A Ilha de Cozumel é o paraíso do mergulho, sendo o segundo melhor lugar do mundo, perdendo apenas para a Tailândia. Seus corais, suas águas azuis com temperaturas mornas, sua fauna aquática e toda a estrutura que a ilha oferece, faz dessa ilha rota quase que obrigatória para os amantes da natureza.
Cozumel tem vida própria, um centrinho, várias lojas, hotéis e resorts, parques, aeroporto e porto. O porto de Cozumel é bastante movimentando e recebe muitos navios de passageiros vindo dos EUA e de outros países mundo afora.
Você pode aproveitar a sua viagem de Cancún, para conhecer essa ilha, já que ela faz parte da mesma província (Quintana Roo) ou fazer uma viagem exclusivamente para lá, pois a cidade oferece toda a estrutura e tem diversas opções de lazer.
O PASSEIO ESCOLHIDO
Meu roteiro de Cozumel foi de um dia e todo o passeio eu contratei pela agência Tio Nenê Tours, uma agência de Brasileiros que leva você para os melhores passeios da região. O pacote que fechei foi o Cozumel Adventure, que incluía o transfer de ida e volta, o barco de ida e volta, entrada para o parque Chankanaab, equipamento para fazer snorkeling, almoço, tequila tour com degustação e passeio pela orla de Cozumel. Todo o roteiro de Cozumel compartilho nesse post e espero que você goste de conhecer um pouco desse paraíso comigo.
COMO CHEGAR NA ILHA DE COZUMEL
Existem diversas maneiras de chegar na ilha, você pode ir de avião, de navio ou de barco (Ferry). A maneira mais simples e econômica de ir é de barco (Ferry) saindo do Porto de Playa del Carmen. Durante o dia todo existem vários horários de saídas para ilha e você pode comprar a sua passagem diretamente no local ou fechar previamente um passeio com tudo incluído.
O meu passeio saiu bem cedo da zona hoteleira de Cancún até a Playa del Carmen, nossa van gastou em torno de 1 hora de deslocamento até ao terminal marítimo. Em poucos minutos estávamos dentro do barco da empresa Ultramar, o barco era super bem cuidado e tinha um deck com ar-condicionado, poltronas acolchoadas, um bar com serviço de garçom.

Terminal marítimo de Playa del Carmen
Na ida, quis ver o mar e sentir a brisa, então fui no deck superior que era ao ar livre. Durante a travessia tomei uma piña colada e fui curtindo uma banda que tocava música regional ao vivo.
A travessia durou em média 30 minutos e foi super tranquila, sem grandes balanços e não percebi ninguém enjoando no trajeto. Chegando em Cozumel o nosso guia Marcelo, da empresa Cucurumbe Tours (parceira da Tio Nenê nesse roteiro), já nos aguardava para iniciar o nosso tour.
O nosso grupo pegou uma van e foi em direção ao parque Chankanaab. Ao longo da ilha tem diversos parques e resorts à beira-mar, você pode escolher algum e passar o dia em algum deles. No nosso caso, a agência indicou o passeio para o Parque Chankanaab e foi lá que passamos o nosso dia.
O QUE FAZER NA ILHA DE COZUMEL
♦ PARQUE CHANKANAAB
O parque Chankanaab para mim foi uma surpresa, fui com uma expetativa de ser uma barraca em uma praia, mas chegando lá me deparei com um parque. Um parque bem grande, com beach club, restaurante, praia privativa, réplicas de esculturas maias, crocodilos e claro aquele mar azul cheio de corais e peixinhos para fazer snorkeling ou mergulho de cilindro.
O parque faz parte de uma reserva natural e foi considerado parque nacional em 1980. O parque é ideal para crianças e adultos. Colocamos nossas coisas no armário que alugamos por U$ 10 e saímos prontos para o passeio. O parque tem banheiros, armários e espreguiçadeiras, porém os armários são para aluguel e não estão incluídos no passeio.
- praia privativa
1.PASSEIO PELA ZONA ARQUEOLÓGICA
Nosso guia Marcelo iniciou o passeio com uma caminhada pela zona arqueológica, onde existem diversas réplicas de obras icônicas das civilizações pré-hispânicas. Ele nos deu uma aula sobre o significado das principais obras e da representatividade delas no passado e nos tempos atuais. A área onde se encontram as esculturas é bem verde e bem bonita, porém os mosquitos estão presentes. Vale a pena passar um repelente antes do passeio!
2. ENCONTRO COM OS CROCODILOS
Depois de conhecermos a área arqueológica, partimos para ver os crocodilos. O parque tem a responsabilidade de cuidar e preservar esses animais, já que originalmente não são nativos dessa região. Impressionante o tamanho que eles atingem em comprimento e tamanho enorme da sua boca. Eu tenho maior medo de encarar um bicho desse solto na natureza.
3. LAGUNA (LAGOA) CHANKANAAB
Seguimos o passeio para conhecer a famosa Lagoa de Chankanaab, uma lagoa natural linda. A palavra Chankanaab vem da língua maia, onde “Chan” significa pequeno e Kanaab quer dizer oceano ou mar. A lagoa tem um pequena entrada para o oceano e por isso favoreceu a formação de corais nessa lagoa. A lagoa é preservada e por isso não é permitido nadar nela, só admirar a sua beleza. Em poucos minutos observando a lagoa, pudemos ver diversos peixinhos colorindo se exibindo.
4. SNORKELING NO MAR DE COZUMEL
Depois de conhecer a Lagoa, partimos para fazer o snorkeling. Todo o equipamento é fornecido pelo parque e o nosso guia entrou no mar também com a gente. Ele foi orientando e mostrando as belezas do mar de cozumel, além de cuidar dos menos experientes.

Praia de Cozumel
A cor do mar é bem bonita, super transparente e com uma variedade de corais e algas bem diferentes do que já havia visto. Vários peixinhos surgiram durante o mergulho e o ponto alto do snorkeling foi poder ver 2 esculturas submersas. A primeira escultura que vimos foi a Virgem de Chankannab, uma mulher parecida com a imagem de Maria (religião católica), com as mãos juntas em posição de oração. Muito lindo de ver!
A segunda escultura foi do Cristo de Chankanaab, que além de ser maior em tamanho, ele fica em uma parte mais funda do mar. Ficamos minutos observando e nadando próximo a esse Cristo, achei emocionante!

Cristo de Chankanaab
Nessa região ainda encontramos no fundo vestígios de canhões, pois essa área já foi refúgio de piratas há anos atrás.
Subimos em uma plataforma flutuante e de lá saltamos e nadamos naquele mar quentinho e azul. Uma delícia ficar saltando dessa plataforma naquele marzão de Cozumel. Depois de nadarmos bastante era hora de voltarmos ao parque, para aproveitarmos o almoço.

Cor surreal desse mar
5. ALMOÇO
O almoço também era incluído e o buffet era mexicano, com burritos, nachos e tortilhas, mas também tinha arroz, frutos do mar e eu achei uma delícia. Não gosto de pimenta e tudo estava gostoso (sem pimenta). Você pode se servir à vontade e tem direito a pegar refrigerante ou água e até 2 cervejas por pessoa para acompanhar o almoço.

almocinho delícia

vista do almoço
6. SHOW DOS LEÕES-MARINHOS
Após o almoço ficamos descansando em algumas das cadeiras de frente para o mar e depois de alguns minutos fomos chamados para assistir o Show dos Leões-Marinhos. O show é bem legal, os leões se exibem e as crianças se divertem.

Show dos leões-marinhos
Lá dentro do Parque Chankanaab, você pode fazer o nado com os golfinhos em habitat natural com a equipe da Dolphin Discovery. Eu fiz o nado com os golfinhos com essa mesma equipe, só que em Isla Mujeres e eu amei!
Leia como foi o nado com os golfinhos em Isla Mujeres!
O parque funciona diariamente das 09 às 17 horas e tarifa apenas do parque custa U$21 por adulto e U$ 14 por criança (de 3 a 11 anos).
Depois da exibição dos leões-marinhos seguimos para o Tequila Tour.
♦ TEQUILA TOUR
No Tequila Tour, visitamos uma loja que fica na Av. Rafael E. Melgar, de frente para o mar e a poucos metros do terminal marítimo de Cozumel. Um vendedor nos explica com a tequila é produzida e nos oferece um degustação de diversos tipos de tequilas e licores de tequila.
Se você acha que já conhece Tequila por ter tomado no Brasil a Jose Cuervo ou Souza, esqueça! A gente aprende que para tomar tequila, se toma pura, sem sal e nem limão e assim como o vinho você deve primeiro cheirar e só depois virar de uma vez o copinho de tequila. Por incrível que pareça, ela não arde nem queima como as tequilas industrializadas. Eu adorei e me acabei de provar as tequilas.
Depois de alguns shots elegi o licor de tequila de Piña Colada a minha preferida e levei uma garrafa para mim. Despachei ela na mala e eles embalaram na loja com plástico-bolha e uma proteção de papelão, que fizeram com que a garrafa chegasse ao Brasil intacta.
Você não é obrigado a comprar nada, mas quando você degustar inevitavelmente vai querer levar uma. O preço não é barato, mas em compensação você não encontra nada parecido em duty free nem muito menos no Brasil, então acho que vale os U$60.
O nosso roteiro terminou no tequila tour, o nosso guia se despediu com muito carinho e claro pedindo aquela propina corriqueira aqui no México.
♦ PASSEIO PELA ORLA E CENTRO DE COZUMEL
Como o lugar era perto do Porto, tivemos um tempo livre até que o barco saísse para conhecer um pouco o centro da ilha. O centro é cheio de lojinhas, o calçadão é bem legal para caminhar e admirar o mar de Cozumel.
Na praça principal, fica o letreiro de Cozumel e claro que eu fui conhecer. Ao redor da praça tem diversos bares, restaurantes e lojinhas. É um passeio bem gostoso caminhar pelas ruas e conhecer um pouco da ilha. Passamos também pelo Museu da Ilha, mas não entramos e fomos caminhando em direção ao terminal marítimo.
Nosso barco saiu no fim da tarde e dessa vez voltamos bem acomodados no deck que tinha ar-condicionado e poltronas fofinhas, deu até para tirar um cochilo.
- Museu da Ilha
- Portal
Super recomendo fazer esse passeio para Cozumel, eu gostei bastante e todos do grupo também ficaram satisfeitos. Ainda em Cozumel você pode ir visitar El Cielo e Columbia. Nesse outro roteiro o grupo fica em outro Beach Club chamado Playa Mia, numa segunda oportunidade pretendo conhecer esses lugares. Vi diversas fotos e achei super lindo.
Como eu estava bem cansada de acordar super cedo e andar bastante nos parques do grupo Xcaret, eu achei ótimo poder relaxar e curtir um beach club, ao invés de estar subindo e descendo de um barco para explorar praias.
Espero que você tenha gostado do roteiro de Cozumel e caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar escreva nos comentários, que terei o maior prazer em responder.
Um grande beijo, Carol.
4 comentários
Muito legal as dicas, passei 4 dias nessa ilha fantástica. Fiz vários mergulhos. Também moro em Recife.
que legal, somos conterrâneos! Cozumel dá vontade de ficar mais, pois é uma ilha muito acolhedora e cheia de atrações. Na próxima quero passar mais tempo. Obrigada por ler e comentar! grande bju, Carol.
Cozumel é uma ilha fantástica, minhas férias no ano passado excedeu as minhas expectativas! Eu amo nadar, mergulhar e mergulhar lá, as águas tropicais estão cheias de surpresas.
Maria, é verdade! Um paraíso para o mergulho e quem ama o mar. Já to com vontade de voltar. Obrigada por seu comentário e por ler o blog. Bjuss