Punta del Este fica a 134 Km da capital (Montevidéu) e fica no estado de Maldonado. Em 2008 foi considerado pela Revista Forbes o balneário mais luxuoso da América do Sul. Lá ainda tem o maior Hotel Cassino da América do Sul, O Conrad. Várias celebridades mundiais veraneiam por lá e no verão o balneário chega a receber cerca de 1 milhão de pessoas.
BATE E VOLTA PARA PUNTA DEL ESTE
Estava hospedada em Montevidéu e não era alta temporada (Setembro de 2016), a cidade estava fria e viajei apenas com uma amiga. Tive dúvidas se valeria a pena alugar um carro e ir por conta própria para Punta del este e ficar pelo menos 1 noite, mas acabei escolhendo fazer o passeio bate-volta com a empresa Brasileiros no Uruguai. O que me ajudou a decidir foi que eu não queria ter a responsabilidade de alugar um carro e por saber que lá não teria muito o que fazer nesse mês que estive lá. Como a maioria das coisas não funcionam na baixa temporada, achei melhor fazer um tour de um dia e conhecer os principais pontos da cidade e não me arrependi.
O passeio com a empresa Brasileiros no Uruguai tem um roteiro bem legal e além de te levar para Punta del este, você conhece uma cidade antes chamada Piriápolis e visita também Punta Ballena, onde fica a famosa Casa Pueblo.
QUANTO CUSTA?
O passeio custa R$ 160 por pessoa e pode ser reservado previamente pelo site www.brasileirosnouruguai.com.br
COMO CHEGAR LÁ?
Você pode ir de carro, barco, ônibus ou de avião. De carro, a estrada é bem tranquila e com um auxílio de um GPS você chega tranquilamente. Os passeios de barco saem de Buenos Aires e Montevidéu (BUQUEBUS) e existem linhas de ônibus que levam você até Punta del este também saindo da capital.
O ROTEIRO
PRIMEIRA PARADA – PIRIÁPOLIS
Saímos de Montevidéu e fomos percorrendo toda a costa atravessando a cidade de Canelones, onde pudemos conhecer diversas praias da região. Nossa primeira parada foi na cidade de Piriápolis (Estado de Maldonado). Piriápolis também é uma cidade-balneário e foi fundada por Francisco Piria em 1890. O Francisco Piria era um grande empresário da região que fundou o Hotel Argentino, O castelo Piria e o Hotel Piriápolis. Todos os seus empreendimentos tem influência mística, pois ele ainda era Alquimista. Aliás, toda a cidade tem uma influência mística e fica claro nas obras de artes dos seus empreendimentos construídos na cidade.

Piriápolis

Porto de Piriápolis
Depois de passearmos pelo balneário, seguimos para o Cerro San Antonio, onde temos uma vista panorâmica da cidade. Nessa época estava muito frio, mas a vista de lá é muito bonita.
No Cerro San Antonio tem uma capelinha, com a imagem de Santo Antonio voltada para a cidade e a crença diz que para que a moça solteira possa casar, ela tem que dar 5 voltas no sentido horário ao redor da capela.
Você pode subir até o Cerro através de teleférico ou de carro, porém de carro a pista é estreita e bastante íngreme. Lá no Cerro tem uma cafeteria e uma lojinha de artesanato.

Teleférico que leva ao Cerro San Antonio

Vista Panorâmica a partir do Cerro San Antonio

capela de Santo Antônio
SEGUNDA PARADA – CASA PUEBLO
Logo em seguida fomos conhecer a famosa Casa Pueblo, que fica em Punta Ballena.
A casa Pueblo foi construída pelo artista plástico e arquiteto, Carlos Vilaró. Ela era a sua antiga casa de veraneio, que se tornou um hotel e um museu para suas obras. O Carlos Vilaró residiu nesta casa até os seus últimos dias de vida e costumava receber os turistas sempre com muito carinho. A sua inspiração para construir essa casa foi segundo ele em um pássaro típico do Uruguai, o forneiro.
O compositor Vinícius de Moraes quando conheceu essa casa se inspirou e escreveu a música A Casa, onde descrevia a casa como muito engraçada, que não tinha teto, não tinha nada… Ao conhecer de perto você verá quanto inusitada é essa casa e a localização da sua construção foi o que mais me chamou atenção. Construída à beira de um penhasco de frente para o mar.
Para entrar no Museu custa 10 dólares, 40 reais ou 320 pesos uruguaios e não aceita cartão, apenas dinheiro. Horário de funcionamento: de 10 às 18 horas (consultar os dias no período da sua viagem no site)
O MUSEU
Dentro da casa tem um grande acervo de obras, telas bem coloridas que contrastam com a cor da casa totalmente branca. São obras lindíssimas, inspiradas em elementos da natureza e nos homens. Você ainda pode conhecer como a casa foi construída e conhecer um pouco da vida pessoal do Vilaró.
Uma história que emociona é que seu filho sofreu um acidente áereo e o avião em que ele estava caiu na Cordilheira dos Andes em 1972 e toda a história acabou virando um filme. O Carlos Vilaró saiu em busca do seu filho até que o encontrou. Todo o relato dessa história de sobrevivência e amor está registrado em imagens de manchetes de jornais da época e cartas. A arquitetura da casa é belíssima e os terraços rendem boas fotos.
Na época do verão há um restaurante dentro da casa Pueblo que funciona e você pode assistir o pôr-do-sol de lá e dizem que é um dos mais bonitos do mundo.

Punta Ballena

Carlos Vilaró

Casa Pueblo

a primeira casa construída e que veio a se tornar a casa Pueblo

Desenhos

detalhes da casa
TERCEIRA PARADA – PUNTA DEL ESTE
Seguimos para conhecer Punta del Este, passeamos por toda a Orla e paramos no centro onde tivemos tempo livre para conhecer um pouco da cidade. Caminhei pela rua principal, entrei em lojinhas e fui em direção ao monumento mais famoso, La Mano. Também conhecido por Los dedos e ele representa O Afogado.
A Obra fez parte de uma exposição que aconteceu na cidade em 1982 e desde então se tornou a obra mais famosa de Punta del este. A obra simboliza o homem emergindo à vida e está localizada na Praia Brava.
A escultura é bem bonita e bem disputada, é difícil até de conseguir tirar uma foto sem ter alguém por perto.
Depois de caminhar pelas ruas, fui caminhar pela orla e puder ver uma ilha do outro lado da cidade. A ilha é a Isla Gorriti e em alta temporada vários passeios levam até essa ilha. Os passeios partem do Porto de Punta del este. Punta del este fica numa posição geográfica e seu território tem formato de ponta, onde de um lado temos o rio da prata e do outro o oceano atlântico.
Seguimos o passeio para conhecermos o bairro de Beverly Hills. Nesse bairro nobre conhecemos diversas mansões, inclusive de donos brasileiros como Alexandre Grendene, Roberto Carlos, Chiquinho Scarpa, dentre outros. Passamos pelo Museu Ralli e conhecemos toda a orla luxuosa de Punta del este.
Passamos também pelo Porto, Igreja da Candelária e pelo Farol. A nossa guia vai mostrando tudo e explicando toda a história local. Eu adorei conhecer a cidade, mas confesso que ficou um gostinho de quero mais para conhecer a cidade no verão.
Uma grande dica: deixe para conhecer a cidade no final de semana, pois fora de temporada os museus e lojas encontram-se fechados durante a semana.

espuma de sal formada pela reação química entre oceano atlântico e o Rio da Prata

Farol de Punta del Este
Espero que você tenha gostado! Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões que vou adorar saber.
Um Grande beijo, Carol.
6 comentários
Amei a forma como vc descreveu tudo. Estou indo em setembro deste ano e suas dicas foram maravilhosas. Só restaram duas dúvidas:
1. Pretendo conhecer a cidade de Punta e todos esses pontos que vc citou, de ônibus urbano. Será que isso é possivel fazer isso?
2. Vi num vídeo no youtube um casal dizendo que esse valor de 30 reais para entrar na Casa Pueblo, na verdade, corresponde a uma taxa de consumação? Vc pode me explicar se isso procede??
Grato
Vi que tem gente que aluga uma bike e dá pra fazer um tour pelos pontos turísticos. Eu não vi ônibus de linha circulando pela cidade, acho que você deve descer e ir caminhando. Para os pontos mais distantes você pode pegar um taxi. Tem ônibus que leva de Punta para a Casa Pueblo. Quanto a taxa de 30 reais, eu não paguei. Paguei o ingresso normal para acessar o museu, mas em setembro o restaurante fica fechado e só abre no verão. Pelo que li, no verão o valor que você paga no ingresso é revertido em consumação no restaurante de lá, onde todos assistem o pôr-do-sol. Espero ter ajudado! Você vai amar o Uruguai, Boa viagem!
Boa tarde! Gostaria de saber se eles aceitam o pagamento para entrar na Casa Pueblo, em reais mesmo, ou só aceitam pesos ou Dolares?? Vou passar 2 dias e meio no Uruguai. Vale a pena eu fazer câmbio por la ou consigo passar esse tempo so com reais e cartão de credito??? Eles aceitam real por la?
Obrigada!
Boa Tarde, Marcela!
Eu paguei em reais lá no Museu da Casa Pueblo. Eles recebem real, pesos ou dólares, mas só em espécie. Não aceitam cartão de crédito no ingresso, acredito que para consumo no restaurante eles aceitem pagar em cartão. Você de verdade nem precisar ter pesos uruguaios, o real é super bem aceito em todo canto. Para andar de táxi é bom que você tenha pesos, mas muitos táxis tb aceitam real. Sempre pergunte antes quanto está o cambio em real para ver se vale a pena pagar em real mesmo. No mais, aproveite muito a sua viagem. Eu adorei o Uruguai! qualquer pergunta é só mandar. Grande Beijo!
Atualizando… fui agora em março e o valor da entrada da Casa Pueblo está por 320 pesos, o que dá uns 10 dólares, ou 40 reais..
Muito obrigada querida! Vou atualizar no post. Obrigada por sua colaboração.