Um dos passeios mais recomendados, por quem já esteve na ilha de Fernando de Noronha é sem dúvidas o Ilha Tour. No Ilha Tour você tem a oportunidade de conhecer as principais praias e ter uma noção geral da Ilha. Alguns falam que não vale a pena por ser cansativo, cansativo é sim, mas vale muito a pena e vou contar pra você como foi minha experiência. Para começar a entender o passeio, veja o mapa abaixo da ilha e perceba que ela se divide em mar de dentro e mar de fora.

Mapa da ilha – Fonte: Parque Nacional Marinho.
DURAÇÃO DO PASSEIO
O passeio dura o dia todo e requer boa condição física, pois caminhamos por areia, pedra, subimos e descemos escadas, nadamos com os peixes e muito mais. Não recomendo para pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Por ser um roteiro bem intenso, que inclui várias praias da ilha, o Ilha Tour é bem agitado.
A EMPRESA ESCOLHIDA PARA FAZER O PASSEIO
Em Fernando de Noronha existem diversas empresas que fazem o passeio do ilha Tour e você pode ainda fazer o passeio do Ilha Tour Privativo, onde vai você e o guia somente ou um grupo muito restrito de pessoas.
Eu gosto sempre de realizar passeios em grupo, pois acho que é uma excelente oportunidade de fazer novas amizades, novos contatos e trocar experiências. Sempre tive muita sorte com os grupos que viajei, acabo colecionando amizades por onde passo e com esse não foi diferente.
A empresa parceira foi a Atalaia Noronha, que ofereceu ao blog o passeio do Ilha Tour como um dos mais vendidos. Por ser uma empresa séria e muito tradicional na ilha escolhi fazer todos os passeios programados na viagem com a Atalaia Noronha.
→ DICA DA CAROL: Se você está planejando visitar Fernando de Noronha, pode pegar muitas referências das empresas, que trabalham na ilha no grupo do Facebook DICAS DE FERNANDO DE NORONHA. No grupo cada um compartilha sua experiência e isso te ajuda bastante.
O QUE LEVAR PARA O PASSEIO
Para o passeio você deve ir de roupa de banho, chinelos de borracha, chapéu ou boné, óculos de sol, protetor solar, repelente e claro, a sua máquina digital. Se você não tiver uma máquina à prova d´água, pode alugar lá mesmo na ilha com facilidade. Os equipamentos de mergulho também são essenciais, mas se você não tiver, pode alugar. O material recomendado para o passeio são: snorkel, máscara, colete e nadadeiras.
Além de tudo que foi recomendado acima, eu levei garrafas de água mineral na bolsa e alguns lanchinhos. Como passeio dura o dia todo e nem toda praia é fácil comprar alimentos ou bebidas, achei que valeu muito a pena ir abastecida.
O ROTEIRO DO ILHA TOUR
A Atalaia Noronha me pegou às 08 horas na pousada e o carro que realiza esse passeio é uma espécie de pau-de-arara. Uma caminhonete, onde a caçamba é transformada com bancos e uma coberta. Esse tipo de carro é bem comum na ilha e toda empresa realiza nesse tipo de veículo, quando o passeio é feito em grupo. Eu achei diferente e até divertido ir alí em cima com todo mundo, kkkk.
PRIMEIRA PARADA – PROJETO TAMAR
Depois de pegar todo o grupo na pousada, seguimos para o projeto Tamar. Lá somos recebidos por uma equipe do projeto que fala sobre sua unidade de preservação, mostra o trabalho que é realizado e ainda convida para assistir as palestras que acontecem a noite sobre golfinhos, tubarões, tartarugas e muito mais. Lá no projeto Tamar você pode ver esqueletos e carapaças de tartarugas-marinhas e ainda aprender um pouco sobre as espécies marinhas, que são encontradas na ilha.
Lá no projeto Tamar podemos alugar o nosso equipamento de mergulho, que será usado durante o passeio. A empresa Santuário tem equipamentos novos e o preço do kit completo (máscara, snorkel, colete e nadadeiras) é R$ 40 por pessoa, para usar o dia todo. Para devolver os equipamentos alugados a empresa vai buscar na sua pousada, então é super tranquilo.
Com equipamentos alugados e muito animados, seguimos para mais uma parada.

Projeto Tamar
SEGUNDA PARADA – PRAIA DO SANCHO – MORRO DOS DOIS IRMÃOS
Para acessar a praia do Sancho precisamos do ingresso para o Parque Nacional Marinho. Se você não sabe como adquirir, clica aqui!
Existe uma passarela que te leva até a praia do Sancho, toda feita em material reciclável e tem corrimão para facilitar o acesso. No trecho que leva até o mirante tá adaptado até para o cadeirante ir, mas o acesso que leva até a praia tem que ser à pé. Caminhamos tranquilamente até o mirante e o nosso guia Fernando vai nos explicando sobre a ilha.

Guia Fernando explicando sobre a Ilha
Ao chegarmos no mirante entendemos o porquê que essa praia já foi eleita a praia mais bonita do mundo. A praia é em si pequena em extensão, mas de uma beleza absurda. Parei por minutos e em silêncio pude admirar a beleza desse lugar. Apenas ouvimos o som das ondas e dos pássaros. E pode acreditar, do mirante conseguimos ver tartarugas, peixes, tubarão nadando na praia. Tamanha é a transparência da água, que conseguimos ver tudo sem nem pôr o pé na água. Nunca tinha visto lugar tão belo e tão paradisíaco.

Vista do Mirante
Antes de descermos na praia do Sancho, fizemos uma trilha leve para Mirante do Morro dos Dois Irmãos. No mirante você tem a melhor vista para os dois irmãos e o melhor ângulo para tirar centenas de fotos do cartão-postal da ilha. Lá do mirante podemos ver ainda a Baía do Porcos, uma das praias preferidas para mergulho e de uma beleza ímpar. Aliás, falar que as praias de noronha são lindas ainda é muito pouco para descrever, você procurará um adjetivo melhor e não encontrará. Noronha é ainda mais linda ao vivo! A cada passo um “nossa, que lindo!” você irá falar. Posso te alertar, depois de Noronha vai ser difícil achar outra praia tão bonita quanto.

Mirante do Morro dos Dois Irmãos

Baía dos Porcos
Depois de ficarmos minutos tirando fotos e admirando a beleza do morro dos dois irmãos, voltamos para a praia do sancho. No caminho conhecemos aves nativas e seus ninhos,como o Atobá. A ilha é rica em espécies de aves e durante sua estadia na ilha você perceberá isso.

Atobá – Ave nativa da Ilha

Ninho de Atobá
Para chegar na praia do Sancho descemos por uma escadaria feita em material plástico bem resistente e que foi feito com todo cuidado na fenda entre as pedras da falésia. Se você tem claustrofobia, não irá conseguir descer por essa fenda. A descida é controlada por um funcionário do parque nacional marinho e a entrada na praia só é liberada às 08 horas. A descida é em grupo de 30 pessoas e a subida também, eles vão intercalando para que você não espere muito na fila.

escadaria de acesso a praia
Quando você passa pela fenda, ainda tem diversos degraus construídos em pedras até você pisar na areia. Ah, uma coisa que você vai perceber, a areia é macia na praia do sancho. Nunca tinha visto nada parecido, é uma delicia andar descalça na areia. De perto a praia ainda é mais linda e a água ainda mais transparente. O nosso guia Fernando orienta o mergulho e lá vamos nós!

gente, que água é essa?

Praia do Sancho
Nunca vi tantas espécies de peixes diferentes, corais multicoloridos e uma visibilidade absurda de tudo que acontece no mar. O nosso guia, mergulhou, nadou e nos mostrou as riquezas marinhas da praia. Fiquei encantada e animada para o que estava por vir durante o dia.

mergulho no sancho

um espetáculo!
Depois da Praia do Sancho seguimos para a nossa Segunda Parada, a Praia do Sueste.
TERCEIRA PARADA – PRAIA DO SUESTE
A praia do Sueste é considerada o berçário dos tubarões e das tartarugas-marinhas. A praia também faz parte do parque nacional marinho, uma praia do mar de fora e para acessar é necessário o ingresso do parque. Lá tem um loja de conveniência, onde você pode fazer um lanche ou comprar uma água. Um dos serviços oferecidos na praia do sueste é o de guia para mergulho, onde o guia vai puxando 2 ou 3 pessoas com uma bóia e vai orientando por onde nadar. Esse serviço é interessante se você não sabe nadar muito bem, ou se está visitando a praia sem um outro guia.
O nosso guia mergulhou conosco e nadou até que pudéssemos encontrar tartarugas, tubarões e muitos peixes. Foi emocionante poder estar nadando com tubarões e tartarugas, pensava que iria ter medo, mas aos poucos você se sente fazendo parte da natureza e se envolve com toda beleza que o mar revela. Eu amei!! Foi um dos melhores mergulhos do passeio, pois realizei um desejo de ver uma tartaruga-marinha nadando livremente em seu habitat.

Tubarão-lixa na praia do sueste

tartaruga-marinha

Muitos peixinhos
Se você não quiser mergulhar, pode ficar sentado em uma das mesas da loja de conveniência e admirar a paisagem. Lá na praia do Sueste tem o único mangue em ilha oceânica, o que demonstra o quanto especial é essa ilha.
Lá na praia do Sueste, acontecem a captura intencional de tartarugas pela equipe de pesquisa do projeto Tamar. Então você pode ver quais são os dias e horários que as capturas acontecem através do site deles e se programar para ver bem de perto como é esse animal encantador.
Depois de nadar um monte na praia do Sueste, partimos para uma parada para almoço e escolhemos o restaurante VARANDA.
QUARTA PARADA – ALMOÇO – RESTAURANTE VARANDA
O nosso almoço aconteceu um pouco tarde, mas a escolha foi muito acertada. Fomos almoçar no Restaurante Varanda e fomos bem atendidos. Esse restaurante foi bem recomendado por várias pessoas que já estiveram na ilha e a comida não nos decepcionou. O meu pedido foi um camarão no creme de abóbora acompanhado de arroz e uma farofa com alho. A farofa era diferente, tipo uns farelos de pão temperados, que depois descobri que é de origem japonesa. A comida estava divina, o preço do prato para 2 que foi bem servido saiu na faixa de 100 reais. Em Noronha, a comida é cara e nesses restaurantes nem se fala! Gostei bastante do ambiente do restaurante, da comida e do atendimento, super recomendo!
O endereço do restaurante Varanda: Rua Major Costa, nº 130 – Vila do Trinta – Fernando de Noronha, Brasil. Fone: (81) 3619 1546.
QUINTA PARADA – PRAIA DO LEÃO
A praia do Leão faz parte do mar de fora e dela você pode ver o morro da viuvinha e o morro do leão. A praia do Leão tem esse nome devido a um morro que está nessa praia com um formato parecido com um leão-marinho deitado. Essa parada é apenas para admirar a beleza da praia (mirante), pois a maior parte das suas piscinas naturais são proibidas para mergulho. Você pode caminhar na praia e tomar banho em algumas piscinas naturais, que se formam mais próximas da areia. Seguimos com o passeio rumo a praia do porto.

Praia do Leão

piscinas naturais da praia do leão

Mirante para Praia do Leão
SEXTA PARADA – PRAIA DO PORTO – MUSEU DO TUBARÃO – BURACO DA RAQUEL – CAIEIRAS
A praia do Porto é um excelente ponto de mergulho, pois há vários navios naufragados e uma diversidade enorme de vida marinha. Da praia do porto partem os passeios de barco por toda a ilha.
Museu do Tubarão fica ao lado do Porto e é um lugar interessante para visitar. A entrada é gratuita e tem várias arcadas de espécies diferentes de tubarão. Lá você pode aprender um pouco sobre a geologia da ilha e sua origem vulcânica. Dentro do museu ainda tem uma loja e uma cafeteria, que vende o famoso bolinho de Tubalhau (mistura de tubarão com bacalhau). No jardim do museu ficam as esculturas que rendem boas fotos, a cauda da sereia e a trono do tritão. Tem que tirar essa foto básica!

Museu do Tubarão

Museu do Tubarão
Alí mesmo do lado do museu você pode conhecer o Buraco da Raquel. O buraco da raquel é uma formação rochosa que tem um furo por onde a água passa na maré baixa. O buraco da raquel tem 2 histórias, um que o nosso guia contou, que um dos coronéis que moravam na ilha, tinha uma filha especial chamada Raquel e em uma das crises ela se escondeu nesse buraco. Os soldados procuraram por toda a ilha, até que a encontraram lá nesse buraco. A outra história era que Raquel, filha do coronel, usava o buraco para marcar encontros amorosos com os soldados da ilha. Não se sabe na verdade, qual a real história, mas pelo sim ou pelo não, ninguém coloca o nome da filha de Raquel até hoje na ilha, kkkk.

Buraco da Raquel
Caminhando mais um pouco podemos ver a praia de Caieiras, rica em piscinas naturais, mas também proibidas para banho.

Praia de Caieiras

Caieiras
Essa área do mar próxima ao museu de tubarão é onde os tubarões utilizam para repousar e foram encontradas diversas espécies diferentes na ilha. O responsável pelo Museu do Tubarão é o único que tem autorização para mergulhar com os tubarões e na área que eles ficam.
SÉTIMA PARADA – CACIMBA DO PADRE – BAÍA DOS PORCOS
Seguimos o passeio para a Cacimba do Padre, essa praia leva esse nome, pois um padre encontrou a única fonte de água potável da ilha. A Cacimba do Padre é a praia preferida dos surfistas e tem uma vista linda para o morro dos dois irmãos. Para acessar essa praia não é preciso pagar a taxa do parque nacional marinho. Na areia da praia a gente pode ver várias marcações do projeto tamar, que indicavam aonde estavam os ovos de tartaruga. A praia é linda e a cor da água é perfeita.

Praia da Cacimba do Padre
Fomos caminhando pela praia da Cacimba do Padre em sentido para Baía dos Porcos. A Baía dos porcos tem vários corais e uma visão privilegiada do Morro dos dois irmãos, lá tem uma piscina natural em forma de coração. A piscina natural em forma de coração é preservada e não pode mergulhar nela, mas tem várias outras que você pode mergulhar. Ela é um dos melhores pontos para fazer snorkeling na ilha, há quem goste mais dela que a praia do Sancho. Ela leva esse nome por parecer com uma praia de mesmo nome que fica em Cuba. Com 100 metros de extensão e de uma beleza impactante, vai ser outro lugar que você irá se apaixonar.

Baía dos Porcos

vista da Baía dos Porcos

Baía dos Porcos
O PÔR-DO-SOL
Diante da hora do nosso passeio, para não perdermos mais um por-do-sol na ilha, ficamos no alto de uma pedra na baía dos porcos e assistimos de lá. Sentamos nas pedras e ficamos por minutos apreciando o momento. Simplesmente demais!

vista para Baía dos Porcos
Depois de assistirmos o pôr-do-sol fomos para uma breve passada no Mirante do Boldró. No mirante tem um bar, que toca música ao vivo no fim do dia, para deleite dos visitantes. Lá no alto do mirante ficam as ruínas do Forte de São Pedro do Boldró e é sem dúvidas um dos melhores lugares para assistir o sol se pôr.

Mirante do Boldró
Bem, esse foi o ilha tour! Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre o passeio. Se gostou, comenta e compartilha com os amigos.
Sigam as redes sociais!
Um Grande Beijo, Carol.
25 comentários
Como eu tenho vontade de conhecer Fernando de Noronha, um dica eu ainda irei, é já tenho suas dicas bem legais
Vai sim! Sei que é um sonho caro, mas não impossível. Tem muitas maneiras d3 economizar com hospedagem e comida.
Noronha é tudo de bom, um paraíso realmente. Já fomos ainda sem filhos, mas precisamos voltar para apresentar essa maravilha para eles.
Acho que vale a pena ir com crianças maiores, que possam curtir mergulhar de Snorkel e tenhame disposição para subir e descer as escadas de Noronha. O mar elas vão amar!! Obrigada
Tô apaixonada! Tudo é muito lindo, mas a terceira parada pra mim foi genial, deve ter sido maravilhoso ver a tartaruga passando assim do ladinho, que sonho!
Foi um sonho realizado! Ver uma tartaruga em seu habitat e nadando sem medo algum, foi incrível. Ainda pude ver tubarões e seus filhotes, experiência única. Bjuss e obrigada
dá até tristeza ver as fotos de Fernando de Noronha! ahhaha é um paraíso este lugar!
Adorei passear pela ilha com você, Carol! 🙂
Fernando de Noronha é um sonho, sou doida pra ir pra lá! Bastante coisa para conhecer em um dia, né? Parece incrível!
Parabéns pelo post!
bjos
Uma das melhores viagens que fiz! Nunca vi praias tão bonitas. Vale muito a pena conhecer o paraíso. Obrigada!! Bjuuu
Nossa, que legal! Parece ser bem intenso mesmo, mas deve valer a pena! Poderia compartilhar comigo o valor desse passeio? Quero muito ir mas não tenho muita noção de preços ainda. Obrigada!
Na Atalaia Noronha custa R$160 por pessoa o ilha tour. Vale cada centavo, se você tem um guia que até nada com você. O guia nadou até mostraro tudo que a gente queria ver, foi incrível.
oi Carol… você não brincou quando disse que seria um dia intenso hein?! Mas, me diga, diante de tanta beleza e exuberância, o cansaço não termina ficando em segundo plano?! As fotos estão incríveis. Noronha é muito diva né?! bj
Muito verdade! Você só sente o cansaço quando chega na pousada ao final do dia. Você fica tão eufórico com os lugares, com as paisagens que não sente nada a não ser felicidade de estar num lugar daqueles. Demais!!
Desse ano não passa! Vou pra Fernando de Noronha sim ou com certeza! Fotos lindas!
Tem que ir! Você vai voltar apaixonada e não vai parar de falar da viagem kkkk. Noronha tem esse efeito, deixa a gente encantada. Obrigada por acompanhar o blog! Grande beijo
Dizem que Fernando de Noronha é o paraíso na terra, deve ser mesmo, são tantas praias lindas e opções pra se desconectar do mundo, é incrível! Sonhando em conhecer esse lugar no futuro!
Pode ter certeza. Sou Pernambucana e já tinha conhecido várias praias antes de Noronha. Agora ficou difícil achar uma praia bonita kkkkkk. Vale a pena! Grande beijo
Noronha já está na minha lista para conhecer.
Vale muito a pena! Um verdadeiro paraíso. Obrigada por acompanhar o blog! Grande beijo
Fernando de Noronha é um paraíso, o Ilha Tour é ótimo para um reconhecimento da ilha e depois alugar um 4×4 e voltar para os melhores lugares. Adorei seu post, está cheio de informações e lindas fotos!
Verdade,um paraíso mesmo.Quando você tem idéia de como é a ilha vale a pena alugar um buggy ou um 4×4 e visitar os lugares preferidos. Obrigada por acompanhar o blog! Bjuss
Noronha está na minha listinha nada básica. hahahaha….Carol, adorei seu post! um dos mais completos q já li sobre a ilha. Parabéns. Bjão. PatyGomezPE
Obrigada lindona! realize esse sonho, pois foi um dos lugares mais lindos que conheci. quem sabe a gente não vá juntas? um grande beijo.
[…] Fernando de Noronha […]
[…] Fernando de Noronha […]