No segundo dia da expedição fotográfica em Floripa teve muita aventura e várias fotos. A programação do dia era partir caminhando da Praia Mole até a Fortaleza da Barra. Mochila nas costas, tripé no ombro e câmera na mão, vamos lá!
Quer saber mais sobre a expedição Floripa? leia o post do primeiro dia.
Veja a programação das próximas expedições fotográficas do Fotógrafo Zé Paiva!
O dia começou com um café da manhã bem reforçado na Pousada Vila Tamarindo Ecolodge e o ponto de encontro para o início da trilha foi na Praia Mole.
PRAIA MOLE
A praia mole é uma praia muito bonita da ilha de Florianópolis e a preferida dos surfistas. O dia estava bem nublado, mas nem por isso faltou surfista curtindo a praia. A praia tem um mar bem agitado e com ondas fortes, não muito indicado banhistas inexperientes.
Alí mesmo na praia mole, tivemos a orientação fotográfica com Zé Paiva, onde ele reforçou o conhecimento sobre os tipos de luz e como fazer o ajuste da nossa câmera para captar os melhores clicks.

O fotógrafo Zé Paiva dando as orientações – Foto: Blog Com os pés no mundo
Assim começou a nossa caminhada e claro com muitas paradas para fotos. O bom de você estar numa expedição fotográfica com um grupo de blogueiros é que todos querem parar para fotografar e você não se sente “atrapalhando” a viagem de ninguém.
PRAIA DA GALHETA
Caminhamos pela areia até chegar na Praia da Galheta, uma praia lindíssima e bem deserta. A praia da Galheta é a escolhida dos naturistas, porém não é obrigatória a prática. Você pode curtir a praia da maneira que achar melhor.

Praia da Galheta
Na praia da Galheta tivemos uma aula prática em cima das rochas de como tirar fotos com longa exposição, o resultado foram fotos incríveis dos blogueiros.

aula prática

rochas da praia da galheta

Foto de longa exposição feita com um filtro ND.
Lá da Praia da Galheta que começa oficialmente a trilha para a pedra da Boa Vista, no caminho da trilha uma vegetação abundante com diversas flores, cactos , avencas e gramíneas. A cada passo, uma foto nesse lugar lindo!
TRILHA PARA A PEDRA DA BOA VISTA
A trilha para a pedra da Boa vista dura cerca de 1:30 e é considerada com grau de dificuldade Fácil. O preparo físico tem que ser bom, pois a areia fofa e o sol cansam bastante. Levar água para hidratar e lanches rápidos, pode tornar a subida mais agradável.
No percurso passamos por área de mata atlântica, muita beleza natural e lugares com uma vista linda para a praia.

mata atlântica

flores do caminho

vegetação da trilha
Deu uma canseira grande para subir, mas ao chegar na pedra da Boa vista a vista panorâmica da ilha compensa todo o esforço. A trilha toda da praia da galheta até a fortaleza da barra tem cerca de 2250 metros.
MIRANTE DA BOA VISTA
O mirante fica no alto da Pedra da Boa Vista e a vista de lá revela o real significado do nome. Lá no mirante podemos ver a Ilha do Campeche, o mar, a lagoa da conceição, as dunas, enfim quase 360° de vista para a Ilha de Santa Catarina (o nome da ilha de Florianópolis). Claro, que ao chegar nesse lugar paramos para contemplar a bela paisagem e também para recuperar o fôlego.

Trilha da Boavista, Praia da Galheta, Florianopolis, Santa Catarina – foto de Ze Paiva – Vista Imagens
A descida rumo a Fortaleza da Barra estava um pouco escorregadia, mas bem mais tranquila de caminhar comparada a trilha da praia da galheta.
Chegando na Fortaleza da Barra estava na hora de matarmos a fome, depois de uma caminhada intensa. Seguimos para o centrinho da Lagoa da Conceição, onde o pessoal do Café Cultura, já nos aguardava.
ALMOÇO NO CAFÉ CULTURA
O Café Cultura tem um cardápio bem variado, que inclui carnes, massas, frutos do mar e opções para os vegetarianos. Lá em Floripa existe um grande número de vegetarianos, então todo lugar que a gente foi tinha opção. O carro chefe do restaurante é o café, que é feito e processado no Café Lab do outro lado da rua, pelo especialista em café e dono do café cultura.
A comida do restaurante é maravilhosa, meu pedido foi uma massa ao molho de queijo gorgonzola acompanhada de um filé divino. Todos os pratos pedidos foram aprovados pelo grupo de blogueiros incluindo os pratos vegetarianos.

Café Cultura – Foto: Blog Tô pensando em Viajar

Prato delicioso do Café Cultura

Café Lab – laboratório de café
Salva aí o mapa:
Depois de nos deliciarmos com o almoço, fomos convidados para conhecer o processo de confecção do café que é servido nas lojas do Café Cultura. O dono promove cursos de baristas no Café Lab e nos deu uma aula sobre como ele faz o café. Uma verdadeira alquimia fazer um café saboroso, conhecemos o grão, os tipos de café e tipos de instrumentos que auxiliam a fazer o café. Eu adorei conhecer sobre o café e experimentei vários tipos ao final. Tudo uma delícia!
PARQUE DAS DUNAS DA PRAIA DA CONCEIÇÃO
Após o café, seguimos para registrar o fim do dia no parque das dunas da praia da conceição. As dunas são encantadoras, com uma areia bem branquinha.
Lá mesmo nas dunas sentamos para um momento especial, que o Zé Paiva preparou para nosso grupo. Tivemos um momento de meditação (apenas 5 minutos) e partimos para fotografar, foi um momento muito legal do dia. Fotografamos tudo ao redor e em silêncio.

Parque das Dunas da Praia da Conceição

Dunas e o crepúsculo
APRENDENDO A FAZER O LIGHT PAINTING
Após cada um clicar as dunas, fizemos uma brincadeira fotográfica com o grupo. O zé nos explicou como fazer o Light Painting, uma brincadeira com luzes em ambiente escuro e que dá um efeito super legal. Foi um momento muito divertido, cada um fez uma pose e resultado ficou incrível.

Parque Municipal da Dunas da Lagoa da Conceição, Florianopolis, Santa Catarina – foto de Ze Paiva – Vista Imagens
JANTAR NO COZALINDA
Pra fechar o dia com chave de ouro, fomos conhecer o restaurante Cozalinda, que fica em Coqueiros. Ah, não posso deixar de falar. Florianópolis tem a região da ilha e a região do continente, foi mais uma coisa que aprendi nessa viagem.
De cara adorei o nome e o lugar, Cozalinda. Provamos as delícias do lugar, petiscos acompanhado de boa cerveja. Aliás, para quem ama cervejas artesanais o lugar oferece uma grande variedade de cervejas. O ambiente é super agradável e descontraído, as mesas são disputadas. Anota aí essa dica de lugar para conhecer em Florianópolis!

Petiscos – Foto: Blog Tô Pensando em Viajar
Mais um mapa para salvar!
Ainda vem mais post sobre essa expedição, fiquem ligados aqui no blog!
Um grande Beijo, Carol.
3 comentários
Quase morri, mas sobrevivi!! Acho que foi graças à música da Ivete tocando na subida da trilha. Será?! Hehehehe! 😉
Ivete levanta qualquer um!! Uhuu. Foi sofrido, mas foi massa. Saudades das risadas. Bjuss
Legal demais o seu post, Carol! A trilha foi puxadinha, mas valeu a pena ao chegar la em cima ne? Bjs