A região do Rio Loire na França é cheia de beleza natural, mas o que mais encanta naquela região são os mais de 300 castelos medievais que foram construídos durante séculos em suas margens, e que nos encantam, não só com sua beleza estética, mas também por suas histórias e mistérios. Vamos conhecer 4 deles comigo?

mapa internet
As vilas e aldeias históricas recebem os visitantes com alegria e pureza, tudo e diferente naquela região, uma volta a época dos reis e rainhas da França onde os bailes elegantes reuniam a mais alta nobreza daquela época.
Sejam bem vindos ao Vale do Loire.
Nosso passeio começou saindo de Paris bem cedinho, pois queríamos conhecer 4 castelos relativamente próximos um do outro, então fomos direto pro Castelo Amboise.
1- Castelo de Amboise

Chateau Amboise
Sabiam que é aqui que está enterrado o corpo de Leonardo da Vinci? Simmmmmm, Leonardo era italiano e passou os últimos anos de sua vida na França. Ele foi chamado pelo Rei Francisco I, recém coroado, para ser seu assessor especial, pois o Rei era fascinado pela Renascença, que estava surgindo na Itália no século XVI. Leonardo chega a França em 1516 com 64 anos e dedica-se ao desenho urbanístico e arquitetônico, as máquinas e as pintura, além disso projetava e criava vários bailes glamurosos na época com suas engenhocas.

Capela Santo Humberto
Igreja de Santo Humberto onde está o túmulo de Leonardo da Vinci.

Tumulo de Leonardo da Vinci
Passeamos pelos belos e bem cuidados jardins e na Torre dos Rapazinhos, e nos deslumbramos com a vista da cidade de Amboise e do belo Rio Loire.

Jardins de Amboise

Vista da cidade de Amboise
Entramos no castelos e vimos que ele não era totalmente mobiliado, visto que muitos dos objetos foram saqueados durante vários períodos de invasão e posterior abandono, soubemos que inclusive tiveram pessoas da realeza enforcadas nas varandas do Castelo.

Sala de Musica

Sala dos Tamborileiros
Depois dessa visita fomos conhecer o Castelo onde morava o Leonardo da Vinci, que fica a apenas 500 metros do castelo Real de Amboise Leonardo residiu aqui quando veio de mudança para a França convidado pelo Rei, e onde ele passou os últimos anos de sua vida.
2- Castelo de Clos Luce

Castelo de Clos Luce
Esse belo Chateux serviu de residência pra Leonardo da Vinte até sua morte em 1519. Dentro está bem mobiliado, com replicas da época, entre elas a pintura da Monaliza, obra que o pintor jamais de separou.
Ah, uma curiosidade sobre esta castelo: dizem que ele possui uma passagem secreta que liga esse Chateau ao Chateau de Amboise justamente para que Leonardo pudesse se encontrar com o Rei secretamente.

Clos Luce
Nos jardins podemos conhecer várias das invenções de Leonardo como o protótipo do tanque de guerra, do paraquedas, entre outros.

Jardins com as invenções de Leonardo da Vinci
Depois das duas visitas na parte da manhã fomos almoçar num restaurante bastante exclusivo na cidade, esse restaurante apenas atende com reservas e só serve uma mesa por dia, ou seja, depois que você sai ninguém mais senta na sua mesa. Um luxo!

Amboise
Depois do almoço fomos em outro castelo, dessa vez o Castelo de Chenonceau, mais conhecido como Castelo das Damas por ter sempre sido moradia de mulheres fortes e importantes.
3-Castelo de Chenonceau
Em 1547 o Rei Henrique II ofereceu o Castelo a Diane de Poitiers, sua favorita. Na época ele era casado com Catarina de Medices. Diane era bem mais velha que o Rei, mas muito bela, inteligente, amante das artes e tinha um tino comercial apurado, foi ela quem mandou construir o belo jardim do castelo, o mais moderno da época. Foi ela também que mandou construir a belíssima ponte em arcos sobre o Rio Cher. Ate hoje Chenonceau é admirado por sua arquitetura única no mundo.

Castelo Chenonceau

Castelo Chenonceau
Apos a morte do Rei , sua esposa Catarina de Medice expulsa Diane do Castelo e pra sua surpresa ao adentrar o Castelo percebe as iniciais de Henrique, “H” e o seu “C” intercalados, mas não observa que sua letra espelhada também intercala com a letra D de Diane.

Jardim Diane de Poitiers

O Atrio, a Torre e o Jardim Caterina de Medice
Outras mulheres importantes que residiram aqui foram:
Louise de Lorraine abandonou o castelo após a morte de seu marido Henrique III;
Louise Dupin retorna ao castelo e resgata seu glamour organizando saraus, bailes e festas. Louise conseguiu preservar o Castelo contra as ameaças da Revolução Francesa;
Marguerite Pelouse em 1864 comprou o castelo e gastou uma fortuna para restaura-lo a imagem do que era na época de Diane de Poitiers, um misterioso escândalo a levou a sua ruína e teve que vende-lo em 1913;
Simone Menier era a enfermeira chefe na primeira guerra mundial e no Castelo instalou o hospital em duas de suas galerias, ate 1918 mais de 2000 feridos na guerra foram recebidos no castelo.
O castelo esta muito bem mobiliado, e e belíssimo por dentro. Separe pelo menos 3 horas pra ver tudo: os jardins, o labirinto, a fazenda, a horta, o museu de cera e a parte interna do castelo.

Castelo de Chenonceau visto do Jardim Catarina de Medice
O quarto e último Castelo que conhecemos foi o Chambord, o maior castelo do Vale.
4- Castelo Chambord
Esse castelo foi construído apenas para ser o pavilhão de caça do Rei Francisco I. De sua magnifica arquitetura atribui-se a Leonardo da Vinci a criação de sua escada em duplo hélice(onde duas pessoas sobem ao mesmo tempo mas não se encontram). O castelo não esta mobiliado mas seu interior e muito interessante.

Frente do Castelo de Chambord

Panoramica dos fundos do Castelo
ASSISTA O VÍDEO DO VALE DO LOIRE DO CANAL QUE VIAGEM!
E esse foi nosso dia, conhecendo os belos castelos do Vale do Loire na França, uma região encantadora e cheia de belezas.
Ate a próxima postagem pessoal!!
*Esse post foi escrito pela colaboradora Viviane Oliveira.
Acompanhe o trabalho dela também no youtube e nas redes sociais!
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: @que_viagem