Gente, não sei nem como traduzir em palavras a enorme emoção de poder estar em lugares tão maravilhosos como esse. Quando estava planejando ir pra Escócia, o primeiro lugar que disse pro meu marido que queria ir era a Capela Rosslyn, e ele deu um pulo e disse, tá ok, mas temos que fazer então algo pra mim, uma rota nas destilarias de whisky, topei na hora, afinal diante de conhecer uma das capelas mais misteriosas do mundo, eu abriria mão de qualquer coisa.
COMO CHEGAR NA ROSSLYN CHAPEL
Então, comecei a ler vários blogs pra saber como ir de ônibus até Rosslyn que fica perto de Edimburgo, a aproximadamente 20 min. Não cheguei a conclusão nenhuma pois cada um dizia uma coisa pois as pessoas estavam em lugares diferente do meu,e acabei ficando insegura. Resumindo, fui até ao box de informações turísticas, que fica na Princess Street, e de lá me disseram pra pegar o ônibus na parada NE da North Bridge (vide foto abaixo), o ônibus da empresa LOTHIAN BUSES, NUMERO 37 PARA DEANBURN. Atenção agora, que tem um ônibus que vai pra Bush, mas esse NÃO vai pra Rosslyn. Na dúvida confirme com o motorista se esta entrando no ônibus certo, eles são mega simpáticos. Sente perto dele que ele te avisa onde descer, a volta é so pegar o mesmo ônibus do outro lado da Rua, em frente ao Rosslyn Hotel(foto no final do post).

Parada NE na North Bridge

Siga em frente pra Rosslyn Chapel
Chegamos a Rosslyn depois de 20 minutos de ônibus, descemos na parada Rosslyn Chapel e seguimos por essa estradinha abaixo.
Andamos uma estradinha de uns 500 metros e voi lá!! já estávamos na entrada da venda de tickets.
QUANTO CUSTA ENTRAR NA CAPELA?
Então, chegando em Rosslyn compramos o ingresso 9.50 libras e entramos, meu coração estava pra sair pela boca.

Rosslyn
PORQUE ELA É TÃO FAMOSA?
A capela Rosslyn foi construída em 1446 por Sir Willian St Clair, e lendas dizem que o motivo de sua construção foi ter um lugar seguro e longe das grandes cidades pra guardar o Santo Graal.
UM POUCO SOBRE O SANTO GRAAL
É a taça que coletou o sangue de Cristo na crucificação? É a taça da última ceia? É o conhecimento secreto do mundo? É o sangue real, a descendência de cristo até os nossos dias?
Nunca ninguém chegou a uma conclusão a respeito.
Lá dentro é proibido filmar e fotografar, mas eu escondido consegui algumas fotos, mas tentei fotografar o que mais importante tinha pra quando vocês forem lá.
Capela tem, por incrível que pareça, poucos elementos cristãos, os vitrais são um deles. Em sua maioria os símbolos apresentados são celtas, maçónicos e templários.
Repare nas folhas que adornam as janelas, elas são de folhas que não existiam no velho mundo, Aloe Vera e outras plantas são constantemente vistas nessa capela que, lembrem, foi construída antes do descobrimento. Mais uma prova que muito antes dos portugueses chegarem pela America do Sul, outras civilizações já andavam levando nossas riquesas daqui.
Anjos, Cavaleiros, Mascaras(acima)dos chamados homens verdes, personagens de origem pagãs, amorais que tem a capacidade de gerar grandes ações, tanto pro bem quanto pro mal.
A posição das colunas são referencias ao Templo de Herodes em Jerusalém.
Acima os anjos segurando um escudo com a Cruz dentada, brasão da família St. Claire.
Abaixo a Coluna do Aprendiz com seus dragões em sua base simbolizando a origens nórdicas da família St Claire.
Reza a lenda de que o mestre de obra estava querendo se inspirar pra fazer uma das colunas e viajou, quando retornou seu aprendiz tinha feito essa coluna espetacular. Num ataque de ira o mestre golpeou o aprendiz e o matou.

Coluna do Aprendiz
Abaixo a coluna do mestre

Coluna do mestre
Abaixo a Cripta, a parte mais antiga da capela.
Abaixo a cena do filme O Código da Vinci aonde eles entram na cripta.

A enorme quantidade de flores remetem a Maria, mãe de Jesus.
Dan Brown no livro O código da Vinci disse:
“O Santo Graal sob a antiga Rosslyn espera
Com a lâmina e o cálice a montar guarda severa
Pela amorosa arte dos mestres adornado
Repousa enfim sob o céu estrelado”
E aqui está o magnifico teto cheio de Rosas e estrelas!

O batistério
Em várias partes da capela tem mensagens de caráter moral.
Abaixo as Virtudes Carnais dentre elas: a ajuda ao necessitado, vestir o miserável, socorrer ao enfermo, visitar os presos, dar de comer ao faminto, enterrar os mortos.
Ficamos mais algum tempo aqui admirando os pináculos e toda essa beleza. Estudos recentes comprovaram que debaixo dessa capela há vários salões e abóbadas, o que os estudiosos afirmam que a pequena capela é apenas a ponta de um iceberg. Vários historiadores e curiosos vem até aqui pra tentar descobrir por onde se entraria para esta parte da igreja, sendo que ninguém conseguiu descobrir.
Tudo isso leva Rosslyn a ser considerada uma das igrejas mais misteriosas do mundo.
Voltamos pra Edimburgo e esperamos nossa ônibus nesse lugar.
Então pessoal, essa foi nossa visita a Rosslyn, esse lugar estupendo, cheio de mistérios, e belezas.
Se quiserem ver mais, aqui em baixo coloco pra vocês o vídeo dessa visita, aonde eu conto ainda mais coisas sobre ela.
* Esse post foi escrito pela colaboradora Viviane Oliveira.
Acompanhe o trabalho dela também no Youtube e nas redes sociais!
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: @que_viagem