Passagens compradas e um impasse o que fazer nas quase 12 horas de conexão no Panamá? Nas minhas últimas férias (Outubro 2017) fui conhecer Cancún e no vôo de ida tive uma conexão bem longa no Panamá. Claro, que meu primeiro pensamento foi “puxa vida, muito tempo no aeroporto”. Foi então que eu logo pensei, “essa é a oportunidade que terei para conhecer o Panamá”e foi isso que fiz. As malas já seguiriam para o destino final, que era Cancún, então resolvi desembarcar e explorar a cidade. Para desembarcar no Panamá é necessário estar vacinado contra a febre amarela e de posse do Cartão Internacional de Vacinação.
Se você não sabe o passo a passo para ter o seu cartão de vacinação, confere o POST aqui!
Antes de decidir desembarcar no Panamá, eu entrei em contato com o Roque da empresa Guia Panamá. O Roque é um guia Brasileiro, que te leva para os melhores lugares da Cidade. Ele trabalha no país desde 2010 e já acompanhou mais de 5000 turistas Brasileiros. O Roque elaborou um roteiro especializado de acordo com o tempo que teria no país, para que pudesse aproveitar o máximo e é esse roteiro que compartilho com você agora.
CONEXÃO NO PANAMÁ – O DESEMBARQUE
Passar pela aduana (Imigração) foi super tranquilo e rápido, de posse do passaporte e do cartão de vacinação em poucos minutos fomos liberados para entrar no país. Logo na saída da aduana, O Roque nos esperava para começarmos a nossa aventura.
A empresa Guia Panamá também oferece transporte, ou seja, você não precisa se preocupar com mais nada. Em um carro super confortável seguimos para explorar a cidade. O Roque foi explicando toda a história do país, como era morar lá e no caminho foi nos mostrando tudo.
Pegamos bastante trânsito entre o aeroporto e o Observatório do Canal do Panamá, por esse motivo não é aconselhável alugar carro por conta própria ou andar de transporte público. Se você tem pouco tempo na cidade, você irá gastar a maior parte do tempo no trânsito, então não há melhor maneira do que fechar um tour já com transporte e com quem conhece a cidade.
No caminho em direção ao centro de visitante de Miraflores (Canal do Panamá), passamos pela Cinta Costera, vislumbramos os arranha-céus e fomos aprendendo um pouco sobre como a cidade surgiu e foi crescendo. A impressão da cidade é que ela está em pleno crescimento, muitas obras de construção civil, empresariais, hotéis de luxo e tudo em movimento.
- um dos prédios que mais me chamou atenção, foi esse em forma de parafuso.
- Praça Balboa
MOEDA LOCAL
Não precisamos trocar dólares pela moeda local, que é o Balboa. A economia é dolarizada e para cada dólar vale 1 Balboa.
CONHECENDO O CANAL DO PANAMÁ
A primeira parada e a mais esperada do roteiro foi para conhecer o Canal do Panamá. Lá conhecemos como se deu a construção, vimos navios passando por ele e ficamos observando todo o funcionamento. É realmente impressionante toda a obra do canal, fiquei maravilhada.
- um dos terraços de observação
- navio entrando no canal
- navio lotado de veículos passando pelo canal
QUANTO CUSTA O INGRESSO E O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Para entrar no Centro de Visitantes de Miraflores, você paga 15 doláres por adultos(U$ 10 para crianças menores de 12 anos) e você pode comprar na hora o seu ingresso. Não esqueça de guardar seu bilhete, pois nas salas de exibição e no museu é necessário apresentar o bilhete na entrada.
O centro de visitantes abre todos os dias de 08 às 18 horas.
CENTRO DE VISITANTES DE MIRAFLORES
Lá no Centro de Visitantes de Miraflores, você pode ver o funcionamento do canal em um dos terraços que ele tem. Além dos terraços de observação, o centro possui um museu com vários ambientes e salas de exibição.
Depois de ficar vários minutos observando os navios e como tudo funcionava, fomos conhecer o Museu do Canal. O Museu é super interessante e lá tem tudo desde a idéia do canal, ao início da obra, toda a fauna e flora encontrada na região, a finalização da obra até a sua expansão.
O Museu tem muita informação bacana, imagens, vídeos, aquários e toda a história é contada em ordem cronológica até chegar a atualidade. Vale muito a pena entrar e conhecer mais dessa magnífica obra humana.
Depois do Museu, seguimos para assistir um filme curto sobre toda a história e mais uma vez você tem a oportunidade de aprender e conhecer tudo. O filme é exibido em inglês e espanhol, é só conferir os horários na sua chegada e se programar para assistir.
Ficamos por lá por aproximadamente 2 horas e logo em seguida fomos conhecer a Calçada do Amador.
CALÇADA DO AMADOR
A Calçada do Amador une a cidade do Panamá a quatro ilhas: Naos, Perico, Culebra e Flamenco. Recentemente essa região foi reformulada e hoje é um lugar super gostoso para caminhar, andar de bike ou simplesmente sentar e ver os barcos que chegam a toda hora na cidade.
Passamos por todas as ilhas e na última, a Flamenco, nós fizemos a segunda parada. Lá tem o Flamenco Shopping Plaza, onde tem lojas Duty Free. Claro, que aproveitei e fui conhecer. Comprei um chapéu modelo panamá na cor rosa, que fez o maior sucesso. Todo mundo adorou ele e eu acabei me arrependendo de não ter comprado de outras cores. O chapéu custou U$ 30 e para entrar na loja Duty Free, você tem que apresentar o passaporte.
- Calçada do Amador
- área de lazer super gostosa
- Vista incrível
Bem próximo ao Shopping, tem uma Marina e vários restaurantes. Fomos almoçar no Leños y Carbon, que tinha uma varandinha maravilhosa com vista para os barcos da marina. Fomos muito bem atendidos no restaurante e a comida estava deliciosa.
Pedimos um churrasco, estilo parrilla, que tava bom demais e para acompanhar eu pedi um drink sex on the beach (lá se chamava Sex na Playa, kkk). Almoçar uma boa comida, tomando um drink gostoso, com uma super vista para a marina, tinha como ser melhor?
- Leños y Carbon
- Nosso churrasco
- nossa vista
Depois do almoço passeamos um pouco e aproveitamos para tirar foto no letreiro do Panamá. Essa foto tem que ter, né?
A caminho da nossa próxima parada do roteiro passamos pelo Maracanã, ahh no Panamá também tem um inspirado no nosso estádio brasileiro e acabamos parando para tirar uma fotinha.

Maracanã do Panamá
A terceira parada do roteiro foi para conhecer o Casco Viejo (Casco Antiguo). Toda a vila colonial do Casco Viejo é tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade e por isso não poderia ficar de fora do passeio.
CASCO VIEJO
Toda a vila é preservada e para todo lado tem história. Tem ruínas, Igrejas, Casarões, praças e tudo muito colorido. Caminhar pelas ruas do Casco Viejo vai te levar a épocas passadas e ao observar cada construção é possível ver a influência de vários países do mundo. Hoje o Casco Viejo tem diversos restaurantes e lojinhas de artesanatos, que se você puder gaste umas horinhas caminhando e conhecendo um pouco mais da cultura.
- Igreja de São José
Em uma das lojas de artesanatos, você encontra o chapéu do Panamá e lá você vai perceber que só quem usa no país são os turistas. Na verdade o Chapéu do Panamá, não é feito no Panamá e sim no Equador. O Chapéu antigamente só era usado por homens e hoje em dia é unissex, ele é feito de uma palha da planta Carludovica palmata. Quanto mais fechada a trama da palha, de melhor qualidade será o chapéu e mais caro consequentemente.
Entrei na Igreja de São José, caminhei pelas ruínas e ruas do Casco Viejo e adorei cada cantinho. Vale lembrar que levar no passeio um óculos de sol, protetor solar, chapéu e usar sapatos confortáveis vai fazer toda a diferença. O Panamá é muito quente, eu que sou nordestina achei bem quente, imagina só quem não tá acostumado.
Caminhamos em direção ao Forte, que fica no ponto mais extremo do Casco Antiguo. A vista de lá é impressionante, de lá você vê toda a cidade. Dá pra ver as ilhas, a calçada amador, o Biomuseo, a ponte das américas, quase um 360 graus da cidade. Lá no forte ainda tem uma feirinha de artesanato com arte indígena, vendida pelo próprio índio. Muito bom poder identificar as diferenças culturais, etnias e aprender com isso.
- Artesanatos
- Cultura Indígena
- Forte
- Vista sensacional da cidade
- Ponte das américas
- BioMuseo e um pelicano exibido
Para fechar o passeio fomos conhecer uma cafeteria, que vende um dos melhores e mais caros cafés do mundo. O Café produzido numa região específica do Panamá já foi super premiado e tem características especiais, para quem ama café não pode deixar de provar. Adoro Café, mas com o calor que tava eu só consegui tomar bastante água.
Bom gente, esse foi todo o roteiro! Ele é chamado de Panamá Essencial e faz todo o sentido. Deu para conhecer o essencial e também deixou um gostinho de quero mais para explorar muito mais o país. Tem praias lindas, muito verde, cachoeiras e muita cultura nesse país lindo e que valeu cada segundo da visita.
Então na próxima conexão no Panamá, não perca seu tempo preso no aeroporto.Vá explorar mais um país!
ASSISTA O VÍDEO COMPLETO DO PASSEIO PELO PANAMÁ!
Faça sua cotação de passeio com a empresa GUIA PANAMÁ, através do site https://guiapanama.com.br/
6 comentários
Oi Carol, boa tarde!
Muito legal o seu relato, pode me tirar uma dúvida, por favor?
Vou fazer conexão no Panamá e pretendo sair do aeroporto.
Na hora de passar na imigração eles pedem algo? ou só devo informar que vou sair e tenho conexão e retornarei?
Obrigada desde de já 😉
Olá, eles perguntaram quanto dias eu iria ficar, aí eu falei que apenas 1, pois era uma conexão. Foi super tranquilo passar pela Aduana. Você precisa passar no raio-x e mostrar o passaporte.É bom ter fácil a passagem aérea para caso seja solicitada, mas no geral foi super fácil. Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigada por ler o post! Qualquer dúvida é só perguntar. bjuss
Boa tarde ! Parabéns amei seu blog dicas muito boas! Por gentileza o contato do Roque , pois quero saber se indica apartamento pra 06 pessoas , pretendemos ficar 04 dias , conhecer outros lugares e como você o indicou mais segurança. Agradeço
Muito obrigada! Fico feliz que tenha ajudado. O Roque você encontra no site http://www.guiapanama.com.br, pode enviar um e-mail pra ele ou enviar uma mensagem pelo facebook na página do GUIA PANAMÁ. Você vai adorar o Panamá! depois conta como foi a viagem. bjuss e obrigada por ler o blog.
Nossa, salvou meu planejamento de viagem para o Panamá! 😂 Quanto ficou esse passeio Carol? Sei que não posso usar como o valor pois a cotação pode depender de várias coisas, inclusive do período do ano que eu for viajar. Mas queria uma base de um mínimo de valor que eu devo ter para esse passeio.
Que coisa boa! fico feliz em ter ajudado. Realmente depende do tempo e do tipo de roteiro, da quantidade de pessoas, mas ficou em torno de U$ 150 o casal. O passeio foi feito em carro tipo SUV e privativo. Roteiro exclusivo para gente, vale muito a pena. Depois me conta como foi sua experiência e se puder marca as suas fotos com a #idasevindasblog para que possa acompanhar a sua viagem. Muito obrigada por ler o blog! Grande Beijo, Carol.