O famoso chef Francês Claude Troigros vive vindo pra Belém atrás dos peixes, dos temperos e ervas paraenses. O premiado chef Alex Atala já se entregou ao tucupi, ao jambú e ao pirarucú, e usa em suas receitas no concorrido restaurante DOM.
O Padre Fábio de Melo disse no programa Mais Você da Rede Globo que a culinária paraense é a melhor do Brasil.
Então não estou puxando a sardinha (ou melhor, o filhote) pro meu lado…a comida paraense é a mais gostosa que existe, me julguem!
O QUE É ISSO?
Tenho certeza que vou colocar aqui coisas que vocês jamais ouviram falar, mas que fazem parte da nossa mesa, quase que diariamente: Tucupi, Jambú, goma, maniçoba, maniva, pupunha(não é o palmito), carirú, cupuacú, bacuri, araçá, ingá, ajirú, biribá, sapotilha, turu, pirarucu, bodó, filhote,…eita, se não parar agora com esses nomes estrambólicos vocês vão desistir de ler o resto.
Então continuando…
A CULINÁRIA DO PARÁ
A influencia indígena é muito forte na nossa região e é na culinária que se imprime toda a essa cultura. Muitos pratos foram desenvolvidos com o que há de mais rico da floresta, a mandioca é uma delas. Da raiz se extrai o fruto que, espremido, sai o caldo chamado de tucupi, o caldo amarelo base pro tacacá. A massa da mandioca que sobra depois de espremida fazemos a farinha e a goma de tapioca. Das folhas trituradas da mandioca brava tem-se a maniva, base do preparo da famosa maniçoba, a feijoada paraense. Mas então chega de tortura né, mano! Vamos ao que interessa?
PRATOS REGIONAIS
CAMARÃO
O camarão é muito apreciado pelos paraenses, no bafo ou ao alho e óleo é muito presente em quase todos os pratos típicos da região: no Tacacá, Caruru, Vatapá,… e é um dos petiscos mais escolhidos por nós paraenses pra acompanhar uma cerveja, de preferencia a Cerpinha, a cerveja regional mundialmente conhecida, ou o Guaraná Garoto, o mais delicioso refrigerante de guaraná que existe.

Camarão no bafo com farofa e vinagrete.

Caruru
CARURÚ
comida feita com quiabo, come-se com camarão, jambu e arroz.

Tacacá
TACACÁ
Caldo quente de Tucupí- Suco da mandioca- com camarão, jambú (a folha que faz a boca tremer), e goma (uma iguaria transparente e viscosa que se coloca no fundo da cuia do Tacaca, feita de mandioca).

Maniçoba
MANIÇOBA
Comida feita da folha da mandioca brava que tem que ser cozida por 7 dias seguidos (ela é venenosa), depois acrescenta-se os mesmos ingredientes da feijoada, uma comida polemica, devido sua aparência, mas o sabor defumado é a coisa mais diferente que eu ja comi na vida.

Foto: ocaamazonia
PATO NO TUCUPÍ
O pato dentro do Caldo do Tucupí é servido com farinha d’agua, jambú e arroz. Minha indicação de lugar pra você tomar um excelente Tacacá e comer um delicioso Caruru e Vatapá é o Tacacá do Renato. O que eu mais gosto de ir é o da Serzedelo Corrêa, passando um pouquinho da praça Batista Campos, quase esquina com a Rua Mundurucus, uma casa antiga e agradável te recebe. Ja a maniçoba você se delicia no Beto Grill na Rua Doutor Morais em frente a Fox videos, ou no restaurante Privilege na Serzedelo Corrêa em frente a Praca Batista Campos.

Pato no Tucupi foto: luizberto
CARANGUEJO
Um dos meus pratos favoritos- o caranguejo. Passo horas com minhas amigas batendo papo e quebrando caranguejo. Em Belém tem vários restaurantes especializados na iguaria: O TapereBar (Magalhães Barata 601) e Gatinho (Tv Angustura 2203), são os que eu mais gosto. Vá, se suje e delicie-se.

Caranguejo Toc-Toc
Do caranguejo descascado também se faz a famosa unha de caranguejo, a pata maior mais a carne desfiada, temperada e coberta com massa tipo de coxinha, depois frita e pronto, aí é só colocar umas gotinhas de pimenta de cheiro que você vai pirar! Tem vários lugares que você pode comer uma unha inesquecível, na Tia Maria Doceria que fica na Domingos Marreiros 325, na lanchonete da loja Oplima da Municipalidade e no Namura que fica na Domingos Marreiros 621, vai que você nao vai se arrepender!

Unha de Caranguejo
PEIXES
Filhote, pirarucu, tambaqui, pescada branca, pescada amarela, Mapará, Dourada, pintado… são alguns dos peixes encontrados em nossos rios. O meu preferido é o filhote, que pelo nome nao da pra se ter ideia do tamanho desse gigante, na foto abaixo ele ainda é filhote mas quando cresce…

Filhote Foto: Tripadvisor
Com esse peixe fazemos vários pratos típicos, o mais apreciado é a caldeirada que pode ser feita de forma tradicional ou com tucupi. Enquanto ele é pequeno tem a carne mais gostosa e apreciada de que quando ele já esta grande assim, adulto ele muda de nome pra Piraíba, ele só é considerado Filhote ate os 60 kg.

Piraîba foto: andre luiz canto
FRUTAS REGIONAIS
O Açaí, o Bacurí, o Cupuaçu, o Biribá, o Uxi, a pupunha, a manga são apreciadíssimos. Da polpa dessas frutas também se faz sobremesas, doces, cremes, bombons e sorvetes.
O Açaí é bem diferente daquele vendido no sul, é bebem mas grosso, e é um dos pratos do dia a dia dos paraenses e vem acompanhado do peixe frito, ou de alguma carne salgada tipo o charque. Para tempera-lo, o açúcar (ha quem tome sem) e a farinha d’agua ou tapioca. Depois de temperado intercalamos uma colher de açaí e depois um pedaço de carne, e assim vai… Alguém tem um guardanapo ai? Estou babando!!
O lugar que indico pra você tomarem um açaí fresquinho e de qualidade acompanhado de pratos da comida regional num lugar agradável é o Point do Açaí, ele tem em vários endereços mais o que eu mais gosto é o da Bulevar Castilho Franca em frente ao Estação das Docas. Um lindo casarão reformado te dá as boas vindas ao mundo magico da culinária paraense.

É assim que se toma açaí no Pará
SUCOS
Sucos de frutas são facilmente encontrados em lanchonetes e restaurantes. Nao deixe de experimentar o de bacuri e o de cupuaçu, duas frutas perfumadas e refrescantes com sabores exóticos e deliciosos.

Suco de Bacuri
SORVETES
Sorvetes Regionais são um sucesso, já que a cidade é muito quente. Pra tomar um inesquecível sorvete de frutas regionais não deixe de ir nas Sorveterias Cairu da Estação das Docas, no IceBode da Doca de Souza Franco ou na Blau’s.

Sorvete de açaí e bacurí.
Parece ata mas não é, o Biriba é minha fruta preferida, ela tem a polpa mais lisa que a ata e geladinho é realmente de babar.

Biribá
A Pupunha é um fruto vendido nas feiras em cachos que depois de cozidos são comidos geralmente com café preto, alguns pratos mais sofisticados usam o fruto caramelizado ou os recheiam com queijos como o Roquefort, de qualquer maneira é delicioso.

Pupunha
Esses são os famosos bombons de frutas regionais, tem de açaí, cupuaçú, bacuri, castanha do Pará, …sempre uma boa opção pra levar de presente.

Bombons de frutas regionais
E A MANGA?
Que Belém é a cidade das mangueiras todo mundo já sabe. São túneis e mais túneis de mangueiras centenárias. Aqui as mangas caem do céu (como dizemos), não é de se espantar que um ventinho mais forte façam as pessoas saírem correndo pra se abrigar, pois o estalar das frutas despencando das frondosas mangueiras podem acertar a cabeça de uma pessoa, e até leva-las a um desmaio.
Não é difícil também vermos carros com para-brisas estraçalhados pela cidade, devido a queda de uma singela manga, também não se espantem se logo após as frutas se espatifarem no chão, as pessoas saiam correndo pra pega-las pra come-las com farinha, ah e também não se espantem se uma madame parar seu carro no meio da rua pra catar uma manga que acabou de cair. Isso é Belém, maninha!

Pausa para a poda.
Imaginem uma mocinha dessa carregada de manga!!

Os túneis de Mangueiras foto: Panoramio

Manga
BEBIDAS REGIONAIS
A cachaça de Jambú é uma novidade e esta fazendo sucesso pelo Brasil afora, ela feita com a folha que Treeeeme a boca, é a mesma folha usada no Tacacá e nos demais pratos regionais.
Cerveja CERPA e Guaraná Garoto– A cerveja reconhecida no mundo todo e o guaraná típico da Amazônia.
Então pessoal, sei que este post foi uma espécie de tortura, mas o que posso fazer…meu conselho? Marca logo sua viagem pra Belém pra provar tudo isso que mostrei pra vocês, ainda tem muito mais vindo por ai, aguardem os próximos posts!! Abraços,
Viviane Oliveira
Instagram: @que_viagem
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana