanches e bebidas para aproveitar bem o dia. Por lá não vende nada, a não ser próximo do estacionamento. Lá no estacionamento tem umas barracas, que vendem água de côco, refrigerantes e água mineral.
- Uma das quedas e piscinas
- água limpa e refrescante
Nadei, tirei fotos, mergulhei e aproveitei bem o passeio. Achei o lugar super lindo! Agora vamos falar da volta, kkkkk.
A trilha de volta é cheia de subidas até o estacionamento e o fôlego foi embora por vários momentos, o jeito foi subir e dar uma paradinha para respirar. No total são 2 Km de ida e mais 2 Km de volta e ao chegar lá em cima você vai desejar uma água de côco bem gelada kkkk. Foi isso que fizemos, recuperamos o fôlego na barraca de água de côco, que nunca esteve tão boa.
Espero que você tenha gostado de conhecer comigo e se anime para fazer as malas para Chapada dos Veadeiros.