A Rota alemã dos contos de fadas tem 600 km e engloba 9 cidades alemãs. O início dela é em Hanau, a cidade aonde nasceram os Irmãos Grimm, ela fica a apenas 30 min de trem de Frankfurt e é um excelente opção de bate e volta.

imagem:arteuol
Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm, escreveram verdadeiras obras primas que até hoje são aclamadas pela crítica e público. Obras como: Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Polegar, Gata borralheira, Branca de Neve estão entre as dezenas de contos tatuados em nossas almas desde a nossa infância. A inspiração dos irmãos pra criar tantas estórias vem das lendas medievais dos vilarejos da região. A primeira obra dos irmãos datam de 1812: ‘Contos maravilhosos infantis e domésticos’.
Chegando em Hanau de trem
Hanau é uma das mais bem conservadas cidades alemãs e também por isso fomos conhece-la.
Saindo da estação de trem fomos pegar um táxi, pois lá descobrimos que a estação não fica no centro da cidade como em 99,9% das cidades do mundo, mas é viajando que se aprende.
E como em toda a cidade pequena da Europa que se preze, o taxista não falava nadica de nada de inglês, aí tive que mostrar a foto do lugar que queria ir, mostrei a foto das estátuas dos irmãos Grimm, e lá fomos nós.
Depois de andarmos pela linda cidade, admirando as várias estátuas dos personagens dos contos dos irmãos escritores, fomos almoçar.
Depois do almoço pesquisamos o que mais poderíamos ver por lá e vimos que tinha um antigo palacete do século XVIII que abriga um museu do brinquedo, o Puppenmuseum.
O museu dos brinquedos (Puppenmuseum)
O museu fica um pouco afastado da cidade, num palacete do século XVIII e em frente a um magnífico Park chamado Staatpark Wilhelmsbad com lagos, coretos, pontes, um antigo castelo, e pasmem, um carrossel.

Staatpark

Staatpark

Palacete
O Museu do Brinquedo
O Museu do brinquedo surgiu através da coleção de Gertrude Rosemann, a coleção foi comprada pela cidade de Hanau. A partir de outras aquisições pelo mundo, a coleção só cresceu, até que foi aberto um espaço de 800 m2 para exposição ao público em 1983.
A exposição está em ordem cronológica e você pode ver até brinquedos do ano 500 antes de Cristo, pequenas esculturas de barro em formas de animais, objetos, crianças,…
Bonecas da idade média feitas de louça, porcelana, papel machê, madeira também são vistas por lá. Essas abaixo trocam de roupas e até de cabelos.
Reparem nas jóias das bonecas, réplicas perfeitas do que se usava na época pelos nobres.
Verdadeiras obras de arte em miniatura, reproduzidas como no dia a dia daquela época.
Esses bonecos de porcelana eram impermeáveis e as crianças podiam dar banho neles, eles eram sensação na época.
Ah, e reparem lá em cima na caixa de acrílico, os menores brinquedos do museu: uma cestinha com um micro bebê. Será que naquela época não se imaginava que uma criança poderia engolir um boneco desse??
Me vi brincando com um desses quando era criança, era louca pra ter a casa da Barbie, mais era tão caro que minha mãe juntou todo o dinheiro e só conseguiu comprar a loja da Barbie, o que pra mim já foi o máximo!! Imaginem ter uma casa dessa… .Vejam só a perfeição dos detalhes: tapete, papel de parede, toalhas…ficaria horas brincando, olha só minha cara de empolgação.
Esse quase em tamanho original e cheio de detalhes perfeitos.
Não há como não voltar a ser criança.
Bonecas negras eram uma raridade naquela época, mas olhem só! Eu quando criança tive um boneco negro que eu chamava de Angelo, e ver que muito antes disso já haviam bonecos, sem ser branco loiro de olhos azuis, foi surpreendente.
As miniaturas
As miniaturas são um encanto. Casas com vários andares e a representação do dia a dia.
Ih, o vovô foi pego no flagra.
Reparem na perfeição de tudo. Os shampoo, espelho, toalhas, tapete, azulejos, … encantador.
E esse atelier de vestidos de luxo? E em baixo a casa toda decorada pro Natal.
De arrepiar!
Cidades inteiras em miniatura, dá pra ficar horas esmiuçando cada detalhe. Repare nas lojas de departamento em miniatura, e nas vitrines, essa é considerada a maior do seu tipo do mundo. Impressionante!!!
E essa loja de Natal, não aguento de tanta fofura.
Brinquedos do mundo
O museu também tem uma área dedicada a brinquedos do mundo todo.
Realmente uma visita imperdível em Hanau é este museu. Um lugar pouco divulgado mas de uma delicadeza e carinho pra alma incomparável.
Bonecas africanas, indianas e de todos os continentes.
E essa foi nossa visita a Hanau, se quiserem ver mais desse lugar encantador vejam o video que fiz lá na cidade e se programe pra fazer toda a rota alemã dos contos de fada.
Me sigam nas redes sociais e até a próxima postagem!!
Viviane Oliveira
Facebook: @queviagembacana
Instagram: @que_viagem
2 comentários
Prezada Carol Duque,
Moro em Recife e estou planejando uma viagem por algumas pequenas e medievais cidades alemãs nas redondezas de Wiesbaden, Colônia, Koblenz e Heidelberg; Gostaria de saber quais medievais cidades destas regiões você indica como imperdíveis;
Grata pela ajuda;
Ola Tania,
Sou Viviane e fui eu quem escreveu o post. Então, sobre as cidades alemãs que conheci, eu indico as cidades da Rota dos contos de fadas que engloba 9 cidades, creio que um lugar único no mundo onde o lúdico das histórias dos irmãos Grimm fizeram parte da nossa infância é algo encantador. Eu não cheguei a conhecer todas as 9 mas tenho certeza que estar na Alemanha já e algo fascinante .
Obrigada por nos prestigiar !
Viviane Martins