Colonia del Sacramento é um destinos mais visitados do Uruguai, fica a 180 Km da capital (Montevidéu) do Uruguai e em 1995 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (centro histórico).
Colonia del Sacramento já foi chamada de Colonia do Santíssimo Sacramento e foi fundada por Manuel Lobo em 1680. Manuel Lobo era Governador da Capitania Real do Rio de janeiro e a mando do Império Português fundou a colônia. Colonia foi alvo de grande disputa entre Portugal e Espanha e isso fica claro nas construções e na arquitetura da cidade, uma mistura de influências portuguesas e espanholas. A cidade “respira” história, hoje todo o seu centro histórico é preservado e milhares de turistas visitam a cidade em busca da riqueza histórica e das belezas naturais que tornam a cidade única.
ROTEIRO DE 1 DIA – COLONIA DEL SACRAMENTO
Para chegar em Colonia fiz uma excursão de bate e volta com a empresa Brasileiros no Uruguai. A empresa te pega no hotel em que você estiver hospedado e te leva com tranquilidade. O custo do passeio é em torno de R$ 240 e você pode fazer sua reserva pelo site www.brasileirosnouruguai.com.br . A estrada para Colonia é super tranquila e no caminho a gente vai vendo várias flores amarelas que embelezam a paisagem. A flor amarela que a gente vê em abundância é a Canola, que dá origem ao famoso óleo.
PRIMEIRA PARADA – GRANJA ARENAS
O passeio inicia com uma parada na Granja Arenas. A Granja Arenas é uma granja turística, um lugar lindo, bucólico e tranquilo. Dentro da Granja tem uma loja com queijos produzidos lá mesmo, geleias doces e salgados de diversos tipos e o tradicional Doce de leite. O doce de leite deles é uma delícia e a justificativa deles é que ele é feito com leite de Vacas solteiras, kkkkkk. As vacas solteiras seriam menos estressadas (será), brincadeira à parte, o doce de leite deles é maravilhoso. Os queijos também são super gostosos e eu adorei o do tipo Colonial, vale a pena experimentar e levar uma dessas gostosuras para casa.
Dentro da granja ainda tem um museu gratuito, onde o dono Emílio Arenas mostra toda as suas coleções. Ele coleciona chaveiros, frascos de perfumes, caixas de fósforo e uma série de coisas, mas a maior coleção dele é de Lápis. Isso mesmo! ele é o maior colecionador de lápis do mundo segundo Guinness. Uma variedade enorme de lápis e de todo canto do mundo. Um coleção um tanto inusitada, mas interessante. Vale a pena a visita, pois o lugar é especialmente lindo.

Granja Arenas
SEGUNDA PARADA – PLAZA DE TOROS
Depois da breve parada na Granja Arenas, seguimos para o centro histórico de Colonia e antes de chegar lá paramos na Plaza de Toros, uma antiga arena de touradas que funcionou alí em 1910. Quando as touradas foram proibidas ela ficou desativada e hoje fica fechada, mas sua arquitetura ainda impressiona. Toda a história sobre a Plaza de Toros está no Museu Municipal, que fica no centro histórico.

Plaza de Toros
TERCEIRA PARADA – CENTRO HISTÓRICO DE COLONIA DEL SACRAMENTO
Seguimos para o Centro histórico e já ao chegar podemos ver o Rio da Prata que tem seu início nesta cidade e assim banha o Uruguai. Também chama atenção na paisagem uma pequena ilha, a ilha de São Gabriel. Ao chegar no centro histórico, a dica é pegar seu mapa da cidade no centro de informações que fica próximo ao portal de entrada da cidade.
Como estava com o grupo, a guia foi caminhando a pé e mostrando tudo da cidade. A entrada impressiona, um portal de entrada com uma ponte de madeira e uma muralha que cerca a cidade. Dentro do sítio histórico a maior parte das ruas são feitas em pedra, casas bem antigas, vários restaurantes, pousadas, lojinhas e uma tranquilidade que faz o passeio ser uma delícia.
♥PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO CENTRO HISTÓRICO
1. Portal de entrada (portão das armas) e parte da muralha:
Descobri que ela não é original da época, pois a original foi demolida e em escavações feitas em 1970 foram recuperadas parte das pedras originais e daí foi reconstruída uma parte da muralha.

Ruínas da muralha

2. Praça 25 de Maio:
Também chamada Praça Maior, a principal praça do sítio históricos e está cercada pelos pontos históricos principais como o Casa de Nacarello, o Farol, o Arquivo Regional, o Museu Municipal, a Casa de Lavalleja e o Museu Português.

3. Rua dos Suspiros:
A Calle de los Suspiros é a rua mais antiga, toda feita em pedras e sem calçada. Uma rua tipicamente portuguesa e com casas bem antigas da época.

4. Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier e Farol:
Alí havia um antigo convento que foi destruído parcialmente por um incêndio. bem ao lado das ruínas foi construído um farol, belíssimo e bem conservado onde é possível subir e ter uma vista panorâmica da cidade e do Rio da Prata.
Para subir lá tem que encarar uma escada estreita e cheia de degraus, não indico para quem tem claustrofobia ou está bem acima do peso, pois a passagem para o topo do farol é bem estreita mesmo. O custo para subir lá custa apenas 25 pesos uruguaios (cerca 3 reais). A vista do alto do farol é belíssima, vale o esforço para subir.

5.Pracinha do Gentil-Homem:
A Plazuela del Gentilhombre é em homenagem a Hipólito da Costa, foi o primeiro jornalista brasileiro e fundador do primeiro jornal brasileiro (O Correio Braziliense). Lá ainda se preserva a casa onde nasceu o jornalista e alí viveu até os 3 anos de idade.
6.Basílica do Santíssimo Sacramento:
A igreja é linda e com obras de artes do período colonial. A igreja foi reconstruída, pois parte dela foi atingida por um raio que provocou uma explosão. Antigamente se guardava pólvora na sacristia e quando foi atingida por raio grande parte da igreja explodiu e ficou destruída.
7. Praça Manuel Lobo:
Fica do lado da Basílica e possuiu ruínas das casas dos Governadores portugueses de Colônia.
MUSEUS DE COLÔNIA

Museu do Azulejo

Casa onde nasceu Hipólito da Costa
RESTAURANTES
COMO CHEGAR EM COLONIA DEL SACRAMENTO

Buquebus

Ilha de São Gabriel
Um grande beijo, Carol.