Cancún tem tantos passeios, que a gente que está indo pela primeira vez não sabe quais escolher. A vontade que dá é passar vários dias e em cada dia ir conhecer um lugar diferente. Quando eu estava programando ir achei que 7 dias seria tempo suficiente para curtir tudo, engano meu, se eu tivesse 30 dias de viagem, teria 30 passeios diferentes para fazer. Cancún é um destino completo com cultura, história, bons resorts, ilhas, praias, parques…tanta coisa! Acho que em 10 dias dá pra você conhecer os lugares principais, então para mim ficou o gostinho de quero mais.
Um dos passeios que mais gostei na viagem foi o de Isla Mujeres. Isla Mujeres é uma pequena ilha do estado de Quintana Roo e que fica a 15 minutos de barco do Porto de Juárez (o maior de Cancún).
Os maias acreditavam que a ilha tinha a benção da fertilidade, então todas as mulheres que desejavam ter bebês, em algum momento da sua vida visitavam a Ilha das mulheres para serem abençoadas pela deusa Ixchel. Os espanhóis quando chegaram na ilha, se depararam com várias esculturas de mulheres e por isso denominaram a ilha de Isla Mujeres.
CONHECENDO O MAR AZUL DE ISLA MUJERES
Para chegar na ilha só pode ser de barco e o nosso passeio partiu do Porto de Juarez em Cancún. A agência Tio Nenê Tours mais uma vez me pegou pontualmente no hotel em que estava, O Krystal Cancún e me levou ao porto. Como eu não tinha decidido com antecedência se iria fazer o nado com os golfinhos, meu horário para nadar com eles acabou sendo o último, às 15:30.

Hotel Krystal Cancún
Lá no Porto de Cancún a gente recebe uma pulseira com o nosso horário do nado e de acordo com a programação você pode pegar 2 barcos diferentes, um vai direto para o Garrafón Park e outro vai para o Dolphin Discovery. Os dois lugares ficam em pontos diferentes da ilha, mas não muito distantes.
Todo mundo prefere de uma forma geral ir primeiro fazer o nado com os golfinhos e depois terminar o dia no Garrafón, mas comigo foi o contrário. Fui direto para o Garrafón e de verdade achei a melhor forma de conhecer.

Porto Juárez

Um arco-íris iluminando nosso passeio
GARRAFÓN PARK
Depois de 15 minutinhos de um travessia tranquila desembarquei no Parque Garrafón e tinha a manhã inteira para curtir o lugar.
Li alguns comentários, que algumas pessoas acharam o lugar sem muito o que fazer, mas sinceramente era isso que queria. Um lugar que eu pudesse relaxar, tomar sol, beber bons drinks e ainda ver peixinhos. Chegando lá foi exatamente isso que encontrei, pensei em alugar um carrinho de golfe e explorar a ilha, mas acabei desistindo e fiquei só curtindo o lugar.

Chegando no Garrafón

Píer do Garrafon

cascata da piscina

Vista do Parque
Logo alí bem pertinho mais ao sul da ilha, fica a Punta Sur, onde tem um parque de esculturas ao ar livres e ruínas da civilização maia. Fui caminhando em direção a Punta Sur, 5 minutos a pé, até o parque das esculturas e a vista de lá para ilha é impressionante. Para quem está no Parque Garrafón é gratuita a entrada no parque das esculturas, você apresenta a pulseira e entra imediatamente.
Caminhei pelas margens e descobri cada lugar lindo, tem farol, tem lojinha, esculturas e até uma caverna. Tirei mil fotos e fiquei hipnotizada com o azul do mar de Isla Mujeres. Depois de passear pela Punta Sur voltei para o Parque Garrafón, para aproveitar tudo que o parque tinha.

Parque das esculturas da Punta Sur

Iguanas pra todo lado

Olha só que mar!

caverna do caminho

Caminho até a Punta Sur
PACOTE ESCOLHIDO
O meu pacote foi o Royal Garrafón + Dolphin Encounter, que dava acesso livre ao Parque Garrafón com comida e bebida inclusas, equipamento para snorkeling e caiaque. A tirolesa é cobrada por fora e custa U$ 25 por pessoa, eu acabei não fazendo, pois gosto quando cai na água e essa vai de uma plataforma à outra. Existe outro pacote VIP, que você tem acesso a tudo incluindo a tirolesa e a um restaurante exclusivo, que fica no primeiro andar do parque. De verdade, estava tão bom onde a gente estava, que eu não senti falta desse upgrade.
Não sei se foi o dia que escolhi ou a época que fui (Outubro de 2017), mas o parque estava bem tranquilo, poucas pessoas circulando, o que eu adoreiii. Tomei sol em uma das espreguiçadeiras, bebi vários drinks, tomei banho na piscina maravilhosa de borda infinita, fiz snorkeling e vi vários peixinhos, estrela-do-mar e até uma água-viva. Enfim, me esbaldei no parque Garrafón. O parque também oferece armários e banheiros com chuveiros.
- piscina maravilhosa
- mar gostoso
- muitos peixinhos
- snorkeling em Isla Mujeres
Depois de aproveitar muito, fomos almoçar no restaurante dentro do parque. O buffet era livre e com uma variedade enorme de pratos, adorei a comida, nada picante, o que me agradou bastante. O buffet também oferecia sobremesas, que estavam ótimas por sinal.
Ah, vale alertar que a ilha é lotada de iguanas. Por todo lado você vê um bichano desse e na hora do almoço uma apareceu debaixo da minha mesa. Não tenho medo não, mas perto do meu pé foi demais. Dei boas risadas de susto e coloquei o pé em cima da cadeira e continuei almoçando.

Piscina com borda infinita

paraíso!

as iguanas reinam
NADO COM OS GOLFINHOS – DOLPHIN DISCOVERY
Depois do almoço, era hora de deitar na rede e aguardar o barco que saía para o Dolphin Discovery. Quem disse que deu vontade de ir embora? Se pudesse teria passado o dia inteiro lá, aliás quando eu voltar quero fazer isso. O barco estava saindo e eu ainda iria fazer o nado com os golfinho no Dolphin Discovery.
O barco chega rapidinho lá no Dolphin Discovey, ao chegar lá fui direto negociar logo as fotos. As fotos saíram U$ 55 por pessoa, vale a pena juntar uma turma e tentar negociar um desconto. O valor das fotos é bem alto, mas o registro desse momento é algo eterno. Já que você vai fazer o nado, compra logo as fotos e seja feliz.
Enquanto não convocavam a turma das 15:30 eu fui aproveitar a estrutura do Dolphin Discovery. O local tem piscina, free wi-fi, serviço de bar e eu claro que curti o lugar. Coloquei minhas coisas no armário, que também eram gratuitos e fui para o bar tomar umas boas piñas coladas.
- Dolphin Discovery
Às 15:30 lá fui eu nadar com os golfinhos, no meu grupo havia 5 adultos e 3 crianças e foi muito legal. Acabou que eles fizeram mais atividades que eu havia contratado, tocamos na barriga do golfinho, nas nadadeiras, beijamos e fomos empurrados por eles. Foi emocionante! A gente fica numa plataforma com o colete e o treinador vai nos orientando. Os golfinhos são muito inteligentes, bem cuidados e muito dóceis. No começo deu um medinho, mas depois curti muito.
Foi uma experiência inesquecível poder estar bem pertinho desses animais que tanto nos encantam. Super recomendo fazer o passeio para Isla Mujeres, foi um dos que mais aproveitei. Um lugar para curtir sem pressa, sem correria e nem muito esforço físico. Valeu demais!
Espero que você tenha gostado de conhecer Isla Mujeres e arrume logo as malas para Cancún.
Um Grande Beijo, Carol.