Olá pessoal, tudo bem com vocês? Vamos a mais uma aventura??
Dessa vez escolhemos um lugar muito exótico e que nunca imaginei um dia conhecer. Fomos a cidade mais austral do planeta, a cidade do fim do mundo- USHUAIA.
Ushuaia fica no extremo sul da América do Sul, é de lá que saem os navios de expedição para a Antártida. De Ushuaia pra Antártida são somente 1000 km. A cidade fica num vale da Cordilheira dos Andes e o inverno por lá, nos meses de junho, julho e agosto são bastante rigorosos, muita neve e esportes de inverno nos esperam por lá.
Então vamos parar de enrolação e vamos que vamos. #partiuushuaia
O Voo
Fomos de avião de Buenos Aires até Ushuaia pela Aerolineas Argentinas e de lá de cima já dava pra se ter ideia do que era aquelas montanhas. A cordilheira dos Andes me deixou embasbacada.

Cordilheiras dos Andes
A viagem foi bem tensa, pois quase chegando a cidade o vento jogava muito e a turbulência sacudia o avião, ela era tão forte que parecia que o avião não saia do lugar, imaginem estar voando na ponta de um continente no encontro de dois oceanos, num vale no meio das montanhas. A turbulência me fez suar as mãos, mas tudo certo, chegamos em paz.
Chegando na cidade
Pra minha surpresa e um pouco de decepção: a cidade estava sem neve.

Ushuaia
Percebi logo de cara que não nevava a alguns dias na cidade, e a lama preta, causada pelo derretimento da neve, estava por toda parte, principalmente nos carros, sempre sujos e batidos(pois é, a lama e a neve fazem os carros escorregarem e as batidas são inevitáveis).
O Hotel
Chegamos no nosso hotel (Albatroz****), muito bem localizado e confortável. Fizemos Check-in e fomos almoçar. Almoçamos no restaurante Andino que fica na rua principal, a San Martin.
Depois fomos logo procurar a empresa ‘Brasileiros em Ushuaia’ pra marcarmos nossos passeios na neve (tomara que neve logo, senão vai tudo por água abaixo).

Passeios: Brasileiros em Ushuaia
Escolhemos os passeios Aventura e Neve e o Mega Tour Inverno.
Depois de decidido os passeios fomos alugar nossas roupas de neve. Como não moro em cidade fria preferi alugar, em vez de comprar as roupas impermeáveis. A empresa dos passeios nos deu um voucher de desconto no aluguel das roupas.
Depois disso fomos passear pelas lojas e pela movimentada e iluminada Calle San Martin. A rua é a mais famosa de lá.

Lojas em Ushuaia
No jantar eu quis comer a Famosa Centolla, o caranguejo gigante típico da Patagonia.

Calle San Martin

Centollas

Centolla com 4 queijos-Restaurante Villagio
Abaixo uma das cervejas fabricadas na Patagonia.
Fomos dormir com a barriga cheia de Centolla pra no dia seguinte irmos no passeio.
Passeio Aventura e Neve
A van nos pegou no hotel e fomos direto pra montanhas, Uhuuuuu!!
Nosso primeiro contato com a neve foi no passeio com as raquetes. Passeios pela neve sem essas raquetes é impossível, pois a neve fofa faz você afundar.
Depois voltamos ao nosso ponto para o passeio de trenó, puxados pelos huskys siberianos, engraçado é que eles ficam muito felizes em puxar os trenós.
Eles são lindos e muito amáveis, alguns são bem brincalhões e puxam seus cachecóis e luvas, e levam pra dentro da casinha.
Vejam os passeios no vídeo abaixo!
Esses foram os passeios pela manhã, depois já era hora do almoço e o almoço era incluído no passeio.
Fomos almoçar o típico Cordeiro Fueguino, servido com legumes, macarrão, salada e de sobremesa sorvete (what?), como se não bastasse o frio de lascar.
Depois do almoço e principalmente da sobremesa, fui tomar um chá pra esquentar para os passeios da tarde.
E pra minha alegria quando estava pra começar o passeio, COMEÇOU A NEVAAAAAAARRRRR!!!
Ficamos encharcados, ainda bem que a roupa era impermeável, por dentro estava bem sequinho, mas a minha bolsa….essa ficou imprestável.
Nao sei vocês mas fiquei com vontade de comer neve.
Na ultima parte do passeio fomos deslisar de skybunda, e realmente me diverti muito.(Tá tudo no video)
Voltamos ao hotel, nos livramos da roupa molhada e fomos jantar, dessa vez no restaurante Kuar, e pra esquentar tomei uma sopa de Centolla.
Essa sopa é muito tradicional, ela vem com essa crosta de pão em cima que você come com o caldo.

Sopa de Centolla – Restaurante Kuar
Fomos descansar que o dia hj foi agitado e amanhã tem mais.
Passeio Mega tour
Acordamos as 8 da manhã e o dia ainda estava amanhecendo. Vista do nosso quarto.

Vista do nosso quarto- Hotel Albatroz
Começamos o dia passeando pela orla da cidade, pois estávamos esperando abrir os guichês do passeio de barco pelo Canal Beagle as 9 da manhã, fomos ate o Porto, ao mirante, vimos a placa da Telefonica indicando que ali finaliza a fibra ótica do mundo.
Depois de trocar os ingressos entramos no porto e pagamos a taxa de embarque e apresentamos o passaporte.
O nome de canal Beagle é uma homenagem ao barco que levou Darwin a uma de suas viagens de estudos naturalistas.
No passeio vimos a beleza do farol Les Eclaireurs o FAROL DO FIM DO MUNDO.
Passamos pela ilha dos lobos e paramos na ilha Bridge que tem uma paisagem belíssima.
Voltamos e fomos almoçar, depois ficamos passeando pelas ruas de Ushuaia.
No dia seguinte o Passeio Mega Tour inverno nos esperava, e o legal foi rever nossos amigos do primeiro passeio.
Primeira parada: O trem do fim do mundo.
Ele tem uma história bem triste. O trem servia de transporte pros presos de Ushuaia pegarem lenha pra se aquecer no inverno.
Os poucos presos que tentaram fugir morreram congelados. Ele funcionou de 1909 a 1952. Lá dentro da Estação tem várias fotos de época, as roupas dos presos e suvenir. As paisagens por onde o trem passa são deslumbrantes. O trem ainda para em pontos estratégicos para que possamos tirar foto. Um passeio magnifico.
Depois do passeio fomos ate o Lago da Roca no Parque Nacional, o último pedaço de terra da América do sul antes dos Polo Sul. Gente, nunca senti um vento tão forte e uma água tão gelada. Como a natureza é perfeita!!
Depois precisamos de uma pausa e fomos até o Centro turístico, um abrigo bem no Parque nacional, ontem tem uma linda exposição sobre a historia da Terra do Fogo e mais uma vista deslumbrante.
Nossa próxima parada foi na placa do final da Rota 3, que liga o Alasca a Ushuaia( ja imaginaram a distancia?), de uma ponta a outra da América são quase 18 mil Quilômetros.
Depois fomos almoçar e após o almoço subimos até o Cerro Martial para ter as tão esperadas aulas de Ski, mas gente, estava chovendo tanto, mas tanto, que nem consegui filmar, só me restou umas fotos que uma colega tirou pra mim. Confesso que ainda bem que não filmei, porque peguei duas quedas dignas de video cacetada.
Já no final foi que consegui descer duas vezes sem passar vergonha. Nossa como é dificil esquiar, mas acho que me sai razoavelmente bem.
Depois do mico fomos a fofíssima casa de chá do cerro, que você não pode perder, ainda mais eu, que estava toda molhada e com muito frio.

Casa de Chá
Tomamos um confortante chocolate quente e voltamos pro hotel debaixo de uma tempestade de neve, coisa mais linda, o silencio e a leveza com que a neve cai é emocionante.
Olha como estava a vista do nosso quarto de hotel.
e o dia seguinte amanheceu assim:

Rua San Martin

Olha a galera na placa
Pronto, foi o suficiente pra sairmos correndo pra rua pra batermos muitas fotos e nos divertir com nossos amigos. Combinamos com eles de passearmos pela cidade e curtir a neve.
Tratamos de ir logo na famosa placa da cidade e tirar muitas fotos.
Depois fomos passeando pelas ruas e tentamos ir no Museu Marítimo mas estava fechado, pois era um feriado. Fica pra próxima. Depois fomos ao centro turístico pra carimbar nosso passaporte, é um souvenir muito legal ter seu passaporte carimbado pela Cidade do Fim do Mundo.(Veja no video abaixo)
E assim terminou nossa viagem a Ushuaia. Espero que tenham gostado e conheçam essa cidade maravilhosa.
Viviane Oliveira
Youtube: Que viagem
Instagram: @que_viagem
Facebook: @queviagembacana
4 comentários
Real brain power on diyplas. Thanks for that answer!
ok
Fiquei fascinado com esse passeio! Nunca tinha cogitado esse destino e agora já comecei a ver pacotes para o “fim do mundo”! Artigo e vídeos simplesmente incríveis! Amei! Parabéns!!!!!
Ushuaia é muito bacana e cheio de coisa pra se fazer. Vale a pena conhece o fim do mundo…