Primeiro compromisso do dia, trocar o voucher que tinha em mãos pelo cartão NYpass. Comprei antecipadamente pelo site www.newyorkpass.com. Você pode escolher pelo seu roteiro o tipo de passe mais adequado, escolhi o que era de 3 dias. O endereço de troca tem no próprio voucher e fica próximo a Times Square, mas também pode ser feita em outros locais, que constam no Voucher da mesma forma.
O NYPASS pode ser comprado nos principais pontos turísticos, mas se você fizer a compra antecipada pelo site sai mais barato. No momento da troca do Voucher você recebe um cartão com chip (semelhante a cartão de credito) e um guia que tem em varias línguas, inclusive em Português. Nos pontos turísticos, você apresenta o cartão e o seu ingresso é emitido imediatamente. NYpass na mão, iniciei minha andança. Na parte de trás do Guia do NYpass tinha um mapa das linhas do metrô e esse mapa foi esse ncial para conseguir chegar nos pontos de interesse.
Uma Boa dica é comprar o Metrocard de uso ilimitado por 7 dias, pois cada passagem avulsa custa U$2,50, já o Metrocard de 07 dias ilimitados custa U$ 29,00, então vale muito a pena adquirir assim que você chegar em qualquer estação da cidade. Uma outra dica para quem vai pela primeira vez é que sempre que você quiser descer na ilha o sentido do metrô será Downtown e quando você quiser subir UPTOWN, mesmo sabendo a tradução você pode achar que Downtown é o centro de Manhattan e nem sempre será nesse sentido.
WORLD TRADE CENTER MEMORIAL
Na Times peguei metrô da linha Azul E e desci na parada World Trade Center. A saída da estação fica em frente ao World Trade Center. Já tinha feito a reserva no site www.911memorial.org , a entrada é gratuita e se você quiser pode fazer uma doação ao memorial. Um lugar emocionante, você sente e relembra toda aquela tragédia que abalou o mundo. Uma homenagem digna e linda para quem perdeu sua vida naquele local.
Na saída do memorial há uma loja que vende lembrancinhas e lá passam depoimentos dos sobreviventes do WTC. Você ainda pode ver e fotografar alguns dos objetos encontrados no local no dia da tragédia. Existe um museu que esta em fase de acabamento que promete ser cheio de emoção, confesso que me senti fazendo parte daquela tragédia, afinal todo mundo lembra de como soube da noticia ou o que estava fazendo nesse momento.
Nova Torre que está sendo construída |
Chapéu do Bombeiro ainda com a poeira do WTC |
Relatos de quem sobreviveu e de familiares de quem perdeu a vida |
objetos encontrados na tragédia |
LIBERTY ISLAND
Após a visita ao Memorial, caminhei em direção ao Battery Park. No Castle Clinton, você poderá pegar seu ingresso. De 30 em 30 minutos sai um Ferry Boat para a Liberty Island + Ellis Island. Você pega o Ingresso e aguarda ser chamado na fila. O passeio deve ser feito de preferência em dia de semana, pois tem pouca gente na fila, quem reserva pelo site do Ferry Boat tem uma fila especial, que é geralmente curta. Aproveite para ver a bela vista de Manhattan e conhecer de perto a Estátua da Liberdade.
Manhattan Skyline |
A Estátua não é bem do tamanho do Cristo Redentor, mas é muito bela e imponente. Na ilha em que se localiza você encontra vários mirantes com vistas privilegiadas de Manhattan, além de ter um Park muito bonito e arborizado. Como em tudo nos EUA, tem uma lojinha de Souvenirs e uma lanchonete na ilha.
Terminado o passeio pela Liberty Island, aguardei o Ferry Boat de volta que para obrigatoriamente na Ellis Island, onde hoje tem um museu do imigrante, não me interessei muito em ir, porque estava cansada, aguardei no barco e ele logo me deixou de volta ao Battery Park (mesmo local da partida).
Ellis Island |
CAMINHANDO PELA WALL STREET
De volta a Manhattan, fui na Wall Street, conhecer o “Bull” de perto. Caminhei ainda em direção à Trinity Church, que estava reformando a fachada e presenciei um ensaio de casamento.
Wall Street |
Trinity Church |
Próximo a Igreja, mas especificamente na calçada, peguei o metrô e desci na Grand Central Terminal que fica na 42 Street com a Lexington Avenue. Cenário de vários filmes, inclusive “Madagascar”, a Grand Central Terminal tem uma arquitetura ímpar, lojas, praça de alimentação, sem dúvida um lugar para conhecer.
Grand Central Station |
Dei uma boa caminhada ate a 5a Avenida e fui do numero 42 a 59, ou seja ate o fim da rua, olhando as lojas das grifes mundiais, como CHANEL, LOUIS VUITTON, PRADA. No numero 59 St, você encontra as lojas FAO SCHWARZ (Loja de Brinquedos) e APPLE, com um elevador que leva ao subsolo que é imperdível. A quinta avenida termina no Central Park e de lá você verá o Hotel THE PLAZA, onde foi gravado o filme “Esqueceram de Mim 2”. Dali mesmo peguei o metrô e voltei morta e acabada para o hotel para descansar, pois a viagem estava apenas começando.
1 comentário
Of the panoply of website I’ve pored over this has the most veacrity.