Se você tiver um dia a mais em Lisboa, ou já conhece os pontos turísticos de lá, minha sugestão é que você pegue um trem na estação do Rossio com destino a Sintra.

Estação do Rossio
Sintra faz parte da região metropolitana de Lisboa, e recebeu o titulo de Patrimônio Mundial/Paisagem cultural da UNESCO, e não é pra menos, a região montanhosa e com muito verde tem uma aura mística que inspira várias lendas do lugar, uma delas é que em seus subterrâneos tem túneis que interligam palácios e parques.
Escavações e estudos arqueológicos comprovam que Sintra tem ocupação desde a época neolítica. No período Romano (30 a.c.) Sintra foi um importante município daquela região. Posteriormente com o domínio muçulmano Sintra (Shantara em árabe) se tornara a segunda mais importante cidade daquelas terras.

Indo ao Palácio da Pena
Como nossa viagem só durou um dia tivemos que selecionar as visitas aos locais mais relevantes.
Em frente a saída da estação de trem existe vários ônibus de passeio, assim como carros com GPS e outras formas de se ir aos pontos turísticos(não tem como ir a pé pois a cidade é muito montanhosa e tudo é longe).
Escolhemos irmos primeiro ao Palácio da Pena.
O Palácio foi o primeiro na Europa construído em estilo Romântico, seus jardins também podem ser visitados.
Palácio da Pena

Entrada Palacio da Pena

Entrada do Palacio da Pena
O Palácio e todo lindamente mobiliado com explicações importante sobre cada cômodo.

Palácio da Pena
(veja o video com maiores detalhes da visita interna do Palácio no final do post)

Vista da vila de Sintra do Palácio da Pena
Se você tiver tempo vá ainda ao Chalé da Condessa de Edla, que fica dentro dos jardins do Palácio da Pena.
Depois dessa bela visita fomos almoçar no Café Paris que fica no centro da Cidade. Mesinhas no meio da rua são muito charmosas em se tratando de Sintra.
Na parte da tarde fui conhecer a mística Quinta da Regaleira, uma mega construção em meio a floresta do milionário Antonio Augusto Carvalho Monteiro, um brasileiro (sim, exatamente) que resolveu concretizar um sonho de construir um lugar místico-mágico e aplicar técnicas arquitetônicas góticas, manuelino e renascentistas a este que pra mim foi um dos lugares mais impactantes e emocionantes de Portugal, como disse no inicio do post: Sintra tem uma aura mística inexplicável, só indo lá pra sentir.
Admire os jardins, a perfeição dos edifícios construídos com inspiração alquímico, as janelas com vista ao belo céu, e que a noite se enfeita com lua e estrelas.

Quinta da Regaleira
A capela da Santíssima Trindade com imagens de Santo Antonio e Santa Tereza de Avila. No centro o Mistério da Anunciação, onde Nossa Senhora é avisada pelos anjos de que terá um filho de Deus.
Depois da capela fomos ao Palácio
Porta do Palácio com detalhes manuelinos.

Uma das portas do Palacio
Repare abaixo, na lareira, os detalhes de cordas que traduzem perfeitamente o estilo Manuelino, a influencia da época dos Descobrimentos.

Detalhe da lareira da sala
Da torre dá pra se apreciar o mundo celeste e daqui a ideia foi fazer com que quem subisse tivesse uma sensação de estar no centro do mundo.

Torre
Saindo do Palácio fomos passear pelos jardins, peguei o mapa e caminhamos pelas trilhas, e fui descobrindo lugares encantadores.

Quinta da Regaleira
Estava em busca do poço que servia para iniciação de neófitos na maçonaria, e como vocês podem ver abaixo, mesmo com mapa, era bem difícil de achar. São muitas rampas, trilhas, lugares bem parecidos e que se confundem, acho que era proposital para dificultar a chegada das pessoas.
“Enquanto representação do cosmos, o jardim é aqui revelado pela sucessão de lugares de magia e mistério. A demanda do paraíso é materializada em coexistência com um mundos inferus – um dantesco mundo subterrâneo – ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação.” (Site: Historia de Portugal)
Finalmente depois de quase desistir, achamos!
Assim que cheguei senti imediatamente a força daquele lugar, e logo lembrei de meus estudos das histórias dos Cavaleiros Templários. O poço que remete a idéia ter em seu fundo o centro da terra nos leva a reflexão de sentido da vida. Os Maçons, Rosa-Cruzes, creem que o momento da iniciação é o inicio de uma nova vida através do estudo e da evolução na conduta moral- a transformação da pedra bruta.
As escadas em espiral me levaram imediatamente aos livros de Dante, e lá no fundo nos encontrássemos no ventre da Terra, nossa mãe.
Repare no fundo uma enorme estrela no chão, uma estrela de 8 pontas. 8 é o número místico que deitado significa o infinito.
Se estiver disposto de descer para ter a sensação que descrevi pra vocês, de lá você sai pela gruta escura e sai num belo jardim com cachoeira e tudo, de emocionar.
E assim terminou nossa visita a esse lugar surreal que é, como chamo, uma Mansão Filosofal. Um lugar para se refletir, se energizar e se sentir ainda mais próximo de nós mesmos.
Veja o video do canal.
Espero tê-los encantado com Sintra. Eu ainda quero voltar para visitar ainda outros lugares lindos por lá. Sugiro pelo menos 3 dias para poder visitar tudo e realmente absorver a aura daquele lugar.
Obrigada pela companhia.
Viviane Oliveira
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: Que viagem