Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira tiveram o Estado do Pará como tema da festa do primeiro aninho de seu primeiro filho. A novela das 9, A Força do Querer, se passa em Belém e terá as lendas amazônicas dando início da trama. Leda Nagle numa reportagem de 2012 escreveu : Belém é chique! E desenvolveu no seu texto todas as coisas vividas por ela na cidade morena. O Padre Fabio de Melo disse em entrevista no programa Mais Você que a culinária paraense é a melhor do Brasil.
Bom, mas vamos lá saber o porquê desse interesse pelo norte do Brasil e pela floresta Amazônica.

Brasil Map
Quando viajo pra fora do Brasil e digo que sou brasileira imediatamente as pessoas perguntam: “Rio de Janeiro?” “São Paulo?”. Aí eu respondo:”não, sou do Norte, da Amazônia” . E todas as vezes as pessoas fazem uma cara estranha, pois com certeza associam a Amazônia como uma floresta intocada e sequer imaginam que bem no meio existem metrópoles cheias de belezas, cultura e lazer.
Além disso por aqui traços indígenas e caboclos são constantes, mas também encontramos pessoas como eu, descendentes dos portugueses que vieram em peso pra cá no século passado.
Minha avó, por exemplo, veio sozinha com um filho debaixo do braço se aventurar no tal Novo Mundo. Belém tem dessas coisas, uma forte cultura indígena misturada com referências europeias fazendo dessa região umas das mais ricas regiões do país.

CHEGANDO NO PARÁ
A gente já chega aqui com essa vista, de florestas e rios praticamente intocados, e ao descer do avião somos recepcionados com o bafo quente e úmido típicos de lugares próximos da linha do Equador. Belém é conhecida por chover todos os dias, sempre as 3 da tarde, mas hoje em dia não é bem assim, hoje chove quase todo o dia sim , às vezes de manhã, às vezes a tarde, à vezes a noite, e as vezes o dia todo, as vezes uma chuvica e na maioria das vezes um TEMPORAL, mas que dura uma meia-hora e logo depois parece que nada aconteceu, e o sol volta a torrar nossa moleira. Bem vindos a Belém, te prepara pro calor, maninho!
VAMOS FALAR DE CULTURA?
Feliz Lusitânia (primeiro nome da cidade) ou Santa Maria de Belém do Grão Pará é hoje chamada apenas de Belém do Pará, ou Belém. Sua fundação em 1616 se deu quando a coroa portuguesa queria de qualquer forma impedir a invasão dos ingleses, franceses e holandeses as entranhas da Amazônia, já que a cidade é a porta de entrada para o norte do país (veja no mapa acima), e exatamente neste lugar que se construiu um Forte, chamado Forte do Presépio com vista privilegiada para a Baia do Guajará, e próximo a foz do Rio Amazonas. Esse Forte faz Parte do Complexo Feliz Lusitânia, um núcleo de atrações culturais, arquitetônicas e turísticas restaurado aonde nasceu a cidade de Belém.
Nesse complexo iremos conhecer:
-Forte do Presépio (ou do Castelo);
-Palacete das 11 janelas;
-Praça D. Frei Caetano;
-Museu de Arte Sacra (antigo palácio Episcopal);
-Igreja de Santo Alexandre;
-Igreja da Sé (de onde sai o Círio de Nazaré).
FORTE DO PRESÉPIO

Forte do Presépio

Forte do Presépio e a primeira rua de Belém
Vamos entrar no Forte? A entrada custa 4,00 e te da direito a entrar no Museu.
O Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém, ou hoje conhecido como Forte do Presépio, foi construído inicialmente de madeira e palha e chegou a essa fortificação, como se vê hoje, somente em 1868, depois de inúmeras reformas e dos ataques nas revoltas de 1835.
Em 1833 o forte foi rebatizado de Forte do Castelo do Senhor de Santo Cristo ou simplesmente Forte do Castelo. Podemos chamar pelos 2 nomes.

Forte do Presepio
De lá do Castelo tem-se a linda vista da cidade e do famoso Ver-o-Peso

Forte do Presepio e a vista pro Ver-o-Peso
Observe os canhões que ficavam a espera dos invasores.

Canhões de olho nos invasores
Depois fomos ao museu que fica dentro do Forte.
O Museu foca na colonização da Região e possui muitos fragmentos de artefatos dos índios e moedas cunhadas na época do Brasil Colônia. Repare numa escova de dentes encontrada feita de osso.

Museu do Forte do Castelo

Museu do Forte do Castelo, Ceramicas

Museu do Forte do Castelo
PALACETE DAS 11 JANELAS
O Palacete foi construído para abrigar a família de um rico proprietário de um engenho de açúcar, depois transformado em hospital, obra do famoso arquiteto italiano Antonio Landi (várias obras arquitetônicas da cidade foram feitas por ele) e posteriormente passou a abrigar funções militares da Marinha.

Palacete das 11 janelas
Hoje abriga o Museu de Arte Moderna e Contemporânea. o ingresso custou R$ 4,00.

Palacete das 11 janelas

Palacete das 11 janelas- Museu de Arte Moderna

Palacete das 11 janelas

Palacete das 11 janelas

Palacete das 11 janelas
Terminado nosso passeio pelo Museu de Arte Moderna e contemporânea, partimos pra conhecer e admirar outra atração do Complexo Feliz Lusitânia.
PRAÇA FREI CAETANO BRANDÃO
A praça em homenagem ao Frei fica em frente a Catedral da Sé e la podemos ver a bela escultura a qual aparece o frei vestido com trajes episcopais portando a mitra (chapéu), báculo (cajado) e capa, a homenagem deu-se pela exemplar conduta do mesmo, uma delas a fundação do primeiro hospital da Amazônia.
MUSEU DE ARTE SACRA
De frente para a estatua você se depara com o impressionante prédio de 1968 que abriga a Igreja de Santo Alexandre e o belo Museu de Arte Sacra – O Palácio Episcopal.
Vamos entrar?
O Museu de Arte Sacra é gratuito e você poderá visita-lo solicitando um guia pra lhe acompanhar. O museu possui em torno de 320 obras sacras, algumas raras, encontradas enterradas quando foram feitas as reformas do local.
O Museu foi fundados pelos jesuítas que ensinaram aos índios oficio de escultor, reparem nas feições e traços indígenas dos anjos.
Reparem também nas mãos dos anjos chamados de Anjos Toucheiros (portadores de tochas).
Pelo jesuíta Padre João Daniel, que no século XVIII escreveu :
“no Colégio dos Padres da Companhia, na cidade do Pará, estão uns dois grandes anjos por toucheiros, com tal perfeição, que servem de admiração aos europeus, e são a primeira obra que fez um índio daquele ofício, e se a primeira saiu de tal primor, que obras primas não faria de dar anos no ofício?“. (fonte wikipedia)
Esta imagem abaixo é uma raridade, poucas representações de Maria foram retratadas dessa forma, amamentando o menino Jesus.
Abaixo toda a riqueza dos objetos litúrgicos.
Depois do Museu fomos até a Igreja de Santo Alexandre, essa igreja ficou fechada e abandonada por varias décadas sendo restaurada e aberta ao publico após sua ultima reforma.
A homenagem ao mártir deu-se após ter sido doada pelo papa Urbano VIII as relíquias de Santo Alexandre de Bérgamo, o mártir.
A igreja em estilo barroco tem uma simplicidade e um luxo difíceis de explicar, as paredes brancas contrastam com os entalhes de madeira escura feitas pelos indígenas e por seu mestre padre Joao Xavier.
A igreja também é palco de Teatro, concertos e apresentações em geral. A visita ao Museu de Arte Sacra é imperdível, e o melhor de tudo, é gratuito.
IGREJA DA SÉ
Já ouviu falar na maior procissão do mundo ocidental? Já ouviu falar na procissão que reúne cerca de 3 milhões de pessoas? Já ouviu falar no Círio de Nazaré? Se não ouviu, falarei dela em um post separado.
É daqui que sai a maior procissão da America Latina, daqui da Catedral Metropolitana de Belém, a Catedral da Sé.
Construída em 1748 a Catedral em estilo barroco pombalino, parte da arquitetura é projeto de Antonio Landi (o mesmo do palacete das 11 janelas).
Na fachada os dois relógios da Catedral são importados da Europa. A Catedral da Sé possuí belíssimos desenhos feitos pelo arquiteto Landi, também guarda importantes telas criadas por renomados artistas europeus do século XVIII, localizados nos seus dez altares laterais, além de 28 candelabros de bronze, vitrais religiosos de grande valor artístico e possuí conta com um belo órgão francês do século XIX.
Essas foram as obras mais importantes do Complexo Feliz Lusitânia que eu trouxe pra vocês, ainda tem muito mais pra se conhecer na cidade. Nos próximos posts espero vocês pra gente falar sobre outros lugares interessantes pra se conhecer em Belém. Veja mais fotos assistindo o video abaixo
Um grande abraço,
Viviane Oliveira
Youtube: Que viagem
Instagram: @que_viagem
Facebook: @queviagembacana
Veja os horários de funcionamento dos museus do Complexo acessando esse link:
https://www.facebook.com/museuartesacrapara
3 comentários
Super legal conhecer a cidade pelos seus relatos. Linda a cidade mesmo!!!
Obrigada Sylvia, se for um dia você vai adorar.
[…] Brasil […]