Eu sou uma pessoa de muitos sonhos, uma boa parte dele diz respeito a conhecer lugares. Lugares bonitos, com muita história e arte, um dos meus sonhos era conhecer Praga. Sempre ouvia falar que essa cidade era misteriosa, gótica e muito bem preservada. Comecei a estudá-la e li, que ela foi pouco bombardeada na segunda guerra, Hitler gostava muito dela e por isso a conservou.
Vamos conhecer Praga?
1° Dia
Chegamos de trem vindos de Viena e na porta do nosso vagão já nos esperava nosso transfer/guia em Praga- Rene Menezes. Sempre que posso contrato o serviço de guia local e de preferência brasileiro, pra assim aproveitar ao máximo as informações históricas, turísticas e pegar dicas de só quem mora no lugar tem pra te dar.
Escolhi um hotel próximo da Ponte mais famosa de Praga e que tem o nome da mesma, Hotel Charles Bridge.
Feito check-in partiu passear pelas redondezas.

Praga
Começamos passeando pela Ponte Carlos que é a mais antiga ponte de Praga e a segunda mais antiga do pais, fiquei admirando as 30 magnificas réplicas das estátuas barrocas que decoram a ponte. Tiramos muitas fotos, afinal Praga tem uma fotogenia impressionante, mesmo em dias nublados foi possível tirar fotos divinas.

Ponte Carlos

Ponte Carlos
Essa e a imagem de Sao Joao Nepomuceno, toca-la dizem que dá sorte, na verdade o Santo foi jogado da ponte Carlos por não ter contado a confissão de uma rainha e por isso foi torturado, de lá aonde ele foi jogado encontra-se a estátua do Santo, aonde as pessoas também tocam para ter uma sorte diferente da dele.

Entrada da Ponte Carlos
Fomos almoçar e depois ficamos andando pelas ruas de pedra, vendo as vitrines com os famosos cristais Tchecos,…uma verdadeira volta ao passado medieval.
A noite caiu e começamos a ouvir trompetes tocando na porta das igrejas chamando as pessoas para os concertos dentro das igrejas. Ficamos admirando a ponte a noite, e o gigantesco Castelo de Praga todo iluminado.

Castelo de Praga
Saímos de lá e fomos jantar num dos melhores restaurantes que eu ja fui(indicação do nosso guia Rene) V-Zatisi um restaurante fino, muito bem frequentado, comida espetacular, bem feita e de excelente qualidade, se puder não deixe de ir, é necessário reserva.
Fomos descansar.
2˚Dia
Dia seguinte fomos conhecer o Relógio astronômico, o famoso Relógio de Praga-Orloj. Comecei a reparar nos detalhes antes de juntar a multidão de pessoas que param para ver, fotografar e esperar as badaladas de hora e hora da atração. O Relógio tem 3 componentes, a parte que mostra a posição do sol e da lua dentre outros detalhes como estrelas/constelações,… a menor indica os signos do zodiaco. Nas janelinhas ao lado ao som das badaladas começam a caminhada dos Apóstolos, um a um vão aparecendo na janelinha, e o calendário marcando os 12 meses do ano. Ao lado mais esculturas se mexem dando um toque divertido as badaladas: uma caveira simbolizando a morte balança um sino, o Turco acena a cabeça quase que não acreditando, o Avarento olha pro seu saco de ouro e o Vaidoso se olha no espelho…realmente uma atração imperdível. Esse espetáculo começa as 9 da manhã e termina as 9 da noite.
Se você quiser pode subir os mais de 200 degraus de escada e ver a vista da praça lá de cima, eu não tive condições de fazer isso.
Continuamos nosso passeio pela praça e ficamos fotografando.
Vimos várias absinterias, uma bebida com teor muito forte de álcool que tem todo um mistério envolvido. Meu marido que adora histórias de vampiros, disse que essa é a bebida deles. O Absinto é feito com anis, erva-doce e losna(planta), há uma maneira toda especial de preparo, num copo coloca-se uma colher especial com um torrão de açúcar em cima, depois joga a bebida e taca fogo nela, o açúcar derrete e cai no copo, todo um ritual. Enfim, compramos uma garrafa.
Chegou a hora de almoçar e comemos por ali mesmo.
Depois toma-te mais passeio, fomos em direção ao Castelo de Praga, o imenso Castelo medieval – O MAIOR DO MUNDO. Pelo caminho fomos vendo coisas muito curiosas. As casas de massagem Tailandesas, por exemplo, elas são uma praga em Praga (gostaram de trocadilho? hehehehe), além de massagem oferecem um tanque com água e peixinhos pra você colocar os pés e pros peixinhos ficarem se alimentando das suas células mortas. Bizarro!!!
Mas pula essa parte ECA da viagem.
Chegamos no castelo e passeamos pelo lado de fora, pois já era tarde e não valeria a pena entrarmos e só passar duas horas lá dentro.

Castelo de Praga

Castelo de Praga
Vimos a bela vista do Castelo que fica em uma colina e depois fomos a outra colina ter uma vista ainda mais linda
Descemos e voltamos a praça central pra comer, e resolvemos experimentar a comida de rua que é sucesso em Praga: Presunto, uma bola tipo Tender assado na brasa acompanhado de pão e uma cerveja Tcheca, porque ninguém e de ferro.
Aha, peguei todo mundo com a boca cheia!!! Depois fui provar mais uma iguaria de Praga o … Trdelnik, um pão enrolado num rolo de madeira e assado com açúcar e canela, uma delicia!!
Depois da barriga forrada fomos pro Hotel pois tinha começado a chover.
3˚ Dia
No dia seguinte acordamos com objetivo de conhecer a Igreja do Menino Jesus de Praga, e la fomos nós andar, andar e andar, eu não sabia direito aonde era, e no mapa não dizia aonde ela ficava, então lá fui eu, com todo meu conhecimento da língua tcheca perguntar(sqn), fui entrando nas igrejas mesmo e lendo as placas, olhando no mapa…so sei que cheguei lá. A igreja é a Nossa Senhora Vitoriosa. Entramos e estava tendo missa, nem deu pra fotografar, mas no video deu pra eu filmar um pouquinho (veja o video no final do post).
A pequenina estátua do menino Jesus de Praga fica do lado direito de quem entra na igreja e está dentro de um nicho todo dourado enfeitado por anjos. A estatua tem apenas 47 cm e é de cera e o centro de madeira.
Saindo de lá fomos andando pelas ruas de Praga dessa vez com um dia lindo.
Almoçamos e fomos passear no trenzinho.
Depois fomos até ao prédio da Casa dançante, um edifício inspirado nos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers , o prédio foi construído em um terreno vazio bombardeado na segunda guerra e sua modernidade não foi vista com bons olhos no inicio, hoje ele é uma atração turística na cidade.
E nossa viagem terminou num jantar maravilhoso em um restaurante medieval com shows e muita diversão.(veja o video abaixo).
Obrigada por assistir!
Um abraço,
Viviane Oliveira
Youtube: Que viagem
Instagram: @que_viagem
facebook: @que viagem bacana