Diversão abaixo de zero graus, drinks deliciosos servidos em copos feitos de gelos, boa música, culinária Argentina, tango e muitas risadas, assim foi o primeiro dia de passeio da viagem para Foz de Iguaçú.
Desembarquei no Aeroporto das Cataratas no período da tarde e por morar no nordeste estava um pouco cansada depois de longas horas de viagem de avião, por esse motivo quis fazer logo no meu primeiro dia um passeio divertido, leve e que já incluísse o jantar. Escolhi dessa forma fazer em meu primeiro dia o Circuito Iguazú.
O Circuito Iguazú é uma experiência na noite argentina, proposta pela agência Loumar Turismo, que inclui conhecer um bar de gelo na cidade vizinha de Puerto Iguazú e logo depois um jantar especial acompanhado de tango e muita música boa argentina.
ONDE FICA PUERTO IGUAZÚ
A cidade de Puerto Iguazú, fica a 18 Km da área das Cataratas do Iguaçú e está na região de a tríplice fronteira. Está ligada a cidade de Foz através da Ponte da Fraternidade (Ponte Internacional Tancredo Neves) e é uma pequena cidade da província de Misiones na Argentina. Para chegar nela é necessário atravessar a fronteira da Argentina (aduana).
E lá vamos nós! Digo nós, pois nessa viagem tive a companhia da minha mãe, que é idosa e super animada para conhecer lugares novos.
COMO FOI O CIRCUITO IGUAZÚ
A nossa van chegou às 18 horas e nós partimos para a cidade de Puerto Iguazú. A cidade de Puerto Iguazú faz fronteira com a cidade de Foz de Iguaçú, porém fica na Argentina. Passar na aduana Argentina pode demorar bastante, dependendo do período do ano chegando até horas de espera.
O nosso motorista pediu os nossos documentos e com a lista de todos os passageiros foi até a aduana fazer a liberação da nossa entrada no país, enquanto isso acontecia aguardamos dentro da van.
Com os documentos liberados, a nossa van seguiu viagem e em poucos minutos chegamos ao Icebar Iguazú. Além de lembrar de levar documentos válidos para passar na fronteira, você deve levar uma quantia em espécie para pagamento de uma taxa, a taxa ecoturística municipal, que tem o valor de 30 pesos argentinos por pessoa ou R$ 5.
Essa taxa é cobrada, pois o bar de gelo fica em uma área de preservação do Parque Nacional do Iguazú. Você pode pagar a taxa em reais, pesos argentinos ou dólares.
♥ O BAR DE GELO (ICEBAR IGUAZÚ)
O Icebar Iguazú tem uma atmosfera super divertida, dentro de uma casa rústica feita em madeira localizada no meio da selva argentina. Ao chegar no local eles fornecem casacos bem pesados e espessos para o frio de -10 graus que iremos enfrentar dentro do bar e um par de luvas. Para quem quer ficar mais à vontade, o local dispõe de armários para guardar objetos pessoais.
Uma informação importante para que você possa aproveitar bem o passeio é ir com uma roupa mais quentinha, com calça e sapatos fechados.
Devidamente vestidos fomos para uma ante-sala, onde recebemos orientações sobre o bar e um vídeo demonstrativo sobre o local é exibido. Nessa sala a gente já sente um pouco de frio, pois ela já é resfriada a 7°C para que a gente não sinta tanto o choque térmico. O tempo máximo permitido são 30 minutos dentro do bar de gelo por cada grupo.
Depois das orientações é hora de entrar no bar! O bar tem uma iluminação toda especial, decorado por várias esculturas de gelos. Uma música alta e super animada vai fazer você entrar na dança, drinks são servidos à vontade no bar em um copo feito de gelo. Os Drinks “sex on the ice” e o “Melancia Bajo Cero” foram os meu preferidos.
O bar é feito literalmente de gelo, o sofá é de gelo, a decoração com esculturas, as mesinhas, o balcão do bar e até as paredes tinham gelo. Muito legal!
- Esculturas feitas em gelo
- Cardápio de drinks
Tarefa difícil é conseguir tirar fotos, pois quando a gente tira a luva para bater as fotos os dedos endurecem no frio kkkkk. Caso você não queira se aventurar tirando fotos, existe um fotógrafo disponível que bate dezenas de fotos. Ao final da atração você pode escolher e comprar.
Depois de alguns minutos alí, você começa a perceber que quando você fala sai fumaça, demonstrando que realmente estamos num frio intenso. A atração rende boas fotos, muitas risadas e boas lembranças.
Quando menos esperávamos o nosso tempo de 30 minutos havia acabado. E olha que a gente achava que não iria aguentar nem 10 minutos.
E SE EU NÃO CONSEGUIR AGUENTAR O FRIO?
Não se preocupe, caso você não suporte o frio, a qualquer momento poderá sair. No nosso grupo tinham algumas crianças e elas também se divertiram tranquilamente.
Quando acaba o tempo um funcionário do bar nos avisa e a gente retorna para a ante-sala de 7° e lá passamos alguns minutos. Ele nos explica que é importante ficar alguns minutos alí para ir normalizando a temperatura corporal e também dos nossos equipamentos fotográficos, evitando assim que eles trinquem com o choque térmico.
Se você nunca foi a um bar de gelo, te aconselho a ir pelo menos uma vez. Achei uma experiência muito interessante, diferente e divertida.
- sofá todo feito em gelo
- numa fria
- drinks sendo preparados
- detalhes do balcão do bar
♥ JANTAR ARGENTINO NO MUA RESTO
Depois do bar de gelo, seguimos para o Restaurante Mua Resto. Onde fomos direcionados para uma sala de degustação de vinhos. Um funcionário do restaurante nos convida a provar alguns vinhos feitos na Argentina e nos dá uma breve explicação sobre o que devemos observar nas características de um vinho, como beber e como harmonizar com as comidas.
- Mua Resto
- Degustação de vinhos
Os vinhos que provamos estavam deliciosos e a degustação faz parte do Circuito Iguazú e também está incluído no passeio. Provamos o vinho Tribu da Trivento Malbec e Cabernet Sauvignon e por fim um espumante Trapiche. Gostei bastante e acabei comprando pra levar.
Depois de degustarmos os vinhos, seguimos para o jantar. Uma dupla de músicos cantando e tocando ao vivo fizeram a noite ser bem especial. No repertório tocaram músicas consideradas clássicas na Argentina e conhecidas mundialmente como as do Carlos Gardel.
ENTRADA + PRATO PRINCIPAL + SOBREMESA
No jantar é servido uma entrada, prato principal e a sobremesa, que também já está incluído no pacote. Apenas as bebidas são cobradas por fora e claro que a ocasião pede um bom vinho para acompanhar.
De entrada escolhi a empanada de carne, no prato principal o Bife de Chorizo acompanhado de arroz e papas fritas (batatas-fritas) e de sobremesa um flan com doce de leite. A empanada é um tipo de pastel, mas com uma massa bem diferente do que a gente está acostumado no Brasil, achei bem gostoso.
O Bife de Chorizo é um corte nobre argentino, retirado do miolo do contra-filé e é servido em um corte alto. A carne é macia e muito saborosa, se você não gosta de carne mal passada, peça ela bem passada, pois ao ponto seria ainda considerada mal passada para nós brasileiros.
Durante o jantar acontece uma apresentação de tango, ao lado das nossas mesas. Muito linda e sensual essa dança. Se você nunca foi à Argentina é uma boa oportunidade de conhecer um pouco da cultura desse país.

Bife de Chorizo
Para fechar o jantar a sobremesa é servida, flan com doce de leite. O flan é como o nosso pudim e o doce de leite da Argentina dispensa apresentações, um dos melhores do mundo.
A noite foi muito especial, divertida, leve e ideal para quem estava chegando na região em seu primeiro dia. Recomendo demais a você fazer esse passeio, caso não tenha tempo suficiente, vá conhecer pelo menos um dos bares de gelo da região. Hoje existem 3 e você pode escolher um que for mais próximo, ou mais conveniente pra você. Viva essa experiência!
INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O PASSEIO
♥ PREÇO E COMO RESERVAR
O preço do circuito Iguazú realizado pela Agência Loumar Turismo é de R$ 195 por pessoa (valor de março de 2018) e inclui transporte de ida e volta, ingresso do icebar com open bar de bebidas, degustação de vinhos, jantar completo com exceção das bebidas e apresentação de tango. Você pode reservar seu passeio através do site da agência com antecedência ou adquirir em alguns dos pontos de venda da agência em Foz de Iguaçú.
No hotel em que estava, O Pietro Angelo, havia um balcão de vendas da agência e em vários outros pontos da cidade existem outros.
O passeio acontece de terça à domingo e o retorno acontece perto das 23 horas. Tudo depende do andamento do passeio e da liberação na aduana argentina.
♥ DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para poder entrar na Argentina você deve estar com seu documento de identidade original com foto. São válidos o passaporte ou a Identidade(RG) em bom estado e com data de expedição de no máximo 10 anos. Após 10 anos de expedição esse documento é considerado vencido e não é aceito.
Sempre bom lembrar, que carteiras funcionais como OAB, Militar e outras não são aceitas. Em caso de menores desacompanhados de algum dos pais é necessário se apresentar pessoalmente na aduana e portando o documento judicial de autorização.
Para cidadãos canadenses e australianos é cobrada uma taxa de reciprocidade. O pagamento deve ser previamente através do site: reciprocidad.provincianet.com.ar
*A indicação da agência Loumar Turismo foi pela boa experiência que tive com a empresa, não houve nenhum tipo de benefício ou parceria nesse passeio. Agradeço aos colegas blogueiros, que me ajudaram a planejar essa viagem com dicas e posts bem completos sobre Foz de Iguaçú, dos blogs Para Viagem, D&D Mundo Afora e Vamos por aí.