Decidir qual passeio fazer durante a sua viagem a Cancún, pode ser mais difícil do que se imagina. São diversos passeios para todos os gostos e bolsos. Só parques do Grupo Xcaret são seis e cada um tem uma atividade diferente. A vontade é de conhecer todos os parques, pois cada um tem uma beleza, explora a cultura mexicana e tem um pouco da fauna e da flora da região. O parque Xel-Há é um dos parques do Grupo Xcaret e foi o segundo parque que visitei na minha viagem. O primeiro parque foi o Xcaret e todo o relato do Xcaret você encontra aqui no blog.
LEIA O POST: O QUE FAZER NO PARQUE XCARET
ONDE FICA O PARQUE XEL-HÁ
O parque Xel-Há foi criado em 1995 e é considerado o maior aquário natural do mundo. A origem do nome vem dos maias e a união das 2 palavras significa “lugar onde as águas nascem”. Por sua posição geográfica fica fácil entender o porquê de ter recebido o título de maravilha natural mexicana. O Xel-há possui uma entrada para o mar aonde desemboca o rio, o que favorece o crescimento de uma vida marinha bastante rica.
O parque está localizado na Riviera Maya e está a 122 Km de Cancún e a apenas 13 Km do sítio arqueológico de Tulum. Para chegar lá você pode ir de carro, ônibus ou de transfer do próprio parque.
COMO CHEGAR NO PARQUE XEL-HÁ
Todos os parques e tours realizados pelo grupo Xcaret possuem o serviço opcional de transporte e para quem está hospedado em Cancún vale muito a pena fechar o passeio com o transporte incluído. Esse e todos os passeios da minha viagem eu fechei através da agência de brasileiros, Tio Nenê Tours.
Veja o mapa abaixo com a rota Zona Hoteleira de Cancún – Parque Xel-Há:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO PARQUE
O horário de funcionamento do parque é das 08:30 às 18 horas. É um parque que tem sistema all inclusive e oferece logo pela manhã um café da manhã continental para os seus visitantes. Então, a dica é chegar cedo e tomar um bom café da manhã antes de começar a se divertir no parque.
O QUE FAZER NO PARQUE XEL-HÁ
Visitei o parque no mês de outubro (2017) e no dia da minha visita caiu uma baita chuva, mas como o parque é praticamente todo aquático não atrapalhou a diversão. Agora as fotos e filmagens ficaram um pouco prejudicadas, pois não conseguiram captar toda a beleza do parque.
O parque Xel-Há é dividido em 6 módulos: módulo azul (blue station), módulo café (brown station), módulo morado (purple station), módulo rojo (red station), módulo amarillo (yellow station) e o módulo verde (green station).
A entrada do parque foi super rápida e tranquila, como já estava com a pulseira (foi a mesma do Xcaret) foi só escanear e seguir para a diversão.
A primeira coisa que fiz foi ir ao restaurante Chula Vista, o maior e com cozinha internacional. Tomei um café da manhã delicioso e super bem servido. O restaurante tinha um buffet bem variado e bem gostoso, o atendimento foi super rápido e você pode se servir à vontade.
Depois de um café reforçado, deixei minhas coisas no armário e segui o passeio apenas com os chinelos, traje de banho e a gopro. Os armários estão incluídos e espalhados em todos os módulos do parque. Eu deixei as minhas coisas no módulo vermelho, por estar ao lado do restaurante e perto da saída do parque.

Fonte: Site Xcaret
TOUR PELO RIO XEL-HÁ
A primeira atividade que fiz foi tour pelo rio Xel-há, fui caminhando em direção a entrada do rio e no caminho peguei um trenzinho que me deixou bem na entrada. Você pode ir também de bicicleta, lá perto da entrada do trenzinho tem várias para você pegar e ir passeando pela floresta. Como estava chovendo, fui de trenzinho e em poucos minutos estava na entrada do rio.
Lá na entrada você pode pegar o colete, as nadadeiras, máscara e snorkel. Você pode deixar seus chinelos guardados e pegar ao final da atividade. Para esse tour no rio Xel-há você pode fazer nadando (mais cansativo) ou ir flutuando em bóia. As bóias podem ser individuais ou em dupla e as correntes vão te levando ao longo do rio. Eu fiz o tour com a bóia e peguei apenas o colete.
O passeio inicia pelos manguezais e a gente vai explorando cada pedacinho do parque nesse tour. No caminho é interessante fazer algumas paradas, a primeira é saltar no rio. Tem 2 pontos com alturas diferentes para você saltar e se divertir. Eu fui no mais alto e é demais saltar de lá. Você pode encostar sua bóia e ir saltar.
Depois do salto segui descendo o rio até as tirolesas, encostei as bóias novamente e fui aproveitar cada uma delas. São várias interligadas e que sempre caem no rio. Uma delícia, fui em todas!
Depois de curtir as tirolesas fui aproveitando o passeio até chegar ao final do rio. O circuito termina aonde começa a parte de snorkeling, se você já estiver com o snorkel já pode fazer a atividade. Eu achei melhor fazer o snorkeling depois do almoço.
TOBOÁGUA E MIRANTE
A segunda atividade foi ir no toboágua, que tem um formato de espiral e no topo tem um mirante lindo. A vista do mirante é espetacular para o parque e você tem uma vista de 360 graus da região. Mesmo que você não curta descer em toboágua, vale a pena subir os vários degraus para ver a vista do mirante. Depois de apreciar a vista era hora de me aventurar no toboágua, você pode descer em 2 pontos, um menor e outro com mais curvas. Claro que fui no maior com mais curvas!
O toboágua tem mais de 30 metros de altura e é super rápido. Como desce em espiral a gente fica meio tonto ao final, então não é recomendado para quem tem labiritinte.
Outra informação importante é que você não pode levar câmera para gravar nem tirar fotos por questão de segurança e na entrada da atração tem um armário com um funcionário orientando sobre o que é permitido entrar ou não. Deixe suas coisas no armário e se aventure no toboágua.

Toboágua
PONTE FLUTUANTE E PASSEIO PELAS TRILHAS
Depois do toboágua segui em direção a ponte flutuante para chegar do outro lado do parque, a ponte balança bastante e é bem engraçado atravessar ela.
Do outro lado do parque, encontrei cavernas, uma praia, grutas com alguns fósseis, jardins, lagoas e cenotes. Passear pelas trilhas é muito gostoso, observar a vegetação, ver os pássaros e respirar um ar puro renova as anergias.
O parque também tem uma área infantil com brinquedos para crianças, vários banheiros espalhados pelo parque e muitas atividades opcionais. Por um custo adicional você pode nadar com os golfinhos, nadar com os peixes-boi, nadar com as arraias, fazer o SeaTrek e andar de Zipbike. Por conta da chuva algumas das atividades estavam indisponíveis, por esse motivo eu recomendo fechar no dia a atividade extra.
Ao longo do parque há diversos pontos para fotografar, se você não está com sua máquina não precisa se preocupar. É só escanear a sua pulseira e ir fazendo as fotos. Ao final do dia você pode visualizar as suas fotos e comprar o pacote de fotografias, caso se interesse.

cavernas
O ALMOÇO
Depois de muito curtir o parque era hora do almoço! O restaurante escolhido para o almoço foi o mesmo que do café da manhã e também estava uma delícia.
Após o almoço tirei um tempinho para descansar na área das redes e tomar uns bons drinks no bar que fica ao lado do redário. Uma coisa legal também que o parque oferece é toalha. Uma comodidade que facilita muito a sua vida durante o dia no parque. Ah, outra dica é levar uma roupa seca para trocar ao final do dia. O parque tem banheiros com chuveiros para tomar banho e trocar de roupa.

drink delicioso
SNORKELING
Depois do descanço merecido pós-almoço fui fazer o snorkeling. A área para praticar o snorkeling é enorme e foi o lugar que mais vi peixes diferentes e em maior quantidade de toda viagem. Vale a pena passar vários minutos nandando pela caleta e apreciando toda a fauna marinha do maior aquário natural.
Assim como no parque Xcaret, o snorkel é novo para cada visitante e ao final você pode ficar de cortesia. Se você gosta de atividades aquáticas super indico esse passeio, por conta da chuva ficou a vontade de voltar em um dia de sol, mas um dia inteiro é suficiente para conhecer todo o parque. Comparado ao Xcaret ele é bem menor em extensão, porém as atividades aquáticas são bem melhores.
Na minha opinião, se você tem que escolher apenas 1 parque, vá ao Xcaret, por ter um pouco de tudo. Se gostar mais de atividades aquáticas e de aventura vá ao Xel-Há e se gostar de tudo, como eu, vá aos dois kkkkk.
4 comentários
VOCÊ SABE ME INFORMAR OS VALORES DAS FOTOS ??
Varia de acordo com o pacote de fotos. De acordo com o site, de 2 a 18 fotos custa U$ 79. Obrigada por ler o blog!
Oi Carol, sabe me dizer se o sea trek, aquele capacete que usamos pra fazer mergulho, tem nos dois parques? To muito na duvida de qual parque fazer, porque eu gosto de td kkk mas meu noivo tá achando que o Xcaret é basicamente um zoo apenas rs. Me ajuda rs
Em tudo que é parque do grupo xcaret tem esse tipo de mergulho e também nado com os golfinhos. O Xcaret está longe de ser um zoo, para mim é o parque mais completo de todos pois inclui cenotes, praias, mar, história e cultura. O show noturno é fantástico e muito enriquecedor culturalmente. Acho esse parque imperdível na minha opiniãoz