Quando se fala no Ceará logo vem na cabeça aquelas imagens de praias paradisíacas, não é? mas, o Ceará esconde encantos que muitas vezes você sequer imagina. Serras, cachoeiras, friozinho… digno de cidades do sul do Brasil.
Eu estou falando de uma das áreas de preservação ambiental mais importantes da região: o Maciço de Baturité, uma área de mais de 32 mil hectares. A serra ainda faz parte da Rota Verde do Café, onde os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti são produtores do tipico Café de Sombra- uma forma de cultivo onde o café é plantado na sombra das árvores nativas, preservando umidade do solo adubado pela palha, folhas e umidade da floresta, assim como poupado dos raios do sol.
Em 2015 muitas das fazendas cafeteiras abriram suas portas e hj recebem os visitantes para uma aula de história ao sabor de um delicioso cafezinho coado na hora.
Então, vamos conhecer!
Saí de Fortaleza rumo a cidade de Guaramiranga, pois sempre ouvia falar que lá tinha clima de montanha e uma forte tradição de se tocar música nas ruas, principalmente Jazz e Blues. Na verdade no carnaval tem um festival de Jazz e Blues que lota a cidade e é um verdadeiro refúgio para aqueles que não se afinizam com forró, axé, dentre outras músicas típicas do nosso carnaval, e levaram pra lá essa cultura.
COMO CHEGAR NO MACIÇO DE BATURITÉ
Tem duas maneiras de você chegar lá em Guaramiranga: uma é pela CE 020 e 022 , uma estrada super perigosa com asfalto bom mas sem nenhum acostamento e muito estreita, a estrada é bonita, com vales, rodeando as serras mas com curvas muito fechadas. Se quiser ir por essa estrada vá, mas procure ir de dia e bem cedo porque nem ultrapassar você consegue.
A outra é indo por Baturité, onde a estrada é bem mais tranquila, com asfalto excelente e algumas partes até com estrada duplicada (fomos pela primeira e voltamos pela segunda).

CE 022

Estrada por Baturité
CHEGANDO EM GUARAMIRANGA
Chegamos em Guaramiranga e fomos direto pra nossa pousada que ficava a 7 km da cidade, em Mulungu. A Le Revê era uma antiga fazenda de cafe e também faz parte da rota verde de cafe da região, a Dona me contou que nao faz mais a colheita de café pois é muito sacrificante e ninguém mais quer fazer esse serviço.
Ela também nos disse que devido a escassez de chuva nos últimos anos as belas cachoeiras secaram e não mais se pode curtir essa atração na cidade.

Pousada Le Rêve

Pousada Le Reve

Pousada Le Revê
CONHECENDO PACOTÍ
Fizemos check-in e tomamos café, descansamos um pouco e fomos conhecer a cidade de Pacoti, lá aos domingos diz que tem uma feirinha de artesanato bem interessante. A cidade tem um lago com pedalinhos, e esportes aquáticos, lugares pra acampar, e muito verde, demos uma volta e voltamos a Guaramiranga pra almoçar. Fomos até a praça central e sentamos no restaurante Basílico, pedimos um file e fomos surpreendidos com o capricho da comida, muito bem feita e gostosa.

Restaurante Basilico na Praça Central
Depois do almoço fomos andando ate a igreja matriz de 1872 que fica em cima de um morro, entramos e pedimos nossa já tradicional benção.

Igreja Matriz de Guaramiranga

Guaramiranga
Depois voltamos a hotel pra mais tarde voltarmos e curtirmos a cidade de noite com os shows e agitação.
De noite fomos comer o fondue, já tradicional na cidade, você pode escolher se pede na pedra ou no óleo, pedimos na pedra. Desfrutamos do show na praça principal da cidade e encontramos amigos por lá sem termos combinado de nos encontrar, tomamos um vinho e batemos muito papo, comemos chocolate da Chocoberry e tudo isso num friozinho de 17 graus.
E agora quero indicar pra vocês alguns hotéis que vi aqui dentro da cidade pra quem não quer ter que se deslocar muito como nós, que ficamos distantes do agito. Minhas sugestões de hotel em Guaramiranga são: Hotel Montenegro, Pousada Manjericão, Pousada Zeus. E pra quem prefere uma calmaria e não se importa com a distancia os Hotéis Le Revê e Vale das Nuvens são boas pedidas.
No dia seguinte voltamos pra casa.
Espero que vocês tenham gostado e colocado na sua lista de passeios quando vierem aqui pra Fortaleza, Guaramiranga é bem pequena mas muito acolhedora.
Veja a Agenda de eventos atualizada para 2017!