Costumo sempre falar que a melhor viagem é aquela que você retorna, a segunda vez é sempre melhor. A sua ansiedade de conhecer todos os pontos turísticos programados já não existe mais e sua viagem se torna mais tranquila e prazerosa. Dessa vez eu não fiz roteiros, fiz uma lista de coisas que gostaria de fazer e fui com intuito de vivenciar um pouco da cidade.
Não me hospedei em Hotel como sempre faço nas minhas viagens, aproveitei que o cunhado estava estudando na Columbia University e fiquei lá por 07 dias.
COMO CHEGAR EM MANHATTAN
O bairro que fiquei foi próximo a Columbia University e a estação mais próxima era a 125 da linha vermelha letra A. Também dessa vez quis usar um método diferente e mais econômico de me deslocar do aeroporto JFK para Manhattan. Dentro do JFK tem um AIRTRAIN que te leva a estação JAMAICA, não é necessário pagar antes de sair, quando você chegar nessa estação final Jamaica na sua saída é necessário que você compre um cartão que custa U$1 e coloque uma carga mínima de crédito de U$5, que podem ser utilizados no metrô ou na volta ao aeroporto. Você compra o cartão facilmente em dinheiro(cédulas), ou em cartão de crédito.
Saindo da estação você verá diferentes escadas-rolantes para estações de metrô que levam a Manhattan, como ficaria na 125 eu precisava pegar a linha que levava a Penn Station. A Penn Station é uma grande estação de metrô e está interligada com diversas linhas do metrô (cores e letras diferentes).
Assim fiz, peguei o metrô e desci na Penn Station e de lá peguei a linha vermelha A no sentido uptown que me levava para a 125 onde iria me hospedar. Uma dica é pegar o metrô express quando estiver indo e voltando para a o aeroporto, lógico que vai depender de qual estação que você vai pegar e de onde você vai se hospedar.
Ao chegar em NYC a primeira coisa que você deve fazer é comprar um cartão ilimitado do metrô, dependendo dos dias que for passar na cidade, no meu caso custou U$30 por 07 dias de uso ilimitado. O cartão custa U$ 1 e é diferente na parte posterior do cartão do que você comprou no AIRTRAIN.

Cheguei cansada, mas eufórica por estar nessa cidade maravilhosa. Não consegui descansar, tomei um banho e logo fui andar na cidade. Como estava em grupo dessa vez, optamos por ir visitar o Battery Park e apresentar a Estátua da Liberdade para aqueles que não tinham visto ainda.
Para chegar na estação South Ferry você tem que ir para a linha Azul E e descer na última estação. Quando você desce na estação South Ferry é só caminhar em direção ao rio. Dessa vez não fizemos o passeio de Ferry que leva até a Liberty Island, nesse passeio você desce na ilha onde fica a estátua da liberdade e pode tirar muitas fotos, além de ter uma vista incrível de Manhattan.
O passeio até a Estátua vale muito a pena para quem visita a primeira vez a cidade (todos os detalhes do passeio nos posts mais antigos de NY). Aproveitei o passeio para admirar o rio Hudson, caminhar pelo calçadão, ver os artistas locais, ver as pessoas, e claro rever a estátua da liberdade que nos acompanha ao longo de todo o passeio pelo Battery Park. Uma opção de passeio é alugar uma bike e ir andar nas ciclovias que margeiam o calçadão, em NY você encontra muita gente andando de bike para passear ou trabalhar.








Monumento em homenagem aos imigrantes
Depois de um passeio delicioso num fim de tarde, diante da proximidade resolvi ir caminhando ao Memorial do World Trade Center, recém-inaugurado, totalmente construído e com um museu novinho em folha. Da primeira vez que estive na cidade visitei o 9/11 WTC Memorial e dessa vez queria ver a noite.
Enquanto esperava escurecer eu aproveitei e fui fazer umas comprinhas na Century 21 (www.century21.com), loja de departamento enorme, fica bem na rua ao lado do WTC e você encontra de tudo e diversas marcas, comprei lembrancinhas mais baratas que a própria loja da marca dos produtos, vale apena entrar e pesquisar. As ruas nessa época estão recheadas de flores e cerejeiras, tudo muito encantador, a cada esquina era uma foto, kkkk, Como Nova York não escurece cedo nessa época do ano, depois de andar na Century 21, fui caminhar por Wall Street e distrito financeiro que ficar nos arredores.



Chegando na Wall Street não podia deixar de ir ver o Touro, The Charging Bull, cuja tradição é pegar nas suas bolas para ter prosperidade e claro que eu fiz isso, kkk, Preciso garantir as minhas próximas viagens! Ainda na área financeira tem Trinity Church, com estilo gótico e imponente, o museu do índio americano, cuja apraça estava um arraso de tão linda, cheia de tulipas, fiquei fotografando por vários minutos. Depois de muito caminhar e fotografar as lindas tulipas e os prédios luxuosos e imponentes desta região, o sol já estava indo e eu queria ver o 9/11 WTC memorial.

Wall Street

The Charging Bull

Museu do Índio Americano

Trinity Church
Quando cheguei lá o memorial estava a coisa mais linda e emocionante, realmente é muito diferente conhecer de dia e de noite. Á noite as luzes que iluminam os prédios são um espetáculo a parte, as fontes ficam iluminadas e o silêncio e a paz é possível sentir nesse lugar,o que nem dá para se imaginar de sentir , pois NY é uma das maiores cidades do mundo e é conhecida por sua loucura diária.
Mais uma vez me emocionei nesse lugar, visitei as 2 fontes, a Norte e a Sul e pue ver de bem perto o novo arranha-céu, o One World Trade Center. Foi inaugurado recentemente o observatório do One World Trade Center (oneworldobservatory.com), se você está pensando em ir NY, não pode deixar de conhecer. Você agenda pelo site e paga U$ 30 para ir no observatório, quando estive não havia inaugurado ainda, por isso não tive a oportunidade de ir.
Também no Memorial, inaugurou um museu com objetos, videos com relatos dos sobreviventes e um pouco da história de terror que marcou a cidade e mundo, vale muito a pena conhecer também. Fechei o meu primeiro dia com imagens marcantes dessa cidade que sou apaixonada Acompanhem a série de posts que escrevei nesses dias, espero que tenham gostado.

duas colunas recuperadas das antigas torres gêmeas
1 comentário
Good point. I hadn’t thuhogt about it quite that way. 🙂