O Vale do Catimbau fica a 281 km de Recife e é uma das 07 maravilhas de Pernambuco. O vale faz parte do Parque Nacional do Catimbau e é o segundo maior sítio arqueológico do Brasil. O Acesso para o parque nacional do Catimbau é pela cidade de Buíque (Vila do Catimbau), que fica no sertão Pernambucano.
A seleção das 07 maravilhas de Pernambuco ocorreu em 2007 e foi promovida pelo JC online. A disputa para a escolha das maravilhas ocorreu em três etapas, na primeira uma comissão avaliadora escolheu 30 lugares para concorrer. Logo em seguida, através do voto popular foram escolhidos 15 lugares e por fim foram 07 selecionados. O Blog Idas e Vindas revela a você mais uma das 07 maravilhas de Pernambuco, juntamente com o Canal do Youtube Patricinhas Viajam, que irá publicar vídeos visitando cada maravilha vencedora. O Canal Patricinhas Viajam é um projeto entre o Idas e Vindas e O Blog Patricinha nos 30 (Autora: Ingrid Ribeiro), onde mostramos dicas de moda, beleza, gastronomia e principalmente viagens. Inscrevam-se no Canal e acompanhem esse projeto e muitas outras dicas. Veja o post da primeira Maravilha, Piscinas naturais de Porto de Galinhas!
As sete maravilhas vencedoras foram:
- Arquipélago de Fernando de Noronha
- Cachoeiras de Bonito
- Centro Histórico de Igarassu
- Ilhota da Coroa do Avião (Igarassu)
- Piscinas Naturais de Porto de Galinhas (Ipojuca)
- Sítio Histórico de Olinda
- Vale do Catimbau (Buíque).
Para chegarmos no vale do Catimbau contamos com uma empresa parceira a Elotur, que disponibilizou o transporte, hospedagem e todo o passeio guiado pela região. O passeio tem 2 saídas em Recife, Praça do Derby e Boa Viagem. A nossa saída foi a partir de Boa viagem às 06 horas da manhã e o transporte do passeio é Van com ar condicionado.
CAFÉ DA MANHÃ NA RAINHA DA PAMONHA
Seguimos rumo ao Vale, mas antes fizemos uma parada para um café da manhã regional no restaurante Rainha da Pamonha, que fica no município de Gravatá. O restaurante oferece um buffet livre no valor R$16 (por pessoa) e tem cuscuz, ovo, macaxeira, inhame, queijo coalho, charque, tudo de gostoso da nossa terra. Se você não quiser comer no buffet pode pedir avulso cada prato.
Depois do café reforçado seguimos para o sertão e durante o passeio o clima foi muito legal. Conhecemos pessoas tão diferentes, amizades novas e com experiencias de vida enriquecedoras. Uma das vantagens de se fazer esse tipo de passeio é a interação com as pessoas, que acaba tornando a viagem única e especial.
Chegando em Arcoverde fizemos uma parada no Posto Cruzeiro e logo em seguida fomos para Buíque. No caminho para Buíque vemos cenários do sertão, cactos de diversos tipos, casas de taipa, gado, chão batido de terra e um povo humilde.
A POUSADA
Ao chegarmos em Buíque fomos para Pousada Santos, que também está inclusa no pacote do passeio. A pousada Santos tem wi-fi, café da manhã e estacionamento gratuito. Os quartos são amplos e limpos, a estadia é bem acolhedora. Depois de nos acomodarmos na pousada, fomos almoçar em um restaurante próximo que oferecia comida regional.
Após o almoço reunimos a turma e seguimos para o início das trilhas pelo vale do Catimbau. Quem nos acompanhou durante todo o passeio foi o guia João, que nasceu nessa região e conhece tudo sobre o vale. O João é descendente indígena e sabe como ninguém caminhar pelas trilhas.
PEDRA DO CACHORRO
A primeira parada no caminho foi para admirar a Pedra do Cachorro, que é uma formação rochosa semelhante a cabeça de um cão da raça São Bernardo e ainda podemos ver a pedra do cavalo-marinho. Nessa primeira parada podemos apenas admirar a paisagem e tirar muitas fotos.

Pedra do Cavalo-Marinho

Pedra do Cachorro
CHAPADÃO
Nossa Van parou no Chapadão, com uma vista espetacular para os canyons e paredões de arenito. Uma beleza sem igual! Desse ponto iniciamos a trilha para o Sítio Arqueológico dos Homens sem cabeça, a trilha dura cerca de 1 hora e tem 3km de extensão, no caminho uma vegetação rica e diversa. O solo é arenoso e a dica é ir de Tênis, calça comprida (tipo academia) e roupas com proteção UV, pois o sol é bem forte e a vegetação pode te machucar durante a trilha.

Chapadão
SÍTIO DOS HOMENS SEM CABEÇA
Ao chegarmos no Sítio Homens sem cabeça podemos ver um painel com pinturas rupestres pré-históricas, onde são retratadas cenas de batalhas. O nosso guia joão relata toda a história local.

Homens sem cabeça

Pintura rupestre
TRILHA DO CANYON
Seguimos para a Trilha do Canyon, onde temos o ponto ápice do passeio. De lá temos uma vista panorâmica de todo o vale e nesse momento tivemos um parada para oração e reflexão. Foi impressionante poder ficar em silêncio e ouvir apenas o barulho do vento “passeando” sobre o vale.

Vista do Canyon

Canyon

vegetação típica: Cactos

Canyon
PÔR-DO-SOL DA IGREJINHA
Depois do momento de reflexão e conexão com a natureza, voltamos para Van e seguimos para Trilha da Igrejinha. A Trilha da Igrejinha leva a uma grande formação rochosa muito semelhante a uma igreja e de lá sentamos em uma rocha para admirar o fantástico pôr-do-sol. Realmente difícil de descrever a energia que o Vale tem, vale muito a pena conhecer!

Pôr-do-sol na Igrejinha

Igrejinha

Espetacular fim de dia
SEGUNDA DIA – SERRA DAS TORRES
No segundo dia de passeio, depois de um café da manhã na pousada Santos, seguimos para Serra das Torres. O acesso para Serra das torres custa R$ 2 por pessoa, a subida dura em média 2:30 e toda trilha tem 4km de extensão. Antes de chegarmos no alto da Serra, passamos na Casa de farinha. Uma antiga casa de farinha que possui um mural extenso com diversas pinturas rupestres.
O Guia João também faz um momento de interação com o grupo, que acaba sendo muito enriquecedor e divertido. Durante a trilha podemos ver formações rochosas ricas em arenito, com diversos formatos e cores.
Seguimos para o alto da Serra, onde de lá temos uma vista de panorâmica impressionante. A cada trecho da trilha uma paisagem incrível para fotografar ou apenas ficar admirando.
LAPIÁS
E por fim encerramos as trilhas nos Lapiás. Os Lapiás são paredões com várias camadas geológicas, onde ficaram depositados óxido de ferro que foram colorindo a rocha. Esses lapiás indicam que em alguma época houve água passando por essas formações rochosas. As imagens que registramos do vale indicam um pouco da beleza que você pode encontrar por lá.

Serra das Torres

Serra das torres

Rocha rica em arenito

Casa de Farinha

Casa de Farinha

lapiás

lapiás

detalhes
Para quem não conhece, super indicamos conhecer um pouco da cultura e história da nossa região. Ficamos surpresas com tamanha beleza!
Vídeos
Vejam os vídeos que registramos para nosso canal!
Espero que vocês tenham gostado de conhecer e fiquem ligados que ainda vem muito mais.
Grande beijo, Carol.
5 comentários
[…] Buíque […]
Oi Carol! Aqui escreve Leonardo, colega seu de RBBV e da turma dos blogueiros do Nordeste.
Eu me lembro, no ano passado, em Junho, de passagem pela região, em direção a Triunfo, ver pela janela do carro lá no horizonte umas rochas altas, dava pra ver uma cor meio alaranjada… por um monento eu fiquei imaginado o que é que seria aquilo. Só na volta de Triunfo, 3 dias depois, é que um rapaz que trabalha no posto em Cruzeiro do Nordeste, lugar onde filmaram “Central do Brasil”, disse que ali por perto era o Vale, Eu me lembrei de já ter visto vários documentários com Niede Guidon, jornais e sites onde se mostravam as pinturas rupestres. Acho isso lindo.
Nesse ano eu vou pro sertão, mas é de Alagoas, Piranhas.Até houve a possibilidade de fazer uma rota via Buíque, mas achamos meio complicada, então não vai rolar, infelizmente. Era um lugar que eu realmente gostaria de ir. Gosto muito mais de interior do que de praia. A gente tem uma marca de estado praiano e eu não sou louco de ir contra isso, também posto sobre praias, mas pro meu gosto, o negócio mesmo é trilha, cachoeira, serra, essas coisas. Lindas fotos, parabés pelo post.
Que maximo! Adoro tb fazer trilhas e explorar a natureza. Ver novas paisagens e ter contato com a natureza. O vale do Catimbau foi um lugar que me surpreendeu muito e sempre que posso falo ou divulgo. Se vc ainda nao conhece, vale muito a pena. Foi um prazer conhecer vc e obrigada por comentar no blog. Bjus
Obrigado pela informação. Muito boa.
muito obrigada por ler o blog! Carol