Uma dica imperdível para quem ama vinhos uruguaios e uma boa comida é conhecer a Bodega Bouza.
A Bodega Bouza fica a poucos minutos (20Km) da capital do Uruguai (Montevidéu) e é uma vinícola familiar. As visitas guiadas acontecem de segunda à sábado nos horários programados de 10:30 11:30 13:30 e 16:00 horas. O funcionamento normal da vinícola é de 09 às 19 horas. A Bodega Bouza possui estacionamento amplo e gratuito para os visitantes.
Eu fui para Bodega Bouza por indicação da empresa Brasileiros no Uruguai, que foi a empresa parceria durante toda a viagem pelo Uruguai. Você pode reservar o passeio pelo site e fechar seu passeio com almoço incluído ou apenas com a degustação de vinhos. Eu fui na visita guiada das 10:30 e achei o horário excelente, pois dá para fazer o tour pela Bodega com tranquilidade e fechar seu passeio com um almoço que para mim foi o melhor do Uruguai.
♥CONHECENDO A BODEGA BOUZA
A Bodega Bouza tem uma produção pequena se comparada a outras grandes vinícolas, mas tudo é feito com muito carinho e dedicação de todos e isso você percebe no cuidado com que eles têm em todo o processo de produção do vinho. A visita guiada é conduzida por um funcionário que nos dá uma aula sobre os tipos de uvas (cepas) cultivadas na região e explica com é feita toda a preparação do solo. A Bouza cultiva as uvas Chardonnay, Tempranillo, Tannat, Merlot, Albariño e Pinot Noir, produzindo uma grande variedade de vinhos.
- Uva Tannat
- parreirais
- dia estava lindo!
Após uma aula de conhecimento sobre as uvas, somos conduzidos para a área onde são separadas as uvas e mostram onde ficam os tonéis que vão produzir o vinho. O local onde é confeccionado o vinho foi preservado dos antigos donos, que tinham a tradição de fazer seu próprio vinho e eles fizeram o galpão semelhante a uma Igreja. A família Pesquera era bastante religiosa, eu confesso que quando cheguei pensei que era uma capela, mas só depois descobri que era alí era onde fabricavam o vinho.
Em seguida, nos mostram onde ficam os barris de carvalho e as garrafas de vinhos produzidas. Todo o processo de engarrafamento do vinho é feito lá e diante de todo o profissionalismo e cuidado a vinícola coleciona prêmios nos seus diversos vinhos produzidos, com destaque para o vinho Merlot, que foi considerado um dos melhores do mundo.
♥MUSEU DE CARROS ANTIGOS
Após conhecer de perto todo o processamento dos vinhos, fomos conhecer um museu de carros antigos. O museu é uma coleção particular da Família Bouza, onde há diversos exemplares de carros clássicos e motocicletas. Para quem ama carros antigos e motos vai adorar conhecer esse museu. O museu é gratuito e rende bons cliques.
♥DEGUSTAÇÃO DE VINHOS E DA GASTRONOMIA
Logo em seguida fomos ao restaurante da Bodega Bouza, que é simplesmente divino. Para iniciar é oferecido pães, queijos e embutidos, que são deliciosos e só de lembrar deles faz a gente salivar. A degustação de vinhos é maravilhosa e fica difícil da gente selecionar o que gostou mais. Começamos pelo Vinho Branco e de acordo com a intensidade degustamos os vinhos tintos. A Sequência oferecida na degustação é Vinho Branco (Albariño) – Vinho Tinto (Merlot) – Vinho Tinto Trivarietal (Tannat-Merlot-Tempranillo) – Vinho Tinto (Tannat). Amei todos os vinhos, se pudesse tinha levado um de cada, kkkk.

degustação de vinhos Bouza
Depois da degustação foi servido um almoço maravilhoso e as nossas escolhas foram perfeitas. Escolhemos Carne Bovina e de Cordeiro, tudo ao modo do churrasco uruguaio (Parrilla) e para acompanhar os vinhos deliciosos da Bouza. A apresentação do prato é linda, o sabor espetacular e o serviço nota mil.

Cordeiro

Filé Bovino
Eu amei conhecer a Bodega Bouza, fomos super bem atendidos, o lugar é especialmente lindo e ao final do nosso almoço fomos na lojinha que fica dentro do restaurante e claro levei o vinho mais premiado da casa, O Merlot.
Não deixem de incluir essa Bodega no seu roteiro em Montevidéu e espero que vocês tenham gostado de conhecer junto comigo.
Um grande beijo e até os próximos posts, Carol.