Olá pessoal, tudo bem com vocês? Fomos conhecer o país que foi cortado ao meio para construção de um canal e que é de fundamental importância para a navegação do mundo inteiro: o Panamá! Então vamos lá.
O Panamá fica localizado num ístimo, que é uma fina porção de terra dividindo duas grandes porções de água, no caso o Panamá separa dois dos maiores oceanos do planeta: o Oceano Atlântico do Oceano Pacífico, e por sua localização estratégica, já que fica no centro das Américas, foi cortado ao meio para facilitar a navegação do planeta inteiro, já que atende ao transporte de cargas e passageiros da Africa, Asia, da Europa e das Américas, interligando todos os continentes.

Rotas do Canal do Panamá
Mas o Panamá não é só o Canal, o país tem uma cultura bem latina, e uma forte influência espanhola. Viajar pra lá te faz voltar ao passado ao visitar o Casco Antiguo, e vislumbrar o futuro ao ver a moderníssima arquitetura da parte nova da cidade, com seus prédios gigantescos e espelhados.
CHEGANDO NO PANAMÁ
A primeira dica que eu dou é: contrate um transfer, pra te pegar no aeroporto e deixar no hotel, lá os táxis amarelos funcionam como lotação e eles podem pegar outras pessoas durante o trajeto, e nem sempre te deixam na porta do hotel.

Mapa Panamá

Hotel Doubletree by Hilton
Chegamos no hotel 13 hrs e pegamos um táxi executivo na porta que nos cobrou 12 dólares pra nos levar no shopping, sim lá os táxis não tem taxímetro, e você negocia antes de entrar nele.
Como era domingo e não tinha muita coisa aberta fomos dar uma olhada no maior shopping da cidade, o Albrooks, lá tem 1200 lojas e nem conhecemos ele todo, na verdade fui bem focada em eletrônicos, pois o Panamá também é bem conhecido por seus preços compatíveis com os EUA. Pesquisei bem e achei algumas coisas com preços acessíveis, bebidas (super99), alguns acessórios para Gopro, perfumes e mala, foi tudo o que achei de mais em conta e que realmente valia a pena gastar seus dólares, sim, lá o dinheiro vale o mesmo que o dólar, então o dólar circula normalmente.

Super 99
Voltamos nos táxis amarelos (sujo e caindo aos pedaços) para o hotel e este nos cobrou apenas 5 dólares.
PASSEIO PELA CIDADE DO PANAMÁ
No dia seguinte fomos fazer turismo pela cidade e junto com o Roque parceiro do nosso canal no youtube Que viagem (Instagram: @guiapanama) fomos conhecer o que de bonito e interessante tem pra se conhecer do Panamá. Fomos direto pro Casco Antiguo que é a cidade colonial fundada depois que a cidade Velha foi incendiada por um pirata. Prédios lindos, antigos, de arquitetura belíssima estão sendo restaurados e a cidade está ficando deliciosa de se viver. Aliás, o Panamá é considerado um dos melhores lugares pra se aposentar. Lá quem se aposenta, tem muitas vantagens tributárias.

Casco Antiguo

Casco Antiguo
Conhecemos muito da história da época em que os espanhóis habitavam aquele lugar, depois de ser anexado a Colômbia e de sua independência, do domínio Americano até a devolução do canal para as mãos dos panamenhos. Conhecemos várias igrejas mas a mais interessante é a igreja de San Felipe que tem uma exposição permanente de um enorme presépio, é imperdível.
Os destaques também ficam pelas ruínas de igrejas antigas, e que hoje dão um charme especial ao Casco Antiguo.

Casco Antiguo
Depois demos uma paradinha pra tomar o famoso café panamenho Geisha e que custa 25 dólares 100 gramas do pó e é o café tomado na Casa Imperial do Japão. Realmente vale cada centavo, o café tem um gosto que nunca provei antes.

Cafeteria
Depois da visita cultural fomos até um Freeshop chamado Amphora. Lá achamos os perfumes mais baratos da cidade, encontrei perfumes da Mont Blanc por 20 dólares, acreditem! Esse dutyfree foi dica do nosso guia e fica próximo ao Canal do Panamá. Almoçamos por lá, pois estávamos esperando a passagem de um navio que iria passar 2 da tarde no Canal.
CONHECENDO O CANAL DO PANAMÁ
Saímos em direção a uma das 7 maravilhas do mundo moderno: o Canal do Panamá. A estrutura é gigantesca e conta já na recepção com uma sala de cinema e de um museu de 4 andares que conta toda a história de sua construção. Pegamos toda a explicação do nosso guia que nos detalhou exatamente como funciona o Canal e com todo seu conhecimento derrubou por terra a história que muita gente conta, que o canal existe por causa dos diferentes níveis dos oceanos, isso NÃO ECXISTE, como diria Padre Quevedo (Veja no vídeo aqui em baixo a explicação).
Fomos pro museu e quando saímos para o mirador demos de cara com um transatlântico G-I-G-A-N-T-E-S-C-O que vinha da Italia. Olha, não podia ser uma turista de mais sorte… imaginei ver um navio de carga e tal, mas realmente fiquei embasbacada com o tamanho desse navio.

Mirador do Canal do Panamá

Canal do Panamá
CONHECENDO O OCEAN TRUMP
Depois de sairmos de lá emocionados (não deixe de ver o video pra saber o porquê) nosso passeio terminou.
Pedimos pro Roque, nosso guia nos deixar no Ocean Trump. O prédio do Trump tem um bar no 66˙ andar e tem uma vista maravilhosa da cidade. Ficamos lá vendo o pôr-do-sol e o acender das luzes da cidade. O Bar abre às 17 hrs e é um lugar imperdível.

Ocean View
No dia seguinte partimos para Cancún, mas esse é o assunto pro próximo post.
Assista aqui abaixo os dois vídeos da viagem e aproveitem!
Espero que tenham gostado das dicas e dos passeios, nos sigam também nas redes sociais.
Até o próximo post!!!
Viviane Oliveira
Instagram: @que_viagem
Youtube: Que viagem
Facebook: @queviagembacana
2 comentários
I peosnrally think your article is fantastic! I agree with a lot of your unique views and am inspired to read more. I truly like your writing style. Thank you.
Thank You So much!