Worms é uma das cidades mais antigas da Alemanha. Seu nome deriva do nome do assentamento celta que existia ali, mas não só isso, Worms é a terra dos famosos vinhos Liebfraumilch, aqueles da garrafa azul que fizeram sucesso nos anos 90, famosa pelas suas lendas nórdicas e pelo mais antigo cemitério judeu da Europa.
Então, fomos conhecer essa cidade com muita história pra contar!
DE TREM RUMO A WORMS
Pegamos o trem na estação central de Frankfurt, compramos bilhetes nas maquinas e antes de nós embarcamos perguntamos ao bilheteiro se era direto, ficamos sabendo que não, assim teríamos que descer na cidade de Biblos e trocar de trem pra chegarmos a Worms que fica a 72 km de Frankfurt. Chegamos 1 hora e meia depois, e já na estação da cidade vimos um enorme mapa que mostra os principais pontos turísticos, a partir dali seguimos em direção a praça. Worms é uma cidade bem tranquila e poucos turistas se vêem por lá.
Partimos a pé pra praça central da cidade pois lá vamos conhecer o enorme Monumento Martinho Lutero.

Monumento a Martinho Lutero
WORMS E MARTINHO LUTERO
Martinho Lutero foi um monge que tornou-se o cabeça da reforma protestante no século XIV. Martinho Lutero formou-se advogado antes de entrar para o mosteiro, e já no mosteiro começou a se indignar com as vendas de indulgencias para os fiéis da igreja católica.
As indulgências eram simplesmente a transferência- através de pagamento- do “perdão” de Deus.
Lutero vendo todo esse comércio em torno do perdão divino escreveu em 1517, uma série de críticas a Igreja católica. Conhecidas como as “95 Teses”.
Reza a lenda que ele pregava esse protesto na porta do Castelo de Wittenberg e nas igrejas da cidade, para que todos pudessem ler.
O Papa sabendo de todo esse rebuliço o respondeu com uma bula papal, obrigando Lutero a se retratar. Lutero se recusa.
As idéias de Lutero já tinham se espalhado por toda a região. Ele vai pra Worms o rei Carlos V cria um decreto chamado Édito de Worms o qual proíbe que a população lesse os escritos dele, rotulando-o como inimigo do Estado.
Martinho queimou em praça pública a bula papal, e em 1525 foi excomungado.

Jardins da Praça.

O trabalhador de couro
Depois de passearmos bastante pelas redondezas fomos até a catedral de Worms.

Catedral de São Pedro – Worms

Interior da igreja de Worms.

interior da igreja de Worms
A igreja tem uma arquitetura belíssima, pena que estava em reforma e não tivemos muito como bater fotos de sua fachada.
Essa igreja coroou reis e rainhas e foi destruída na Revolução Francesa. Ela é uma das 3 catedrais em estilo românticos mais importantes da Europa.
Da praça dá pra ver as costas dela toda linda.
Na praça central podemos ver a bela fonte de Siegfried, a escultura em homenagem ao importante personagem da lenda local A batalha dos Nibelungos, que inspirou Tolkien a escrever O Senhor dos Anéis.
A LENDA DA BATALHA DOS NIBELUNGOS
Esse personagem remonta uma das mais antigas lendas alemãs, A Batalha dos Nibelungos. Pela cidade você vê muitas estátuas e fontes dessa lenda que conta a história muito presente no imaginário da cidade.

A escultura que conta parte da lenda e o dragão no topo.
Vamos tentar resumir ao máximo essa lenda que deu origem a trilogia do Senhor dos Anéis.
Acompanhem!
Existia naquela região, as margens rio Reno, um reino muito próspero: o Reino dos Burgúndios. O Rei Gunther, governava sua imensa fortaleza e tinha mais 3 irmãos, um desses irmãos era Cremilda, uma linda jovem que não queria se casar pois tinha muito medo do sofrimento que essa relação poderia causar.
Algumas milhas dali outro reino próspero se destacava, o reino de Siegmund. O Rei tinha um filho de nome Siegfried, um bravo guerreiro que não tinha interesse em sentar no trono de seu pai. Siegfried não se interessara por nenhuma moça da corte, e tomou conhecimento da fama de Cremilda de querer ser solteira até sua morte. Siegfried se sentiu desafiado em conquistar essa donzela e desposa-la. O pai de Siegfried o alerta para os perigos de brincar com os sentimentos da filha do Rei Gunther, mas mesmo assim ele vai.
Siegfried chegando no reino anuncia que quer tomar-lo pra si, e o Rei politicamente pra evitar confronto, o oferece abrigo. O hóspede em nenhum momento conhece Cremilda e mesmo assim começa a se apaixonar.
Uma batalha ocorre no Reino de Gunther e Siegfried se oferece pra defender o reino. Ele vence e volta. O Rei Gunther feliz com a vitoria faz uma festa e aí sim ele conhece sua amada Cremilda.
O Rei Ghunter decide se casar e fica sabendo da rainha Brunhild na Islândia, que é forte e guerreira, mas não tem ideia de como ir até ela. Mais uma vez o jovem Siegfried se oferece a ajuda-lo, desde que, o Rei Gunther dê a mão de sua irmã Cremilda pra ele. O Rei concorda e lá vão eles atrás da Rainha.
Chegando lá a rainha diz que pra ele te-la como esposa ele tem que passar por 3 provas de força, só assim ele podia merece-la. O Rei não tem como vencer sem a ajuda da seu fiel amigo Siegfried que usa uma capa da invisibilidade para ajudar seu amigo a vencer as batalhas. Ele vence e todos voltam a Worms.
Na volta a rainha não quer consumar o casamento, pois ela acredita que perderia todo seu poder e sua força. Novamente Siegfried entra em ação e com sua capa de invisibilidade segura a rainha e o rei consuma seu casamento, e ela perde seus poderes. Na luta, Seigfrield rouba seu anel e o cinto e dá pra sua esposa Cremilda. (olha só ai a trilogia do Senhos dos Anéis)
Siegfried volta pro reino de seu pai com sua esposa enquanto o Rei Gunther fica com seu reino.
Sentindo falta de Siegfried e de Cremilda a Rainha Brunhild faz uma festa e chama o casal “amigo” para a festa. Os dois chegam e são tratados como vassalos pela rainha. Cremilda não aceita, pois aquele reino era dela e de sua família, e mostra o cinto e o anel que seu marido tinha lhe presenteado e diz que ela que tinha sido desposada antes mesmo de seu marido.
Ofendida, Brunhild arma uma emboscada pra Siegfried. Ela convoca Hagen, seu guarda de confiança, para levar o desafeto a uma caçada, pois soube de um ponto fraco do guerreiro. Ao tomar o banho de sangue do dragão uma folha caiu na omoplata dele e o sangue não protegeu aquela parte do corpo do Siegfried.
A armadilha deu certo Siegfried é morto e Cremilda fica viúva.
Cremilda fica em Worms, pra se vingar de Brunhild. Antes de receber a herança do marido morto, Hagen rouba tudo e deixa Cremilda na miséria, aumentando mais ainda sua sede de vingança.
A guerra se instalou. Depois de muitas cabeças cortadas, Cremilda, com a espada de seu falecido marido, corta a cabeça de Hagen, mas não fica só ai. Cremilda é morta da mesma maneira por Hildebrand.
Bom pessoal, tentei resumir ao máximo essa obra prima da mitologia nórdica que inspirou a trilogia do Senhor dos Anéis. Essa lenda é extremamente presente na cidade de Worms e lá podemos ver várias e várias partes dessa lenda em esculturas, pinturas, e referencias de dragões, castelos, fontes,…mas vamos continuar a visita.
A IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINTADE
Continuando nosso passeio fomos até a igreja luterana, a Igreja da Santíssima Trindade. Ela foi totalmente destruída na Segunda guerra, e fica ao lado do lindo relógio da prefeitura de Worms.

Igreja Santissima Trindade

Igreja Santissima Trindade.

Prefeitura e o relógio
COMIDA TÍPICA
Depois de lá fomos almoçar no lindinho restaurante que fica na praça e que recebi indicações de ser a melhor salsicha da região com um refri de Cola delicioso.
Depois do almoço fomos atrás do mais antigo cemitério judaico da Europa.
Um antigo sobrevivente, esse cemitério de 1000 anos (desde o século IX) conseguiu ficar de pé na Segunda Guerra, porque os nazistas queriam manter-lo como forma de mostrar a futuras gerações que um dia existiu judeus no mundo. Felizmente suas pretensões não se firmaram e ainda temos esse povo ainda firme e forte vivendo até os nossos dias.
Bom pessoal, essa foi nossa visita a essa cidade histórica e lendária da Alemanha. Espero que tenham gostado, e se quiserem ver mais detalhes dos lugares vou colocar o video aqui em baixo. Um grande beijo a todos, obrigado pelos comentários e por me seguirem nas minhas redes sociais pra conversarmos sobre viagem.
Beijos, e até o próximo post.
Viviane Oliveira.
*Esse post foi escrito pela colaboradora Viviane Oliveira.
Acompanhe o trabalho dela também no Youtube e nas redes sociais!
Youtube: Que viagem
Facebook: Que viagem bacana
Instagram: @que_viagem
2 comentários
Oie vivi aqui em worns é lindo msm estou trabalhando aqui no eis café adami a cidade é bem tranquila. Parabéns pelo seu empenho em escrever cada pedacinho histórico de worms.
Meu Deus minha quase xará, adorei sua mensagem, obrigada e quando for de novo quero te conhecer.
Bjs