Um dos principais cartões-postais de Jericoacoara é sem dúvidas, a Pedra Furada. A Pedra Furada é uma grande formação rochosa em forma de arco, que foi assim esculpida pela ação do mar.
Sua beleza particular atrai muitos visitantes durante o ano inteiro, mas no período entre Julho e Agosto ela recebe ainda mais turistas, que vão em busca de um pôr-do-sol perfeito. É que nesse período o sol se encaixa perfeitamente no furo da pedra, fazendo o cenário ser mais bonito ainda.
A pedra furada faz parte do parque nacional de Jericoacoara e por esse motivo o acesso até ela, não pode ser através de veículos automotivos. Então, diante de tudo isso, claro que eu não poderia ir embora de Jeri, sem conhecer a famosa pedra.
♦ COMO CHEGAR NA PEDRA FURADA
A Pedra Furada fica a 2Km da Vila de Jericoacoara e você pode chegar nela através de 3 opções. Você pode ir caminhando, de charrete ou de buggy.
1. CAMINHANDO PELO SERROTE
Na primeira opção, você pode ir a partir da vila e cortando o caminho. Sem dúvidas esse é o caminho mais curto, mas você terá que encarar a subida do serrote. Para chegar na pedra tem que subir e descer o serrote obrigatoriamente. Existem algumas charretes na vila, que cobram 10 reais por trecho para te levar até o serrote, de lá tem que ser a pé o restante do trajeto.
O Serrote é um dos pontos mais altos de Jericoacoara (100 metros de altura) e se destaca no meio das dunas por sua vegetação e formato que lembra a de um jacaré deitado, se visto do mar. A vantagem de ir pelo Serrote é que independentemente da maré, você consegue chegar lá.
2. CAMINHANDO A PARTIR DA PRAIA PRINCIPAL
A segunda opção é ir na maré baixa, caminhando pela praia principal no sentido praia da Malhada. Do lado direito da praia principal você passa pela praia da Malhada até chegar na Pedra Furada, do lado esquerdo você chega na duna do pôr-do-sol.
Ir caminhando a partir da praia principal é o trajeto mais longo, mas o mais bonito. No caminho existem diversas rochas, grutas e piscinas naturais, que você pode ir parando e aproveitando.
Se a maré não tiver seca é impossível chegar lá caminhando e se a maré subir no seu caminho de volta, você terá que subir o Serrote para poder voltar para a vila.
3. PASSEIO DE BUGGY + CAMINHADA PELA PRAIA
A terceira opção é ir de buggy pela praia, ao final do passeio do lado Leste ou Oeste. O buggy chega até o ponto de estacionamento mais próximo do acesso a trilha da pedra furada. Por ser uma área de preservação ambiental , o buggy não pode chegar próximo da pedra.
Veja quais são os passeios de buggy, que tem para fazer em Jericoacoara!
Nessa opção, você tem que encarar 30 minutos de caminhada pela areia fofa e várias pedras pelo caminho. Esse trajeto é um dos mais tranquilos dos 3 e eu achei super fácil de chegar lá. Eu optei por conhecer esse trajeto após o passeio de buggy para o lado Oeste.
Estava acompanhada da minha mãe, que é idosa, e essa foi a opção mais conveniente. Ela fez todo trajeto comigo, só sofreu na subida da volta, pois o buggy fica estacionado no alto de uma duna.
♦ A TRILHA PARA A PEDRA FURADA
O caminho até chegar a pedra furada é bem bonito, muitas rochas, vegetação do Serrote e muitos bodes que se aventuram no paredão. Ao chegar na pedra furada, fiquei admirada com o tamanho da rocha e com a sua beleza. Tirei muitas fotos e achei que valeu muito a pena conhecer.
No meses de Julho e Agosto, a pedra furada é um dos lugares preferidos para assistir o pôr do sol, pois ele se põe exatamente no furo que existe na pedra. Eu não fiquei para ver o pôr-do-sol, pois fiquei com receio de escurecer e dificultar o retorno até o buggy com a minha mãe.

o caminho é lindo!
♦ VALEU A PENA CAMINHAR ATÉ A PEDRA FURADA?
Eu adorei conhecer, achei o acesso até simples, comparado a outros destinos de praias, como por exemplo algumas praias de Fernando de Noronha, mas de verdade não voltaria lá. Acho que uma vez para conhecer está ótimo!
Vale lembrar que cada um tem um condicionamento físico, uma disposição e o que pode ser fácil para um, para outro pode ser bem difícil. Então o conselho que dou, vá sem correria ou pressa e vá apreciando toda a beleza do caminho.
Lembre que é sempre bom ir preparado com uma garrafa de água e uma sandália de borracha, para proteger os pés. Se você fizer o mesmo trajeto, que fiz pela areia um par de chinelos resolve. Acredito que para subir e descer o serrote, o calçado ideal seja o tênis.
Por fim, mesmo algumas pessoas dizendo para mim que era uma furada, eu quis ir lá conhecer e não me arrependi. Agora, dá uma olhada nas fotos que fiz por lá!
- Pedra furada
- Arco esculpido pelo mar
6 comentários
Oi Carol! Pedra Furada é a sensação de Jericoacoara, né? Eu optaria pela caminhada mesmo, sem outro meio. No entanto, é sempre bom ter outras possibilidades para poder atender a todas as pessoas que quiserem conhecer (algumas tem mais dificuldades que outras, né?). Que pena que você não ficou para ver o pôr do sol. Eu li que no dia do solstício, o sol fica certinho na pedra. Deve ser muito show mesmo…
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Verdade, Carol! Acho que a maneira mais legal de ver é caminhando da praia principal até a pedra furada. Nessa epoca fica lindo mesmo o sol se pondo no centro do furo da pedra. É lindo!
Ah, a Pedra Furada é muito legal, vale o passeio! A primeira vez que fui a Jeri foi em 94, não tinha luz em lugar nenhum, a gente tinha que bombear água pra tomar banho. Agora sei que virou um super point turístico, mas imagino que continue lindo
Nossa, amei todas as informações. Estou planejando uma viagem para Jericoacoara e já estou anotando todas as suas dicas!
Entendo quando você diz que uma vez, para conhecer está ótimo. Na minha opinião, existem muitos lugares assim, e nem por isso, deixam de serem bonitos. A pedra furada deve mesmo ser linda, e imaginar que a natureza fez isso tudo sozinha, é incrível!!
Olá Carol,
eu sou super fã de uma caminhada! Em um cenário lindo assim, certamente eu não iria querer ir de outra forma até a pedra furada!
Adorei a dica, quero muito conhecer Jeri ainda
Abç