Berlim é uma cidade jovem e cheia de vida, apesar da constante lembrança da recente guerra mundial eternizada em muitos de seus monumentos. A modernidade e a antiguidade interagem muito bem por lá, por isso fizemos um roteiro bem bacana para você se inspirar e curtir essa cidade de muita cultura e história.
PRIMEIRO DIA EM BERLIM
As atrações de Berlim não são muito próximas umas das outras, o que nos faz perder um pouco de tempo nos deslocamentos. Apesar de adorar andar e conhecer cantinhos, que só andando podemos apreciar, em dois dias não daria para conhecer pontos importantes na cidade. Então, optei por comprar o ticket dos ônibus Sightseeing, aqueles ônibus de turismo que você sobe e desce quantas vezes quiser em um roteiro que passa nas principais atrações da cidade (há duas rotas, a verde e vermelha).
Eu sempre dou uma primeira volta completa para me localizar e assim escolher quais pontos quero conhecer, já na segunda volta vou descendo e conhecendo os lugares. Sempre escolho primeiro os lugares que não perco muito tempo para conhecer, e que só preciso mesmo bater uma foto e registrar, não demorando muito até a passagem do próximo ônibus (em torno de 20 min).
OS PRINCIPAIS PONTOS DE INTERESSE NO ROTEIRO
Check Point Charlie
#Atenção, para tirar fotos com esses “guardas” tem que pagar.
Este era o posto militar que ficava na divisa entre a Alemanha Oriental e a Alemanha ocidental na guerra fria.
Mauer Museu
Do lado esquerdo de quem está de frente para Check Point (veja a foto) você pode ver este museu. Pra quem é interessado na época de guerra, lá eles tem objetos e fotos interessantes da época da guerra fria e do muro de Berlim.
Memorial do Holocausto
Também uma rápida parada para fotos. Blocos de concreto formam um labirinto onde o artista homenageia as vítimas do holocausto.
Igreja memorial do Imperador Guilherme
Ela é impressionante por retratar bem como aconteciam os bombardeios e incêndios na segunda guerra.
Essa igreja parcialmente destruída foi mantida a fim de relembrar esses momentos. No anexo, foi construída, em vitrais, uma capela bem bonita que vale a pena conhecer.
Portões de Brandemburgo
Símbolo de Berlim, ele não pode deixar de ser visitado, e fica na parte ocidental da cidade. Ele é a entreparada da avenida das Tilias. O portão foi destruído na segunda guerra.
Nas épocas mais longínquas era o portão de entrada da cidade, quando esta era toda murada. Por entre suas colunas, passaram Napoleão Bonaparte, Hitler,…
A escultura em cima do prédio é da deusa grega da paz Eirene. Em 1793, ela foi retirada por Napoleão e enviada a Paris e em 1814 retornou recebendo a Cruz de Ferro e uma águia prussiana simbolizando a vitória.
Já em 1958, a quadriga (é assim chamada) volta para cima do portão, mas desta vez colocada de frente para a Alemanha Oriental (dominada pela URSS) gerando atritos entre os dois lados.
Zoológico de Berlim
Com cerca de 16 mil animais de 1500 espécies, é um dos maiores do mundo, vale a pena passear e ouvir o ensurdecedor rugido do leão e os saltitantes cangurus.
Torre de TV
Com 203 metros de altura, a torre de TV é o ponto mais alto da cidade. Fomos ver o pôr-do-sol de lá. Se você quiser aproveitar bem a vista de lá, pode visitar o restaurante giratório (Sphere), lá você consegue ver todos os ângulos da cidade em 20 min. Reservas para este restaurante devem ser feitas com antecedência, pois é bem concorrido.
SEGUNDO DIA EM BERLIM


Catedral de Berlim (Berliner Dom)


Reichstag

Strasse 17 Juni (Rua 17 de junho)


Passeio das Pontes pelo Rio Spree (Bridge Tours)






















Potsdamer Platz

1 comentário
A good many vallbaues you’ve given me.