POR QUE TÃO LONGE?
Quando vi o filme Coração Valente, que conta a história da forte luta dos escoceses contra o domínio inglês, ficava pensando quando eu iria estar naquelas terras de montanhas verdes , castelos e cultura celta. Depois segui vendo as impressionantes histórias de reis e principalmente rainhas da Escócia, que foram fundamentais pra formação do que hoje é aquela nação.
Então convido vocês pra conhecerem através de meus relatos um pais mágico, com lendas e histórias de arrepiar.
Vem conhecer a ESCÓCIA!
ONDE FICA A ESCÓCIA?
A Escócia fica no Reino Unido, no norte da Grã-Bretanha, na fronteira com a Inglaterra.
Meu planejamento pra esse país já começou me assustando, pois uma libra estava valendo em torno de 5,00 e isso me deixava preocupada. Quanto teria que levar pra essa viagem? Resolvi não pensar muito nisso e simplesmente pesquisar o que poderia fazer por lá sem gastar tanto, e foi aí que encontrei a Suzana o Wee Scotia Tours, ela é brasileira e faz vários passeios por lá. Fechamos alguns passeios com ela e #partiu Escócia.
Segue o contato:
WhatsApp Susana: +44 7443 513865 (WeeScotiatours)
♠ PRIMEIRO DIA DO ROTEIRO NA ESCÓCIA
Chegando em Edimburgo pegamos uma van pra nos deixar no Hotel, pois estávamos em 6 pessoas. Fomos direto pro Ibis da praça St Andrews, sempre bem localizado e com uma boa estrutura.
Deixamos as malas e fomos logo dar aquela voltinha pra fazer o reconhecimento de área.
De cara, vimos o Monumento Scott que ficava no final da rua do nosso hotel.
Esse belo monumento gótico foi erguido pra homenagear Walter Scott, o famoso escritor. Lá em cima você pode ver as 64 estátuas de personagens criadas por ele. Ah, e se você tiver disposição ainda pode subir os mais de 280 degraus e ver a cidade de cima, deste que é o mais alto monumento criado em homenagem a um escritor.
Ah, e sabem esse jardim maravilhoso? Na idade média era o esgoto a céu aberto de Edimburgo, como a cidade murada ficava na colina, naquela época não havia saneamento básico, e as pessoas jogavam suas necessidades pelas janelas e elas escorriam e se acumulavam aqui, não é a toa que Edimburgo era conhecida como a cidade “velha fedorenta”. Ainda bem que as coisas mudaram e agora temos esses lindos jardins.
Fomos passeando na Princess Street e vimos lá do alto o imponente Castelo de Edimburgo, a fortificação que serviu de residência pra reis e rainhas da Escócia. O castelo é conhecido por Castel Rock pois fica em cima de um vulcão extinto.
Depois passeando pelas ruas vimos o restaurante do famoso Chef Jamie Oliver. Resolvemos então jantar lá e nos deliciar com sua criação. Esse restaurante ele montou com preços mais atraentes que os outros de alta gastronomia, esse é o Jamie’s Italian que fica na George Street, 54, mas também tem entrada pela Rose Street que é a rua de trás.

Jamie’s Italian, entrada pela George St
E depois dessa comilança toda, fomos dormir.
♠ SEGUNDO DIA DO ROTEIRO
Dia seguinte fizemos o passeio a pé com a guia Suzana do WeeScotiaTours (contato acima) e conhecemos a faceta obscura de Edimburgo. Ela nos disse que em Edimburgo era permitido Tortura de criminosos e por isso essa cidade tem tantas histórias tenebrosas, o que inspirou vários escritores do Reino Unido a criarem personagens como Frankstein, Jane Marple (dos romances da Agatha Christie), Sherlock Holmes,…

North Bridge
Começamos pela ponte dos suicidas de Edimburgo a North Bridge, depois seguimos para conhecer a igreja que virou mercado e é assombrada por uma criança.
Lá dentro tem uma feirinha graciosa com produtos naturais e lembrancinhas lindas de Edimburgo.
Depois seguimos para mais um lugar com muita história, e no caminho encontramos tocadores de gaita de fole, um típico instrumento de sobro, com som estridente que ecoa palas ruas, de forma que a metros de distancia conseguimos ouvir os tocadores vestidos a caráter fazendo suas apresentações.
Sabe essa bolsa preta embaixo do braço dele? Ela guarda ar para o tocador poder respirar e continuar soprando o instrumento.
Os paramentos para homens é chamado Kilt e essa roupa é um símbolo nacional da Escócia, o xadrez muda de cor e representa a região de onde o homem é. A bolsa de pelos é chamada Sporran. Eu achei lindo, e vocês?
Depois fomos subindo a Royal Miles, a Milha Real, a rua onde numa ponta tem o Castelo de Edimburgo e na outra o Palácio de Holyrood.
Chegamos na porta do Castelo, a Susana nos explicou sobre o uso daquela fortificação durante os séculos, desde Robert de Bruce e a história da pequena capela de St Margaret, a conhecida como a pérola da Escócia, mas isso é assunto para o post sobre o castelo de Edimburgo que farei depois. Ah, e se quiserem um filme relacionado a História do país, não devem de ver Coração Valente.
Depois seguimos para uma das ruas mais antigas de Edimburgo aonde tem uma das casas mais antigas ainda em uso (a casa do lado da vermelha). Na descida da rua ela começou a falar da parte mais macabra da Escócia. Pra vocês terem uma idéia a Escócia é um dos lugares mais assombrados do mundo, fenômenos paranormais são encontrados em vários pontos da cidade e por isso que lá é único lugar no mundo a se ter uma universidade de parapsicologia, visto a quantidade de fenômenos reconhecidos, inclusive poltergeist.
Depois paramos na I.J.Mellis uma queijaria com queijos divinos escoceses e fizemos uma degustação por indicação da nossa guia. Uma delicia imperdível!!
Seguimos para o GrassMarket, a praça onde eram feitos os enforcamentos na época medieval, lá você encontra vários Pubs, inclusive tem um que se chama The Last Drop, que era aonde os condenados a forca tomavam seu ultimo shot de whisky.
Já o antigo Pub The White Hart Inn é um dos mais antigos, datado de 1516, o nome é em homenagem a uma visão que o rei David teve em 1128 em uma de suas caçadas, a de um veado branco. Ele foi votado como o Pub mais assombrado de Edimburgo em 2005!
Seguimos firmes, dessa vez para o Cemitério Greyfriads, aonde mais histórias de arrepiar aconteceram. Era lá que a Escritora de Harry Potter se inspirava pra escrever a saga do bruxinho, de lá saíram vários nomes de personagens da trama. Lá conhecemos o antigo colégio que serviu de inspiração para a escola dos magos de Harry Potter, a George Heriot’s School, no século XVII, que antigamente era um abrigo para órfãos.
A Escola fica ao lado do cemitério e não podemos bater fotos , mas no video abaixo mostrei os alunos na hora do recreio.
Essa muralha é a antiga muralha que cercava Edimburgo.
Seguindo pelo cemitério fomos conhecer a tenebrosa história do considerado Primeiro Campo de Concentração do mundo, a prisão dos Governanters.
Os governanters, eram celtas, pagãos, lutavam para tirar o rei Carlos II do Poder, eles se reuniam na igreja do cemitério para tramar contra o poder da época. Carlos II já aborrecido e temendo uma rebelião convocou o advogado George Mackenzie que cercou a igreja pela manhã, enquanto ainda estavam dormindo, levando todos eles a uma área descoberta e trancafiou todos eles no cemitério, sem comida, sem roupas, sem nada. A maioria more ali, os poucos que sobrevivem são levados em um barco para atravessar o oceano para servirem de escravos nos Estados Unidos, mas no meio do caminho o barco vira e os que restaram morrem. Uma historia terrível. Mais o mais terrível é que ao morrer, George Mackenzie põe em testamento que quer ser enterrado ao lado do lugar aonde ele causou tantas mortes. A prisão dos governantes assim como o mausoléu de Mackenzie é o lugar de mais fenômenos poltergeist do planeta. Pudera, diante de tanto horror!

Mausoléu De George Mackenzie

A prisão dos Governanters
Mais uma história do cemitério, mas dessa vez fofa, lá também esta enterrado o Bobby, o cachorro do guarda do cemitério, Bobby foi fiel ao seu dono e quando seu dono morreu ele não saia do cemitério, era alimentado por pessoas locais e quando morreu seu corpo foi enterrado lá no cemitério também, Bobby recebe sempre gravetos de todos que por ali passam pra visitar seu túmulo, e tem também em frente ao cemitério uma estátua, um dos símbolos de Edimburgo.

Estátua do Bobby
Saímos de lá e fomos até o Museu Nacional da Escócia pra conhecer as invenções mais famosas dos escoceses e a mais famosa ovelha do mundo, a Dolly, a ovelha clonada.

Museu Nacional da Escócia
No Reino Unido os museus são gratuitos.
Esse museu fizemos correndo pois ainda tinhamos muita coisa pra ver mas é maravilhoso, vale a pena principalmente se você tiver filhos.

Museu Nacional da Escócia.

Olha a Dolly!!
Saímos do Museu logo na saída fomos ao divertido Bar do Frankstein, lá tem uma apresentação bem divertida do personagem da inglesa Mary Shelley de 1818. O ambiente é todo inspirado num laboratório cientifico, muito bacana mesmo!
Nos divertimos muito com a apresentação exclusiva pra nós, veja no vídeo abaixo.
Depois fomos andando pra conhecer a livraria aonde a J Rolling Escreveu a saga do bruxinho Harry Potter. De lá ela via o cemitério de Greyfriads e usava os nomes dos mortos e muito das histórias de Edimburgo pra desenvolver sua famosa trama.
Partimos agora pra conhecermos a faculdade de parapsicologia única no mundo.
Depois fomos no Castelo de Edimburgo. Mas essa visita você verá só no próximo post!!
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO PARA VER MAIS DETALHES!
Um abração e até a próxima,
Viviane Oliveira
Instagram: @que_viagem
Youtube: Que viagem
Facebook: @que viagem bacana